Hackaball é um protótipo britânico que mistura aplicativos, tablets e a velha bola de borracha

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Hackaball é uma pequena bola composta de sensores de movimento que percebem quando ela é jogada, sacudida, derrubada e até mesmo quando é mantida imóvel. Com a ajuda de um aplicativo desenvolvido para iPad e iPhones, as crianças podem programar suas próprias brincadeiras com a bola, que responde mudando de cor, se iluminando de formas diferentes ou emitindo sons.

A brincadeira faz com que as crianças sejam fisicamente ativas ao mesmo tempo em que incentiva o interesse delas por programação. A ideia foi desenvolvida pela Map, consultoria criativa especializada em design industrial, e pela agência de inovação britânica Made by Many.

“Estávamos pesquisando como oferecer brincadeiras por meio de dispositivos conectados", diz Seb Potter, gerente de produtos da Made by Many e responsável pela Hackaball. "Fomos buscar inspiração em objetos simples como a bola e construímos uma nova experiência de interações entre o universo físico e o digital."

No processo de criação, sete versões da Hackaball foram feitas e levadas a teste com seu público alvo: crianças, pais e professores nos parquinhos de Londres, na Inglaterra. Os testes com mais de 100 crianças provaram que elas adoram a ideia de criar a própria brincadeira.

“O objetivo da Hackaball é o de inspirar crianças para que passem de consumidores de tecnologia digital a criadores. Para isso, introduzimos conceitos fundamentais de planejamento, teste, aprendizado e refinamento”, afirma Potter.

O projeto foi anunciado no Kickstarter em março deste ano, com o objetivo de levantar US$100 mil para viabilizar a produção. No entanto, o interesse foi tamanho que mais de US$ 241 mil foram levantados. A expectativa é que as primeiras Hackaballs cheguem aos financiadores já em dezembro.