Após mortandade de peixes em água esverdeada do Rio Tietê, governo anuncia medidas para ajudar piscicultores afetados no interior de SP
Após os registros de mortandade de peixes na água do Rio Tietê com coloração esverdeada, o Governo de São Paulo anunciou medidas para auxiliar piscicultores afetados nas regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba (SP).
Em reunião, realizada em São Paulo (SP) na terça-feira (25), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) falou sobre a liberação de crédito para piscicultores que tiveram prejuízos financeiros e estão impossibilitados de exercer a atividade devido à água contaminada.
Em um vídeo, Tarcísio falou sobre a liberação de crédito e garantiu que os trabalhadores afetados, como é o caso registrado em Zacarias (SP), serão acompanhados de perto pela Secretaria Estadual de Agricultura (assista acima).
"Primeiramente, a gente está falando de uma fiscalização forte na Cetesb. A gente também tem a questão do crédito que vai ser liberado para os piscicultores. Vamos iniciar esse processo de cadastramento para que a possamos dar um auxílio financeiro imediato, já que houve um grande prejuízo para a produção" , explica.
O governador também falou sobre medidas que foram estruturadas com a Companhia Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em conjunto com a Universaliza SP, para garantir que os casos de eutrofização não ocorram no futuro e que a carga orgânica despejada na água seja diminuída.
Além do auxilio financeiro em caráter emergencial para os piscicultores prejudicados, segundo Tarcísio, as ações tomadas também visam favorecer aqueles que vão migrar de área, adiantando as autorizações especiais para que eles possam exercer essas atividades em outros locais.