BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Entretenimento Ciência & Saúde Lavanda pode substituir drogas pra ansiedade, diz estudo

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Lavanda pode substituir drogas pra ansiedade, diz estudo

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

lavanda

A lavanda realmente relaxa! Cientistas japoneses descobriram que a flor perfumada pode ajudar as pessoas a relaxar e ser uma alternativa mais segura às drogas ansiolíticas.

Pesquisadores da Universidade de Kagoshima demonstraram que ratos que foram expostos ao aroma da flor tinham menos sinais de ansiedade. O estudo foi publicado na revista Frontiers in Behavioral Neuroscience.

Os cientistas descobriram que o cheiro do composto de lavanda vaporizado ajudaria o rato a relaxar. Ela tem Linalol, que faz desencadear “sinais olfativos” que levam ao relaxamento.

“Como em estudos anteriores, descobrimos que o odor de linalol contido na Lavanda tem um efeito ansiolítico [anti-ansiedade] em camundongos normais”.

“Na medicina popular, há muito se acredita que compostos odoríferos derivados de extratos de plantas podem aliviar a ansiedade”, disse o co-autor do estudo, Hideki Kashiwadani.

Mais seguro

O arbusto roxo pode ser uma alternativa mais segura às pílulas para dormir, sugere o estudo.

Os benzodiazepínicos contidos nos remédios para dormir têm sido associados a uma série de efeitos colaterais, incluindo problemas de memória, crescimento da mama masculina e até mesmo defeitos congênitos.

O Xanax e Valium, entram na corrente sangüínea através das vias aéreas e depois têm um efeito direto sobre os receptores das células do cérebro, conhecidos como GABAARs.

Mas quando os camundongos foram pré-tratados com o medicamento flumazenil, que bloqueia as drogas, eles não experimentaram nenhum efeito calmante.

“Quando combinados, esses resultados sugerem que o linalol não atua diretamente nos receptores GABAA, como fazem os benzodiazepínicos”, explicou Kashiwadani.

“Mas deve ativá-los através de neurônios olfativos no nariz, a fim de produzir seus efeitos relaxantes”.

“Nosso estudo também abre a possibilidade de que o relaxamento visto em camundongos alimentados ou injetados com linalol poderia, de fato, ser devido ao cheiro do composto emitido em sua respiração exalada.”

Ele acrescenta que mais pesquisas são necessárias para determinar a segurança e eficácia do linalol quando tomadas através de diferentes rotas antes que ele possa ser testado em seres humanos.

“Esses resultados, no entanto, nos aproximam do uso clínico do linalol para aliviar a ansiedade”, acrescentou Kashiwadani.

Acalma na cirurgia

A lavanda também pode ser usada para acalmar os pacientes antes de cirurgias ou aqueles que lutam para tomar medicação, como crianças ou idosos.

Em cirurgia, por exemplo, o pré-tratamento com ansiolíticos pode aliviar o estresse pré-operatório e, assim, ajudar a colocar os pacientes sob anestesia geral de forma mais suave.

O linalol vaporizado também pode fornecer uma alternativa segura para pacientes com dificuldades de administração oral ou supositório de ansiolíticos, como lactentes ou idosos confusos.

Até 40 por cento das pessoas sofrem de ansiedade em todo o mundo em algum momento de suas vidas.

CONFIRA OS BENEFÍCIOS DA LAVANDA

1-Calmante: suas propriedades relaxantes ajudam a baixar a pressão arterial e melhoram a função cardíaca, relaxando e acalmando corpo e mente.

Como desfrutar: Utilize um aromatizador de ambiente pulverizando-o, por exemplo, sobre o sofá onde você vai sentar. Em pouquíssimo tempo, você perceberá uma mudança no seu ritmo corporal e nas suas emoções.

2-Combate a insônia: a Lavanda é um santo remédio para dormir. Substitui remédios fortes e seus efeitos colaterais. Equilibra o sistema nervoso e induz ao relaxamento e ao sono.

Como desfrutar: Comece com 1 gota do óleo essencial de lavanda no seu travesseiro, você dormirá como um anjo.

3. Antisséptico, Bactericida e Cicatrizante: seu óleo é um surpreendente antisséptico natural que limpa e cura feridas, queimaduras leves, dermatites, micoses, herpes, acne e até picadas de inseto.

Como desfrutar: use 1 ou 2 gotas de óleo essencial diretamente sobre a pele ou ferimento. Ele acelera a cicatrização em até 5 vezes.

4. Ajuda o bebê a relaxar e dormir: seu uso tranquiliza o bebê, que dorme naturalmente e permite que a mamãe possa igualmente descansar durante a noite.

Como desfrutar: pingar e massagear uma gota de óleo essencial entre as sobrancelhas  do bebê ou utilizar 3 a 4 gotas de óleo durante o banho.

5. Culinária: em pequenas quantidades, a Lavanda possui nuances e gostos muito interessantes, podendo ser utilizada tanto em pratos doces quanto em salgados.

Como desfrutar: A flor pode ser utilizada em diversos tipos de chás, bolos,sorvetes, azeites, sais aromatizados e até no mel.

6. Alivia problemas respiratórios: alivia distúrbios respiratórios tais como gripe, bronquite, tosse, asma, laringite e congestão nasal.

Como desfrutar: Pingue três a quatro gotas de óleo essencial em uma bacia com água quente, cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor.

7. Pós-sol: você já tomou sol demais e ficou com a pele um pouco ardida? A Lavanda é um santo remédio para aliviar essa ardência.

Como desfrutar: Borrifar água com gotas de óleo na área do corpo que está ardida. A máscara facial de Lavanda também é excelente para acalmar e relaxar a pele do rosto.

8. Melhorar o astral da sua casa: O aroma da Lavanda é ideal para perfumar o seu lar, pois promove a sensação de tranquilidade e bem estar.

Como desfrutar: Na hora de dormir, borrife água de lençol sobre suas roupas de cama. O relaxamento será completo. Outras opções são utilizar os aromatizadores spray, odorizadores de varetas e difusores elétricos em diversos pontos da casa.

9. Massagens: suas massagens podem ser ainda mais relaxantes com Lavanda. Ela ajuda a aliviar tensões musculares,além de ser um excelente hidratante.

Como desfrutar: Utilize o óleo essencial em seu creme de massagens ou utilize os hidratantes corporais de lavanda.

10. Perfume : A Lavanda encanta pelo excelente aroma. Versátil, agrada homens e mulheres, podendo ser utilizado tanto em ocasiões especiais quanto no dia a dia.

Como desfrutar: Logo após o banho o body splash deixa uma agradável sensação de bem estar. Para experiências mais duradouras, o perfume de Lavanda é uma excelente indicação.

Lembre-se, todos benefícios vem do óleo essencial de Lavanda.

Todas essas maravilhosas propriedades só serão usufruídas com produtos elaborados a partir do óleo essencial de Lavanda. Para produzir 1 litro desse óleo, são necessários em média 500 quilos de planta.

Muito Importante:

Preste bastante atenção quando for adquirir um produto que anuncia ser de Lavanda. Todos os produtos que dizem possuir “essência de Lavanda”  não são necessariamente feitos de Lavanda. Eles podem ser feitos a partir de substâncias químicas que sinteticamente imitam o aroma da planta.

Portanto, busque sempre produtos que sejam produzidos a partir do Óleo essencial de Lavanda.

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos