Site reúne pessoas comuns que cobram para mostrar cidade a estrangeiros. Serviço é procurado por visitantes que querem saber como é a vida local.

familia1

Estrangeiros que vêm ao país durante a Copa do Mundo e não conhecem nenhum brasileiro estão recorrendo a um esquema curioso para fazer turismo pelas cidades-sede: alugar um “amigo local”. Criado por uma brasileira, o site “Rent a Local Friend” (alugue um amigo local) promove o contato entre pessoas que vivem em várias cidades do mundo e turistas que querem conhecer o destino sob a ótica de um morador. O serviço é pago, e atualmente, há mais de mil “amigos de aluguel” cadastrados em quase 50 cidades de 22 países.

No Brasil, o serviço existe em 16 cidades, sendo que 11 delas são sedes da Copa. A expectativa é que a demanda aumente devido ao evento. Até esta segunda-feira (9), o número de reservas para o período do Mundial havia crescido 236% em relação aos meses de abril e maio.

Também houve maior procura de candidatos a "local friends": 137 pessoas se inscreveram entre maio e os primeiros dias de junho, enquanto em março e abril foram 65.

Segundo a empresa, para se tornar um “local friend” é preciso “conhecer muito bem a cidade, ser comunicativo e gostar de ter contato com estrangeiros”. Também é necessário ser fluente em inglês e na língua local, e quanto mais idiomas a pessoa souber, maior a chance de ser contratada.