BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Agrícolas Cultivo de pimentão cresce em Itápolis

Cultivo de pimentão cresce em Itápolis

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

pimentao

A produção de pimentão em Itápolis vem crescendo, e com isso, impulsionando a economia local e diversificando a produção agrícola do município. No último ano, a Casa da Agricultura registrou um aumento da área plantada em 20%, quando foram colhidas cerca de 250 mil caixas de pimentão.

A semente lançada inicialmente pela Casa da Agricultura de Itápolis e CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) germinou fazendo surgir novos adeptos ao plantio do pimentão no município, que enxergaram uma oportunidade para diversificar a produção em suas terras.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, e o Sindicato Rural sempre estiveram presentes nesse processo de crescimento da plantação de pimentão, apoiando tecnicamente os produtores rurais. Essa parceria se estendeu, inclusive, para realização da Festa do Pimentão, que no ano de 2017 contou também com um ciclo de palestras, possibilitando novos aprendizados sobre métodos de plantio. Ainda no ano passado a Festa do Pimentão – Semana do Hortifruti passou a figurar oficialmente no Calendário Oficial do Município, através da Lei 3.337 de 11 de setembro de 2017, sancionada pelo prefeito.

A Prefeitura também tem auxiliado nesta importante diversificação da produção agrícola do município, cedendo funcionários e estagiários, para ajudar a executar os trabalhos da Casa da Agricultura no desenvolvimento do projeto de produção de pimentão, assim como de outras culturas.

O engenheiro agrônomo Sílvio Carlos Pereira dos Santos, responsável pela Casa da Agricultura local e um dos incentivadores da produção de pimentão em Itápolis, destacou que um dos objetivos dos produtores, através da Festa do Pimentão, é dar um recado ao mercado de hortifruti: “se vocês precisam de pimentão, Itápolis é o lugar certo, pois temos pimentão em quantidade e qualidade”.

Silvio explicou que tem sido realizado um trabalho objetivando trazer mais tecnologia para os agricultores. “Estamos iniciando o Projeto de Produção Integrada de Pimentão, visando produzir pimentão com selo de qualidade e rastreabilidade”, explicou Silvio.

“Observamos que a Festa vem cumprindo o seu objetivo. Depois do início da realização do evento, o número de compradores, de outras regiões, tem aumentado. Isso é sinal que estamos fomentando a economia e projetando o nome de Itápolis, também pela produção de pimentão”, analisou o engenheiro agrônomo.

O secretário da pasta agrícola do município tem acompanhado a evolução do cultivo do pimentão, apoiando as ações da CATI e Sindicato Rural. “Temos unido forças em benefício desse e de outros tipos de produção rural, porque acreditamos que a diversificação é importante para o equilíbrio financeiro do município e possibilita ao agricultor intercalar os investimentos e ganhos ao contar com diferentes fontes de renda quando tem uma produção variada”, disse o Cícero .

Essa é mais uma vocação do município que é essencialmente agrícola, onde o agronegócio é muito importante. “A Administração Municipal tem um olhar atento para agricultura de Itápolis e sempre estará presente nas ações que possam ajudar a impulsioná-la”, completou o secretário.
Imprensa Prefeitura de Itápolis

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos