BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Notícias Itápolis Itápolis - Entre os dias 27-11 e 01-12 acontecem os testes de HIV e Sífilis

Itápolis - Entre os dias 27-11 e 01-12 acontecem os testes de HIV e Sífilis

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

23755805 1516112391787656 191413541075369766 n

1º de Dezembro é o Dia Mundial de luta contra a AIDS e, por isso, em todo o território nacional ocorrerá uma mobilização, reforçando e incentivando a realização do diagnóstico precoce para o HIV.


A Campanha Estadual “Fique Sabendo” pretende estimular a população a realizar o teste de AIDS e de Sífilis, principalmente, para quem tem vida sexual ativa e pertence aos grupos mais atingidos por estas doenças e nunca realizou estes testes.

O período especial da Campanha será entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. O teste será oferecido todos os dias e em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Mas, no distrito de Nova América os testes serão realizados na segunda-feira (27), das 8h às 11h e na quarta-feira (29) das 14h às 16 h. Lembrando que os testes rápidos para HIV são oferecidos, rotineiramente, todos os dias em todas as UBSs independente do período de campanha.

Promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico é parte essencial do enfrentamento da epidemia de AIDS. A testagem é a porta de entrada nesta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado.

Diante de um diagnóstico positivo, o portador do HIV terá acesso precoce à assistência adequada e oportuna, que lhe garantirá melhor qualidade de vida, reduzindo o número de diagnósticos tardios e suas consequências. Caso não esteja infectada, a pessoa terá possibilidade de adotar ou manter práticas de sexo seguro (uso de preservativos).

Nesse ano durante a campanha, também será realizado o teste rápido para a sífilis. Caso o teste rápido seja positivo, o portador será encaminhado, imediatamente, para confirmação do diagnóstico e tratamento adequado.

AIDS
A análise epidemiológica aponta uma queda em torno de 30% na taxa de incidência de AIDS nos últimos 10 anos. As taxas de mortalidade por AIDS também vêm diminuindo (redução de 72% em 20 anos), ainda assim, a AIDS está entre as cinco principais causas de morte no estado de São Paulo. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a epidemia paulista de AIDS é preocupante entre jovens, homossexuais masculinos, pessoas que usam drogas e profissionais do sexo.

SÍFILIS
A Sífilis adquirida no estado também é preocupante, de 2007 a 2015 foram notificados 113.004 casos em nosso estado. Ocorreu um aumento expressivo do número de Sífilis: de 2.685 em 2007 saltou para 25.987 em 2015. A maior parte dos casos foi em pessoas do sexo masculino (61,3%).

Por que fazer o teste anti-HIV?
Porque a AIDS, por enquanto, não tem cura, mas tem tratamento. Os medicamentos oferecidos a todos os portadores de HIV/AIDS garantem QUALIDADE DE VIDA.
Quem tem HIV e não sabe, além de não se cuidar, pode transmitir o vírus involuntariamente. Não deixe o medo e o preconceito impedi-lo de fazer o teste anti-HIV. Quanto mais cedo se descobre que tem o vírus, maior a possibilidade de sucesso do tratamento.Fazer o teste e saber o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo decisivo para a sua saúde, e consequentemente, para o controle da transmissão da AIDS.

HIV ou AIDS? AIDS ou HIV?
Você sabe a diferença entre HIV e AIDS? Muitas pessoas acham que é a mesma coisa, mas não é. O HIV é o vírus da imunodeficiência humana. A AIDS é a doença provocada pelo vírus. Uma pessoa pode ter o HIV e não ter evoluído para AIDS. A doença pode levar anos para aparecer. Ao longo do tempo o HIV destrói as células de defesa do corpo, o organismo enfraquece e as doenças oportunistas podem se manifestar, dando origem a AIDS.

Atenção! Uma pessoa com HIV pode transmitir o vírus sem ter AIDS. Muitas vezes as pessoas não demonstram fisicamente qualquer sinal da doença. Por isso, é importante usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringas e agulhas.

Da Assessoria da Prefeitura do Município de Itápolis

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos