BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Borborema e Novo Horizonte Novo Horizonte - Colação de grau dos alunos da rede municipal de ensino lotou o Ginásio de Esportes

JKA

Novo Horizonte - Colação de grau dos alunos da rede municipal de ensino lotou o Ginásio de Esportes

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

24991323 2238647582827923 1303029055547387634 n

Uma noite muito bonita marcou a colação de grau dos alunos dos Ensinos Fundamental e Ensino Médio (Magistério) da Rede Municipal de Educação na noite de quinta-feira, 07 de dezembro, no Ginásio de Esportes do Clube Soreprima.

Após a composição da mesa de autoridades, a entrada dos formandos e dos seus respectivos paraninfos foi acompanhada pelo público presente num clima bastante emocionante.

Cumprindo com maestria o protocolo da noite, o mestre de cerimônias da Formatura, Professor Ademir Almagro, fez questão de mencionar alguns textos escritos pelas mentes brilhantes que ora se formam.

Um dos textos, escrito pelo aluno Guilherme de Camargo Generato, com o título “Orgulho do Meu Brasil”, diz o seguinte: “Em tempos difíceis, como os vividos por nós atualmente, às vezes anestesiamos o sentimento patriótico. Porém, nosso país possui muitas virtudes e belezas a serem enaltecidas. Para representá-las escolhi fazer analogia com as cores do maior símbolo de nossa nação: a Bandeira Nacional. Começarei pelo verde, o qual é predominante. Tais belezas estão presentes na exuberante Amazônia, seguindo os verdejantes pampas gaúchos, o pantanal e o nosso encantador litoral. O amarelo representa nossas riquezas, que os Portugueses definiram como sendo o Pau Brasil e o ouro, todavia, hoje, temos como grandes potências o petróleo e a cana de açúcar. Há de citar, também, a nossa intensa agropecuária.

O azul...ahh o azul, pelas leis formais ele representa o céu, mas como nosso mar é encantadoramente azul, eles se encontram num bailar infinito, exibindo uns dos mais encantadores pôr-do- sol. Para finalizar, cito as palavras que constam em nossa Bandeira: Ordem e Progresso. Ao longo da história elas tiveram vários significados, mas hoje, tomo a liberdade de fazer a relação dessas palavras com o nosso maior sonho: a educação. Acredito que somente através dela poderemos ter a tão almejada ordem, não no sentido militar, mas sim, pensando em educação de verdade, como por exemplo o que temos hoje em nosso município, a qual forma cidadãos capazes de respeitar os Direitos Humanos. Pensando em progresso... esse será apenas a consequência de uma educação de qualidade e equidade, assim todos caminhando pela educação obteremos o branco de nossa bandeira: a paz. A santa paz que advém de muito esforço humano e daquele que nos guia: Deus. Por tudo isso, digo que tenho orgulho do meu Brasil”.

Outros dois textos também foram citados durante a Formatura, entre eles o do aluno Leonardo Triiltz Siqueira, 100 anos de horizontes, aqui e agora!, que relata um pouco da história de Novo Horizonte.

“Toda a história já traz, em si, guardada muita aventura e ousadia, afinal é preciso coragem para desbravar horizontes e construir novos capítulos. Assim, aconteceu em nossa cidade, nossa querida Novo Horizonte, que comemora, no ano em questão, 100 anos de história, 100 anos de luta e determinação. Somos munícipes agraciados. Viver em uma cidade onde ainda preservam valores e sabores é uma dádiva. Tão comum ver, na Praça da Fonte, o bate-papo descontraído dos caminhantes que vão e vem e, no meio do caminho, param para uma prosa. Tão comum sentir o cheiro de café coado na hora, misturado ao cheiro do pão quentinho da padaria, que fica logo ali, na esquina. Tão comum, ver o sol que se põe, na lagoa, sem pressa. Tão comum, viver a vida assim, em paz. Aqui, neste lugar, que a cada dia mais vem se destacando, a vida cumpre seu destino, a vida segue sua rota rumo a novas conquistas que somadas às nossas que já nos enchem de orgulho, como a educação, irão fazer parte dessa história linda construída sobre um horizonte promissor, um horizonte que ultrapassa os próprios limites. É nesta “terra adorada entre outras mil”, que nós (personagens diversos de enredos somados ao sonho), construímos nossa história, nossa vida, nossa família e o mais importante: as nossas lembranças que nunca serão esquecidas. Elas farão sempre parte desta cidade, da nossa boa e velha Novo Horizonte, que, neste ano, está encerrando o seu primeiro século de muitos que ainda a aguardam”.

Além deste, um outro texto escrito pela aluna Gabrielly Aparecida Mora, com o título “Agradecimento a Deus”, ressalta a importância de Deus em nossas vidas. “Hoje, mais do que nunca, compreendemos a existência de uma força maior...Sabemos que essa força nos ajudou a seguir por este caminho que chegou ao fim de uma etapa. Sabemos também que será essa mesma força que nos fará seguir sempre em frente por qualquer trajetória!
Em busca de um ideal, percorremos veredas com passos tímidos e inseguros…Deus, com Sua generosidade, fez-nos substituir, aos poucos, a incerteza pela segurança e o medo pela vitória. Fez com que nos tornássemos fortes e, hoje, aponta-se para nós um futuro de amplos horizontes!Deu-nos sabedoria para aprender e discernir; alegria e entusiasmo para transmitir aos que estavam ao nosso lado; coragem para lutar e perseverança para vencer. Só nos resta, então, agradecê-lo infinitamente por tornar possível a concretização de um sonho!Muito obrigado, porque o Senhor nos deu força quando achávamos que não aguentaríamos; porque o Senhor colocou em nossas vidas familiares e amigos que nos apoiaram e incentivaram. Colocou-nos juntos como uma turma, vindos de lugares,criações, sonhos, ideias e estilos de vida tão diferentes. Deu-nos não só mestres, mas também conselheiros; fez com que, nesse tempo, aprendêssemos muitas coisas, não só referentes a uma matéria ou outra, mas à vida que nos espera. Muito obrigado, Deus! Chegou o grande dia: o da despedida. Do troféu. O troféu é o nosso diploma.Agora, caminhos que serão percorridos de acordo com a vocação e as escolhas de cada um. Chegou o dia do fim e o dia de um novo começo. E, como em todas as formaturas é dia de gratidão. Gratidão a ti, meu Deus, autor da vida e de tudo o que existe.Muito obrigado, Deus, por ter pais, professores, funcionários, amigos e todas essas pessoas que foram afinando as vozes para que se pudesse entoar a canção. A canção está pronta. Canção de vitória!A cada espaço de tempo, um sinal era tocado para que as pessoas se preparassem para o momento da estreia. A estreia é hoje. Tudo já foi ensaiado. É claro que sempre falta um detalhe aqui ou ali. Mas tudo está pronto para começar. E a vida aguarda os novos artistas.O tempo passou rápido demais. No começo, movia-se devagar. Os primeiros dias, os primeiros contatos, tudo era novidade. Cada novo momento parecia difícil de ser aprendido.O sonho está mais vivo do que nunca neste dia. A determinação de não nos acomodarmos com o que está acontecendo de errado. Aprendemos que nunca deveríamos negligenciar os nossos valores, os nossos ideais. E seremos fieis a essa vocação! Hoje é o dia da formatura. E a emoção desse dia tem de ser um marco que nos proteja do crime da acomodação e da apatia. Que a juventude que temos seja eterna, e que o desejo de mudar o mundo saia do sonho e habite a realidade. Estamos prontos. Com saudades de um passado recente. Mas prontos! Proteja-nos, Senhor, nesta e em todas as nossas ações e mais uma vez: Muito Obrigada!”.

Durante a Formatura também foram apresentados os alunos que se destacaram ao longo do ano letivo diante das inúmeras avaliações externas e diagnósticas preparadas pela Secretaria Municipal de Educação e aplicadas bimestralmente em toda a rede, entre elas a AREF (Avaliação de Rendimento do Ensino Fundamental) e a AREM (Avaliação do Rendimento do Ensino Médio).

Alunos destaques da AREF 2017
Daiana Aparecida Bernardo (9º ano 90 – EMEF Francisco Álvares Florence);
Camila Gomes Latarri (9º ano 91 - EMEF Francisco Álvares Florence);
Pablo Henrique Mora (9º ano 92 - EMEF Francisco Álvares Florence);
Mayra Leticia Pinto (9º ano 93 - EMEF Francisco Álvares Florence);
Gabrielly Aparecida Mora (9º ano - EMEF Francisco Álvares Florence);
Guilherme de Camargo Generato (9º ano 90 – EMEB Hebe de Almeida Leite Cardoso);
Marco Antônio Rodrigues (9º ano 91 - EMEB Hebe de Almeida Leite Cardoso);
Enelis Leme da Silva (9º ano 92 - EMEB Hebe de Almeida Leite Cardoso);
Lucas Alves Santos (9º ano 93 - EMEB Hebe de Almeida Leite Cardoso);
João Felipe Correa de Queiroz (9º ano 90) EMEF Manoel Roque
Aluna destaque da AREM 2017
Isabela Avanci Januário (3º Colegial – EMEF Francisco Álvares Florence

“Celebramos nesta noite uma grande vitória. A vitória do conhecimento sobre a ignorância, da luz sobre as trevas, da luta contra o conformismo, da ousadia sobre a apatia. Nossos corações se enchem de alegria ao presenciar, e sobretudo, testemunhar a caminhada luminosa desses nossos jovens que terminam o ensino fundamental e se preparam para mergulhar em novas águas, percorrer novas veredas, enfrentar novos desafios. Parabéns queridos formandos. O futuro pertence a vocês! E a festa agora é de vocês!”, disse o professor Ademir Almagro ao terminar a solenidade.

 

Da Assessoria

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos