A última quarta-feira (12) era para ser um dia normal na rotina da operadora de telemarketing Juliane Diniz Braga, que mora em Bauru, no interior de SP.

Depois do trabalho no período da manhã, ela pegou o ônibus da Linha Vargem Limpa, como de costume, mas no meio do trajeto, o motorista resolveu parar em uma padaria e surpreendeu os passageiros ao comprar duas garrafas de refrigerante e distribuir entre eles.

“A gente achou que ele tinha parado para trocar dinheiro para troco, algo assim, mas ai ele voltou com uma garrafa de Coca e outra de Guaraná e os copinhos e pediu para um dos passageiros distribui entre a gente”, conta.

 

Segundo Juliane, tinham aproximadamente uns 15 passageiros no ônibus. A operadora de telemarketing disse que a linha é cheia de problemas, como atrasos, motoristas que são grosseiros, e que eles estavam falando exatamente sobre essa falta de empatia quando tudo aconteceu.

“Nós começamos a aplaudir o motorista por esse gesto de carinho dele e resolvemos postar nas redes sociais como forma de homenagem. Cada um fez um pouco, um tirou a foto, o outro escreveu o texto e eu postei.”

A postagem repercutiu na web e tem mais de 370 reações até este domingo (16), além de dezenas de comentários e compartilhamentos.

“Ele [motorista] falou até que ficou um pouco tímido por causa da repercussão, que estava todo mundo falando com ele sobre isso”, afirma Juliana.

O g1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Transurb, que representa as empresas do transporte coletivo de Bauru, que informou que o motorista da linha é Edvaldo José Monteiro. O g1 tentou contato com ele também, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

De acordo com Juliane, no dia que distribuiu o refrigerante, o motorista explicou que, na semana anterior, o ônibus havia quebrado e os passageiros tiveram que ir a pé até conseguir pegar outro veículo, alguns depois de um dia de trabalho. Então, ele fez isso para pedir desculpas pelo transtorno e agradecer a compreensão de todos.

 Outros exemplos

Essa não é a primeira vez que motoristas do transporte coletivo protagonizam exemplos de empatia. Em 2019, a imagem do abraço de um PM e do motorista de um ônibus que se envolveu em um acidente viralizou e repercutiu em todo o país.

Na ocasião, o motorista do transporte coletivo Rogério Antônio Souza acabou atropelando a garupa de uma moto que caiu após bater na lateral do veículo no centro da cidade. Quando o cabo André Gustavo Ferreira da Silva chegou ao local do acidente, encontrou Rogério sentado no chão do ônibus, em prantos.

Foi quando o policial chamou o motorista pelo nome e o abraçou, em uma cena que causou comoção. A atitude de empatia do policial recebeu várias mensagens de apoio e elogio nas redes sociais.

Já em 2021, o motorista de um ônibus ajudou a divulgar o “negócio” de duas crianças que resolveram vender seus desenhos pelo preço simbólico de R$0,50 no portão de casa durante a pandemia de Covid-19.

Os irmãos Lukas Gabriel e Sophia Vitória, que na época tinha 11 e 7 anos, incentivados pela mãe a deixar o celular de lado durante a pandemia resolveram produzir desenhos e tiveram a ideia de vendê-los no portão de casa.

A ação das crianças chamou a atenção do motorista Edivaldo Alves Geovani, que fez um vídeo em que para o ônibus que passava sempre em frente a casa das crianças e compra os desenhos. 

Em poucos dias, as imagens viralizaram e as crianças receberam vários presentes, inclusive uma mesinha para fazer os desenhos, que antes eram produzidos em cima de uma caixa de papelão.

G1