O Festival MixBrasil, maior evento cultural LGBT+ da América Latina, que acontece de 12 a 23/11 em diversos espaços culturais da capital paulista, acaba de anunciar a programação da sua 33a edição. Este ano o evento apresenta 142 filmes de 33 países e de 18 estados brasileiros e 1 série Nacional – a maioria inédito em São Paulo – 8 espetáculos teatrais; experiências XR vindas de diversos; artes visuais; literatura; games; conferência, show do Gongo e a grande novidade desta edição, uma Mostra Competitiva de filmes feitos com Inteligência Artificial.

 

O Mix abre com o filme, exibido em Cannes e inédito em São Paulo, "Me Ame com Ternura", da diretora francesa Anna Cazenave Cambet, que virá ao evento. Também na abertura, Marisa Orth, parte indissociável da história do MixBrasil onde, desde 1999, conduz o lendário Show do Gongo, será homenageada com o prêmio Ícone Mix.

 Entre os destaques dos filmes internacionais estão os também : "Twinless - Um Gêmeo a Menos", vencedor do Prêmio do Público no Festival de Sundance; "O Olhar Misterioso do Flamingo" do que levou o Prêmio do Júri de melhor filme na mostra Un Certain Regard em Cannes; "A Sapatona Galáctica", animação australiana de Leela Varghese e Emma Hough Hobb, que venceu o prêmio Félix de melhor longa internacional no Festival do Rio; entre outros.

Já entre os nacionais estão confirmados títulos, como: "Apenas Coisas Boas" de Daniel Nolasco; "Apolo" de Tainá Müller e Ísis Broken; "Torniquete" de Ana Catarina Lugarini; "Trago Seu Amor" de Cláudia Castro, "Arrenego" de Fernando Weller, Alan Oliveira, faz a sua estreia mundial, "Copacabana, 4 de Maio" de Allan Ribeiro, além dos três primeiros capítulos da série "Ayô" dirigida por Yasmim Thayná e roteirizada e protagonizada por Lucas Oranmian.

****O diretor do evento André Fischer, o diretor de programação de Cinema Márcio Miranda, assim como quase todos os diretores dos filmes nacionais e internacionais, teatro, e outros eventos estão disponíveis para entrevista. Será que conseguimos uma nota/ matéria?

*** Estarão presentes no Festival Anna Cazenave Cambet (diretora Me Ame com Ternura), ⁠Todd Verow (diretor do longa Memorabilia), Sandi DuBowski (diretor. do longa Sabbath Queen), ⁠Wiktor Morka (curador - LGBT+ Film Festival Poland). Todos disponíveis para entrevista presencial.