BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Esportes Oeste registra melhor campanha na Série B, mas fica com gostinho de "quase"

Oeste registra melhor campanha na Série B, mas fica com gostinho de "quase"

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

graf45

Entre erros e acertos, o Oeste encerrou no fim de semana sua melhor campanha em cinco anos no Brasileirão Série B. O gosto, no entanto, poderia ser mais adocicado, já que o time ficou muito perto do acesso à elite do futebol nacional. Alguns tropeços mantiveram a equipe na divisão de acesso, os empates foram numerosos e o primeiro turno não ajudou muito na classificação final.


Outro aspecto que atrapalhou a vida do Oeste foi a campanha média como visitante – a primeira vitória fora de casa aconteceu apenas na 19ª rodada e o desempenho subiu no segundo turno. Além disso, o time deixou de somar 13 pontos diante dos quatro times rebaixados.

Os pontos fortes do Rubrão foram a força do time em casa, as poucas derrotas e a ótima campanha individual de Mazinho, que fechou com 16 gols, na artilharia do campeonato ao lado de Bergson, do Paysandu.

graf

Gabriel Vasconcelos fechou a Série B com três gols, todos contra o Paraná (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Esse ano tivemos um grande ganho que foi brigar até o penúltimo jogo pelo acesso, que foi contra o ABC de Natal. Da maneira que foi o campeonato, totalmente equilibrado, com o Inter, que é considerado o melhor time da competição. Que o América campeão, o Ceará que vem lutando faz tempo por essa vaga e o Paraná que foi uma surpresa positiva. Nós também poderíamos ter tido essa oportunidade de ficar em quarto. Oeste está de parabéns, queríamos o acesso, mas não aconteceu – analisou o técnico Roberto Cavalo, que teve o contrato renovado, à OesTV.

Pontos positivos
Recorde: Ao terminar a Série B com 59 pontos, o Oeste teve sua melhor aparição em cinco edições do campeonato, e com larga vantagem para 2014, quanto o Rubrão fez 48 pontos. A grande diferença, nesta edição, foi a luta para subir, ao invés da batalha contra a degola (veja no gráfico abaixo).

Alçapão de Barueri: Dos 59 pontos, o Rubrão somou 37 na Arena Barueri e foi um dos times que menos perdeu como mandante, com apenas duas derrotas em 19 jogos, para Paysandu (3 a 1) e Ceará (1 a 0).

Melhorou: Após ser um dos piores visitantes da Série B no primeiro turno, o Rubrão terminou como o sexto time que mais somou pontos fora de casa: 22, com quatro vitórias e 10 empates.

Perdeu pouco: Oeste foi, empatado com o Internacional, o segundo time que menos perdeu na Série B. Foram apenas sete resultados negativos nas 38 rodadas. Com cinco derrotas, o América-MG foi o melhor time neste quesito.

Messi Black de volta: Mazinho foi o artilheiro do campeonato ao lado de Bergson, do Paysandu. Foi a primeira vez desde 2011 que o Rubrão tem um artilheiro, o último foi Ricardo Bueno, maior marcador do Paulistão daquele ano.

gra

Pontos negativos
Andando de lado: Se o Oeste se orgulha de ser um dos times que menos perdeu na Série B 2017, essa marca pode ser explicada pelo alto número de empates do time: foram 17 ao todo, praticamente um turno inteiro.

Demorou a engrenar: O Rubrão melhorou muito seu desempenho como visitante no returno da Série B, já que sua primeira vitória fora de Barueri foi apenas na 19ª rodada, no Serra Dourada, diante do Goiás.

Derrota "decisiva": A equipe de Roberto Cavalo não conseguiu vencer o duelo decisivo contra o Ceará, em casa, que era direto pelo quarto lugar. Depois disso, empatou dois jogos seguidos e perdeu um pouco do grande momento que tinha no campeonato e só se recuperou depois.

Perdeu pontos para os rebaixados: Dos 24 pontos possíveis diante dos times que foram rebaixados (Luverdense, Santa Cruz, ABC e Náutico), o Oeste deixou de somar 13, tendo menos de 50% de aproveitamento contra as equipes que vão jogar a Série C ano que vem.

 

Do Globo Esporte.com

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos