Além de ser a terra natal de Van Gogh, a província holandesa de Brabante do Norte possui uma ciclovia brilhante inspirada na famosa obra “A Noite Estrelada”. Situada na cidade de Eindhoven, nos arredores do vilarejo de Nuenen, onde Van Gogh morou de 1883 a 1885, a ciclovia tem cerca de 600 metros e se ilumina ao anoitecer.

A “mágica” ocorre graças às milhares de pedras falsas no concreto cobertas com um material inteligente que permite que elas sejam carregadas durante o dia e que ganhem brilho ao cair da noite.

A ciclovia está localizada entre dois moinhos retratados em pinturas de Van Gogh: o moinho Opwetten, em Nuenen, e o moinho Col, em Eindhoven. As obras foram pintadas no período em que o artista morou em Eindhoven, em que usou a cidade como cenário para seus quadros.

A “Van Gogh-Roosegaarde Fietspad”, nome original da ciclovia, foi inaugurada no final de 2014 como parte das celebrações dos 125 anos do aniversário da morte do pintor holandês e foi elaborada pelo artista Daan Roosegaarde, conhecido por projetos que misturam tecnologia e arte em ambientes urbanos.

“Queria criar um lugar que as pessoas vivenciassem de uma forma especial, com técnica aliada à experiência, isso é o que a tecnopoesia significa para mim”, disse Roosegarde na época da inauguração da ciclovia.

Rota de cicloturismo
A ciclovia inspirada na obra “A Noite Estrelada” faz parte de uma rota maior de 435 km que atravessa locais históricos por onde Van Gogh passou em Brabante do Norte.

Esta rota maior é dividida em 10 ciclovias individuais espalhadas pela província, incluindo uma que atravessa a cidade em que o artista nasceu, Zundert, com 46 km de extensão e que passa por seis monumentos dedicados a Van Gogh.

Também é possível conhecer vários dos lugares que o pintor esteve na província a partir de uma rota turística a pé. Juntos, os cinco percursos têm uma extensão total de 63 km e passam por Nuenen, Zundert, Etten-Leur, Helvoirt e Tilburg.

Van Gogh na França
Apesar de ter nascido e crescido na Holanda, foi na França que o pintor pós-impressionista passou pelo período mais produtivo de sua carreira e onde faleceu.

“A Noite Estrelada”, uma de suas obras mais lembradas, foi pintada nesta época após ser internado em um hospital na comuna de Saint-Rémy, na Provence, em 1889. A obra, hoje disposta no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), retrata a vista da janela do quarto do hospital pouco antes do nascer do sol.

O artista morou ainda durante um ano em Arles, cidade de 52 mil habitantes também na Provence, entre 1888 e 1889, em que pintou mais de 300 quadros e desenhos. A localidade conta com o Le Café Van Gogh, chamado originalmente Le Café La Nuit, que foi eternizado em no quadro batizado de “O Terraço do Café na Place du Forum, Arles, à Noite”.

BBC