Neste sábado (5), Ozzy Osbourne se despediu dos palcos em Birmingham, sua cidade natal, na Inglaterra. Estrela do Black Sabbath, banda revolucionária que praticamente inventou o heavy metal nos anos 1970, Osbourne foi homenageado no festival Back to the Beginning (De volta ao começo), que reuniu, no estádio de futebol Villa Park, grandes nomes do metal, incluindo veteranos e artistas que moldaram o gênero.

Foi o primeiro show solo de Osbourne em sete anos e a primeira vez, desde 2005, que ele se reuniu com o guitarrista Tony Iommi, o baixista Terence “Geezer” Butler e o baterista Bill Ward, os outros três integrantes originais do Black Sabbath, para um set de quatro músicas. Ambas as apresentações foram anunciadas como as últimas de sua carreira. O festival foi visto por mais de 40 mil metaleiros no estádio e transmitido mundialmente com duas horas de atraso, atingindo um público de 5,8 milhões de fãs.

Aos 60 anos de carreira, Maria Bethânia segue sendo uma das vozes mais potentes e respeitadas da música brasileira. Em entrevista especial para o Globo Repórter, a cantora revelou um período de afastamento dos palcos que durou um ano e meio.

A decisão foi tomada no auge do sucesso de "Carcará", música que a consagrou nacionalmente durante o espetáculo "Opinião", nos anos 1960. Segundo a artista, a pressão para cantar apenas o hit a fez repensar sua trajetória.

“Só me pediam para cantar ‘Carcará’. A tal ponto que eu falei: chega, vou voltar para a Bahia. Voltei. Falei, não vou mais cantar essa música. Eu sei cantar outras coisas. Eu quero cantar outras coisas. Não querem me ouvir? Vou embora”, contou Bethânia.

De volta à sua terra natal, Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, Bethânia se recolheu por mais de um ano.

A cantora norte-americana Beyoncé enfrentou uma falha técnica na noite do último sábado (28), em Houston — sua cidade natal, no Texas. Durante a performance da música "16 Carriages", um carro cenográfico que sobrevoa a plateia com a estrela começou a inclinar, deixando-a visivelmente alarmada.

Em vídeos compartilhados nas redes sociais de quem estava próximo ao incidente, é possível ouvir a popstar interromper a apresentação: "Pare, pare, pare, pare, pare", solicitou. Prontamente, a música parou e em menos de dois minutos, segundo relatos, a alegoria já estava no solo.

De volta ao palco, Beyoncé pediu desculpas pelo imprevisto e agradeceu os fãs: "Obrigado a todos pela paciência. Eu quero agradecer a vocês por me amarem. Se eu caísse, sei que vocês me pegariam", disse ela enquanto fãs aplaudiam.

Pálpebra, testa, nariz, bochechas e orelhas queimadas. O sertanejo Léo, que faz dupla com Raphael, mostrou como ficou seu rosto depois do acidente na madrugada do domingo (8), quando se apresentava no Pontal Rodeo Music, em São Paulo, e teve o rosto atingido por uma máquina de fogo no palco.

Ele foi socorrido na hora, contou que ainda fez mais 30 minutos de show, e depois recebeu mais cuidados no rosto.

"Olha como ficou. Tem lugar que não parece, mas tá ardendo. Tá meio queimado, meio não... queimou para porra. Aí deu um probleminha, né? Ficou uns 5 segundos pegando fogo, um desespero, e grudou, e não saía, pegando fogo. Por fim, apagou o fogo ali, e tocamos o show. Uma meia-hora de show ", contou .

A dupla Jorge e Mateus foi confirmada nesta quinta-feira (5), na 70ª edição da Festa do peão de Barretos, que acontece entre os dias 21 e 31 de agosto. A apresentação dos artistas está marcada para o dia 30 de agosto.

Os cantores sobem ao palco principal com a turnê comemorativa de 20 anos de carreira – que também marca o encerramento temporário da carreira da dupla.

Por fim, os ingressos já estão à venda e podem ser comprados on-line (clique aqui). Os valores variam de R$ 35 a R$ 3,9 mil, dependendo do setor e da data escolhida.

Mais atrações
Além disso, o mesmo dia contará com shows das duplas Edson e Hudson, Rionegro e Solimões e César Menotti e Fabiano, que se apresentam com o projeto especial “Barretão 70Tão”.

Enquanto isso, o Palco Amanhecer receberá os shows do Trio Parada Dura, do cantor Bruno Rosa e da dupla Fiduma e Jeca.

Durante a turnê por cidades do interior paulista, entre elas Bauru e Marília, o cantor Nando Reis falou sobre as raízes e sua ligação com a região. O cantor viveu momentos da infância e juventude em uma propriedade rural em Jaú (SP), hoje centenária, que pertencia ao seu avô.

Em entrevista ao g1, Nando Reis compartilhou sua conexão com a região e destacou a importância das memórias familiares, especialmente as que envolvem seu avô agricultor.

“O meu pai, minha família paterna é de Jaú, eu sou cidadão honorário jauense. Tem uma casa lá, desde pequeno eu vou pra lá. Eu adoro o interior de São Paulo, conheço muito e é a minha casa. São inúmeras memórias, meu avô era agricultor, tinha uma fazenda, uma casa muito bonita, centenária que está comigo hoje”, conta.

Nando destacou ainda que essas vivências ajudaram a moldar a sua arte e serviram de inspiração para as músicas.

“Tem músicas onde Jaú é nominalmente citado, especialmente partes ali da fazenda, mas eu acho que o material que me inspira aquilo que as minhas canções falam é muito sobre a memória, sobre aquilo que a gente é composto, relacionado aos fragmentos que a gente vai acumulando e se transforma.

Começou a preparação para o show da Lady Gaga no Rio de Janeiro. A cantora vai se apresentar no dia 3 de maio e, nesta segunda (07), a praia de Copacabana já recebe a estrutura que será usada na montagem do palco. Os organizadores esperam um público superior a 1 milhão de pessoas.

O show foi confirmado no dia 21 de março, e a cantora escreveu que a apresentação será inesquecível.

"É uma grande honra ser convidada para cantar para o Rio — durante toda a minha carreira, os fãs no Brasil têm sido parte da força vital dos 'little monsters' [apelido dos seus fãs]. Eu estava morrendo de vontade de ir me apresentar para vocês há anos e fiquei de coração partido quando tive que cancelar anos atrás porque estava hospitalizada".

A turnê pelos Estados Unidos do tradicional grupo de samba Fundo de Quintal termina neste domingo (23) em Los Angeles. Referência histórica da música brasileira, o grupo, formado na década de 70, atraiu público por onde passou. As apresentações de Sereno, Ademir Batera, Márcio Alexandre, Junior Itaguay e Tiago Testa, começaram na sexta-feira (14) em Nova York, seguiram para Boston e depois Miami.

O grupo também fez shows na capital, Washington, e em Houston.

“Começamos lá em Nova York, o público foi simplesmente maravilhoso, e a gente realmente não esperava que fosse desse jeito. Foi muito emocionante. Em Washington, a galera não queria deixar a gente sair do palco. Foi muito bacana. Turnê maravilhosa, e o pessoal pedindo para o Fundo de Quintal voltar”, disse Ademir Batera, em áudio encaminhado a pedido da Agência Brasil.

Jovens estudantes
Além da turnê, no dia 17, os músicos tiveram um encontro cultural na Ronald W. Reagan/Doral Senior High School, em Doral, na Flórida, onde conversaram com estudantes bilíngues participantes do projeto Que Beleza Brasil!. A iniciativa busca fortalecer a integração das novas gerações com a cultura brasileira. O grupo teve oportunidade de compartilhar suas histórias e mostrar a importância do samba no Brasil e no cenário internacional.

“Foi uma troca de energia muito gostosa, a gente poder falar de samba, do surgimento do grupo Fundo de Quintal para os estudantes, uma troca de energia muito boa. Primeiro, a surpresa de nós, do grupo Fundo de Quintal, ao ver que há interesse da nova geração em saber como começou tudo. Segundo, é saber que, seja em qualquer canto do planeta, tem muita gente querendo saber do grupo Fundo de Quintal. Isso para a gente é surpreendente e prazeroso. A rapaziadinha estava muito a fim de saber como cada um teve o primeiro contato com a música. Eu, Sereno e Ademir respondemos, a pergunta foi muito boa e foi bom saber que estavam interessados nisso”, disse Junior Itaguaypor meio de áudio.

O Lollapalooza 2025 anunciou a banda texana White Denim na programação desta esta sexta (28). Com a troca, o White Denim se apresenta no horário das 16h55, substituindo a cantora Nessa Barrett, que entrou para o horário do Fontaines D.C., às 19h05.

A troca precisou ser realizada depois que o Fontaines D.C. cancelou suas apresentações no Brasil, solo e no festival, devido à hérnia de disco do vocalista Grian Chatten. O anúncio do cancelamento foi feito no Instagram do grupo, na última segunda-feira (17).

"Estou devastado em anunciar que, devido a uma hérnia de disco, precisamos cancelar nosso show no México amanhã à noite e nossas próximas datas no Chile, Argentina, Brasil e Colômbia", escreveu o vocalista Grian Chatten.

 O festival acontece nos dias 28, 29 e 30 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Olivia Rodrigo, Alanis Morisette, Justin Timberlake e Shawn Mendes estão entre os headliners.

Houve surpresa e tensão no penúltimo show da turnê Caetano & Bethânia. A boa surpresa foi a inclusão de música inédita de Caetano Veloso na apresentação que lotou a Farmasi Arena, no Rio de Janeiro (RJ), na noite de ontem, 15 de março.

Presumivelmente intitulada Um Baiana, a música foi composta antes do início da excursão nacional, em cena pelo Brasil desde agosto de 2024, mas somente ficou pronta quando a turnê de Caetano com Maria Bethânia já chega perto do fim.

Segundo Caetano, a intenção era apresentar a novidade somente no derradeiro show da turnê, agendado para o próximo sábado, 22 de março, em Porto Alegre (RS). Mas a canção – caracterizada por Caetano como “uma oração para esse clima de terceira guerra mundial que o mundo está vivendo” – acabou sendo revelada no último show da turnê no Rio de Janeiro (RJ), cidade homenageada no bis com o canto do Samba do avião (Antonio Carlos Jobim, 1962), tal como os irmãos fizeram na apresentação do show no réveillon carioca.

 “Que a paz possa se sobrepor a esse horror”, disse Caetano antes de apresentar a música em que cita a banda BaianaSystem na letra.

Uma das mais belas, expressivas e controvertidas capas da discografia brasileira, a capa do álbum Clube da Esquina – assinado por Milton Nascimento com Lô Borges – ainda rende notícia 53 anos após o lançamento do disco em 1972 na forma de LP duplo editado pela gravadora Odeon.

A emblemática imagem feita em 1971 pelo fotógrafo Cafi (1950 – 2019) gera em Belo Horizonte (MG) o projeto de um curta-metragem de ficção.

Intitulado Como antes, nome que alude à canção Nada será como antes (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1971), o filme de ficção é baseado na foto que foca os então garotos Antônio Carlos Rosa de Oliveira, o Cacau, e José Antônio Rimes, o Tonho, em área rural de Nova Friburgo (RJ).

Marianne Faithfull, cantora e atriz inglesa, morreu aos 78 anos, anunciou seu porta-voz nesta quinta-feira (30).

Faithfull era conhecida por sucessos "As Tears Go By", composta por Mick Jagger e Keith Richards, dos Rolling Stones, que regravaram a música depois dela. Outros singles foram bem nas paradas britânicas e americanas, com destaque para "Come and Stay with Me", "Summer Nights" e "This Little Bird".

Ela também foi protagonista de filmes como "A Garota da Motocicleta", de 1968. Nos anos 2000, fez parte do elenco de "Maria Antonieta" e "Irina Palm". No teatro, atuou em peças como "Three Sisters", "Hamlet" e "The Seven Deadly Sins", em 2012.

Na vida pessoal, ficou conhecida por ter namorado Jagger nos anos 60. "You Can't Always Get What You Want" e "Wild Horses" são duas das canções com letras inspiradas nela.