Colors: Blue Color

O cacique Raoni Metuktire manifestou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (4), que é contrário à exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas, como deseja a Petrobras.

O líder indígena cobrou uma postura de maior preservação ambiental do presidente durante cerimônia no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso.

O cacique é uma das vozes mais influentes do Brasil na defesa dos povos indígenas e do meio ambiente.

Raoni citou as discussões no governo sobre a abertura de uma nova frente de exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas, no Norte do país. A Petrobras projeta uma retirada potencial de 10 bilhões de barris na região.

O primeiro sinal de temperatura amena e friozinho no Brasil começa em abril, segundo os meteorologistas. A previsão é de que três massas de ar frio atinjam o país ainda nos primeiros quinze dias do mês.

Depois de meses de temperaturas altas, abril deve trazer uma trégua em vários estados. Estão previstas três massas de ar frio de origem polar, que devem provocar queda nas temperaturas.

1ª massa de ar polar
Começa nesta semana, mas deve ser mais fraca.

A queda de temperatura deve atingir apenas o Rio Grande do Sul.

2ª massa de ar polar
Prevista para ocorrer entre os dias 5 e 9 de abril.

 A previsão indica queda nas temperaturas em:

Santa Catarina, com mínima de 19°C;
Rio Grande do Sul, com mínima de 14°C;
Curitiba, com mínima de 14°C;
Mato Grosso do Sul, com mínima de 22°C em algumas áreas;
São Paulo, com mínimas de 16°C;
Rio de Janeiro, com mínima de 18°C em parte do estado;
Sul de Minas e Zona da Mata (mínimas não especificadas).

Os habitantes de Paris aprovaram mais uma iniciativa para desincentivar o uso de carros na cidade. Após proibir aplicativos de patinete elétrico e triplicar a cobrança de estacionamento para veículos do tipo SUV, a capital francesa pretende agora banir completamente automóveis de 500 ruas, que serão arborizadas e transformadas em zonas para pedestres.

A medida, que faz parte dos esforços da administração municipal para melhorar a qualidade do ar e tornar a cidade mais agradável e segura para pedestres, foi aprovada em referendo popular por praticamente dois em cada três cidadãos da capital francesa que compareceram à votação no domingo (23).

Com o apoio popular, a prefeitura pretende fechar para carros cerca de 25 ruas em cada um dos 20 arrondissements (distritos). Atualmente, automóveis já não podem circular em cerca de 220 ruas. Com isso, uma em cada dez ruas de Paris deverá ser de uso exclusivo de pedestres. Os endereços ainda serão definidos posteriormente, em consultas com a população.

A decisão deve implicar ainda na perda de até 10 mil vagas de estacionamento na capital francesa ao longo dos próximos anos. Esse número se soma às outras 10 mil já eliminadas desde 2020.

Dados da prefeitura apontam que o trânsito na região caiu mais da metade desde 2001, quando os socialistas, atualmente liderados pela prefeita Anne Hidalgo, ascenderam ao poder. Na Paris central, apenas um em cada três domicílios dispõe de um carro. Nos subúrbios, onde vivem 10 milhões de pessoas e a rede de transporte público é menor, essa proporção é de dois para cada três.

Um século atrás, um artigo sobre uma criatura que morreu há mais de 2 milhões de anos começou a transformar nossa visão do curso da evolução humana como a entendemos hoje. Mas não foi nada fácil.

O que é, sem dúvida, um dos fósseis mais importantes já encontrados caiu nas mãos do autor do artigo, Raymond Dart, no dia do casamento de um amigo, que estava sendo realizado em sua casa.

A noiva estava prestes a chegar, e ele era o padrinho, mas não estava totalmente pronto quando viu dois carteiros carregando duas caixas grandes que claramente não eram presentes, contou ele em suas memórias, Aventuras com o Elo Perdido (1959).

Ele esperava essa entrega desde que Josephine Salmons, uma de suas alunas de anatomia, o alertou sobre uma descoberta inesperada.

Mineiros de cal encontraram alguns fósseis enquanto trabalhavam em uma pedreira chamada Taung — que significa "Lugar do Leão" — cerca de 500 quilômetros a noroeste de Joanesburgo, na África do Sul, onde Dart lecionava.

O acadêmico foi professor de anatomia na recém-fundada Universidade de Witwatersrand, conhecida como Wits, por um ano, então ele não tinha apenas equipamentos ou uma biblioteca, mas também um museu com espécimes.

Por isso ele pediu que os fósseis fossem enviados até ele e, ao vê-los chegar, desceu as escadas correndo, seminu.

Embora sua esposa, Dora, tenha implorado para que ele não começasse a vasculhar os escombros até o casamento terminar, ele não conseguiu resistir à tentação.

Menos ainda quando, na segunda caixa, ele avistou, em um pedaço de rocha, um crânio quase invisível.

Um motorista registrou o momento em que dirigia por uma rodovia em Atlanta, nos Estados Unidos, e levou um tremendo susto quando um raio caiu bem à frente de seu carro.

"Primeira vez que vejo um raio cair na minha frente. Não é possível que isso acabou de acontecer comigo!", escreveu Léxi.

O vídeo, feito pela câmera de segurança presa ao painel do veículo, durante uma tempestade no sábado (15), viralizou na rede social TikTok e muita gente comentou a imagem impressionante.

Um temporal histórico matou seis pessoas e deixou debaixo d'água a cidade de Bahía Blanca, na província de Buenos Aires.

A chuva transformou ruas inteiras em rios, obrigando a suspensão das aulas e a interrupção do serviço de transporte público. Algumas das vias de acesso à cidade foram destruídas. O governo local classifica a ocorrência como "tragédia", com mais de mil habitantes desabrigados.

Hospitais e outros serviços também foram afetados.

Segundo o serviço meteorológico argentino, foram 300 mm de chuva registrados em apenas 5 horas, uma precipitação recorde na cidade para o mês de março. Mais chuvas estão previstas para o local nas próximas horas.

A chegada de uma frente fria pode provocar chuvas intensas, quedas de raio e rajadas de vento de até 80 km/h no interior de SP entre domingo (9) e segunda-feira (10).

As regiões com alto risco de chuvas são as de Sorocaba e Marília. Já as regiões que apresentam risco moderado são Bauru, Araçatuba e São José do Rio Preto.

Segundo a Defesa Civil, alertas poderão ocorrer através dos celulares nas regiões com maior risco para que a população adote medidas preventivas para minimizar os impactos.

Apesar da frente fria, calor será extremo

No domingo (9), a previsão meteorológica indica que cidades como Sorocaba, Marília, Bauru, Araçatuba e São José do Rio Preto podem registrar temperaturas extremas durante a passagem da frente fria.

A fuligem das queimadas na Amazônia contribui para o derretimento das geleiras na Península Antártica, distante milhares de quilômetros, segundo estudo publicado na revista "Science Advances". A pesquisa revela ainda que embarcações turísticas na Antártida respondem por metade da fuligem que atinge a região.

Embora o aquecimento global seja a principal causa do degelo, aquecendo os oceanos e a atmosfera ao redor da Antártida, cientistas estão identificando novos fatores que aceleram esse processo, como a fuligem.

Desde os anos 1970, as queimadas na Amazônia e em outras regiões da América do Sul liberam até 800 mil toneladas de fuligem por ano na atmosfera — quase o dobro das emissões de fuligem geradas por combustíveis fósseis na Europa.

A fumaça carregada de fuligem sobe até 5 km de altitude e, impulsionada por ventos poderosos, percorre mais de 6 mil km até atingir a Península Antártica em menos de duas semanas.

Apenas partículas ultrafinas, invisíveis a olho nu e cerca de 100 vezes mais finas que um fio de cabelo, chegam às geleiras.

Ao pousar na neve, essas partículas aquecem o gelo, formando pequenas poças de água ao seu redor. Isso ocorre porque a fuligem, ou carbono negro, absorve calor intensamente devido à sua cor escura — assim como roupas pretas aquecem mais sob o sol — explica Márcio Cataldo, coautor do estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Os cientistas já sabiam que a fuligem amazônica chegava à Antártida, mas as crescentes queimadas têm intensificado o fluxo e o impacto dessas partículas.

Ao menos 880 celulares foram furtados e roubados durante o pré-carnaval no estado de São Paulo, entre sábado (22) e domingo (23), segundo o levantamento da Secretaria da Segurança Pública.

Duas mulheres foram presas com 16 celulares furtados na tarde de domingo em Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo. Os crimes aconteceram durante o Bloco Modo Surto, comandado pela cantora Luísa Sonza.

Um engenheiro contou à polícia que estava no bloco quando duas mulheres tentaram passar por ele e "ficaram fazendo zigue-zague em sua frente, como se não soubessem como passar", segundo o boletim de ocorrência.

Em seguida, as suspeitas passaram pelo engenheiro e o apertaram, cada uma de um lado. A vítima, então, percebeu que seu celular havia desaparecido do bolso.

Um avião da Latam que decolou do Aeroporto do Galeão, no Rio, em direção a São Paulo, precisou retornar após bater em um pássaro na manhã desta quinta-feira (20).

O bico da aeronave, um Airbus A321, ficou destruído. Duzentas pessoas estavam a bordo, e ninguém ficou ferido. O incidente é conhecido como “bird strike” na aviação.

Por meio de nota, a companhia aérea lamentou o incidente e informou que os passageiros estão sendo reacomodados em outros voos nesta quinta e na sexta-feira (21).

Em um post nas redes sociais, Jerome Cadier, CEO da Latam no Brasil, disse que a aeronave retornou em segurança.

“Posso apostar que a primeira ação na Justiça contra a companhia aérea, pedindo indenização por dano moral por cancelamento deste voo, vai chegar amanhã mesmo. E assim segue a aviação brasileira. A pergunta é: quem paga a conta?", questionou o CEO.

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para altas temperaturas até quarta-feira (19), na capital e no interior de São Paulo.

Conforme o órgão, a previsão indica que uma massa de ar quente deve aumentar a sensação de calor e abafamento. Cidades da região de Bauru, Marília, Itapetininga e Sorocaba podem atingir até 38ºC nos próximos dias.

Um decreto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que suspendeu toda a ajuda externa americana congelou uma parceria que treinava brigadistas brasileiros para combater incêndios florestais.

Em janeiro, o republicano determinou que fossem suspensos, por 90 dias, todos os projetos que destinavam recursos para países estrangeiros. A justificativa foi a de que a ajuda externa dos EUA servia a "desestabilizar a paz mundial ao promover ideias" "contrárias a relações estáveis e harmoniosas" internas e entre as nações.

Entre os projetos afetados pelo decreto está o Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil, que é executado pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS, na sigla em inglês) desde 2021, em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e outros órgãos do país.

O programa forma brigadistas e oferece capacitação técnica para profissionais que já atuam na linha de frente do combate aos incêndios florestais.

Formulário de Pedido de Orçamento

Por favor, nos informe seu nome e telefone e entraremos em contato.