BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Entretenimento Mais Categorias Brasileiro cria primeira ameaça capaz de infectar sistema da Apple!

Brasileiro cria primeira ameaça capaz de infectar sistema da Apple!

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

mca

O pesquisador brasileiro de cibersegurança Rafael Salema Marques criou o primeiro “ransomware” (vírus que encripta os arquivos da máquina infectada e só libera mediante pagamento) capaz de atacar o sistema OS X, da Apple.

A ameaça, chamada de Mabouia, é uma “Proof-of-Concept”, ou PoC (prova de conceito): ela nao tem a intenção de infectar outras máquinas. Foi criada apenas para provar o fato de que o OS X é vulnerável a ataques desse tipo.

Assim como outros “ransomwares”, o Mabouia encripta os arquivos do computador infectado e envia a chave de criptografia para um centro de comando e controle (C&C). O usuário da máquina infectada só consegue receber a chave após obedecer as instruções do arquivo, que geralmente incluem o envio de dinheiro.

Como se trata de um PoC, contudo, o Mabouia apenas encripta arquivos que estejam em uma pasta chamada “ransom”. O pesquisador mostrou sua criação à Symantec e à Apple, e a Symantec pode confirmar que ele realmente funciona. Ele disse que não tem intenção de divulgar publicamente o código malicioso.

Esse é o primeiro ransomware baseado em arquivo capaz de infectar a OS X. No entanto, o sistema já era vulnerável a outras ameaças baseadas em navegadores. Uma delas, de 2013, vinha de um site que alimentava um código ao computador que fazia com que diversos pop-ups aparecessem, informando ao usuário que seu navegador havia sido interditado pelo FBI.

Marcelo Suarez - Do site Olhar Digital!

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias