u

Lamborghini Urus (Foto: Divulgação)

A Lamborghini apresentou nesta segunda-feira (4) o Urus, seu novo SUV. O modelo é o segundo utilitário esportivo da empresa - o primeiro foi o LM002, vendido nos anos 1980.

 

 

O Urus terá o primeiro motor turbo em um Lamborghini. No caso, a unidade é um V8 biturbo de 4 litros. São 660 cavalos e 86,7 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas. A marca informa que o Urus chega de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A máxima é de 305 km/h.

O Urus terá 6 modos de direção: areia, neve, terra, circuito, sport e rodovia. O motorista poderá variar os modos por meio de um botão chamado Anima, que significa alma, também em italiano.

Além da tração integral, o Urus tem um sistema de vetorização de torque, que envia a força para a roda que mais está precisando naquele momento. De acordo com a Lambo, até 70% do torque pode ser enviado para a dianteira e 87% para a traseira.

Também há rodas traseiras que esterçam em até 3 graus, garantindo maior estabilidade em altas velocidades e reduzindo o espaço necessário para manobras, em baixas velocidades.

O Urus compartilha a plataforma com o Audi Q7. Isso ajuda a dimensionar o SUV. São 5,11 metros de comprimento e 3,00 m de entre-eixos. A largura passa de 2 metros. O porte avantajado faz com que o peso fique em 2.200 kg.

Para construir o Urus, a Lamborghini teve que expandir suas instalações em Sant'Agata Bollognese, na Itália, construindo uma nova linha de produção especialmente para o SUV. A apresentação do modelo, inclusive foi no local.

Durante o evento na fábrica, a transmissão foi interrompida por problemas técnicos. Minutos depois, o sinal foi retomado. No entanto, as telas no fundo continuaram apagadas, e o carro entrou no palco de forma discreta.

Não é o primeiro SUV Lamborghini
Muita gente pode achar que o Urus é o 1º SUV da marca italiana. Nos anos 80, porém, a Lamborghini vendeu o LM002, muito mais 'rústico'.

Inicialmente, ainda no final dos anos 1970, a ideia da fabricante italiana era fornecer veículos utilitários para as forças armadas dos Estados Unidos. A empresa acabou não sendo escolhida pelo país. Então, mudou o foco do desenvolvimento para um modelo comercial.

A estreia aconteceu em 1986, e o LM002 ficou em linha por sete anos, com pouco mais de 300 unidades produzidas neste período. Ele era vendido com motor V12 de 375 cv.

 

Do G1