Colors: Blue Color

Um vídeo que mostra a interação inusitada entre ciclistas e uma arara em uma rodovia próxima a Guarapuã (SP), distrito de Dois Córregos (SP), alcançou mais de 1 milhão de curtidas nas redes sociais.

O ciclista Willian Padilha, de Jaú (SP), treinava com um grupo de amigos no sábado (10) quando o animal começou a acompanhar o percurso, voando a poucos centímetros dos atletas. 

A intensidade do tornado que atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no sábado (10), foi classificado como F2 na Escala Fujita, que vai até cinco, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Assista acima.

De acordo com o órgão, os ventos chegaram a 180 km/h e o percurso foi de cerca de 1 km, não tocando o tempo todo no chão.

"Essa escala [F2] vai de 180 km/h até 220 km/h. Então, a gente classifica o tornado como F2 na escala mais baixa, de aproximadamente 180 km/h", disse o meteorologista Leonardo Furlan.

A classificação feita pela Escala Fujita é usada no Brasil para medir a gravidade dos tornados com base nos danos provocados. Quanto maior for a destruição, maior é a categoria atribuída ao fenômeno. A escala vai de F0 a F5.

“Foi um tornado relativamente estreito, pequeno em extensão horizontal, mas que provocou danos significativos aqui na região. Em alguns momentos a nuvem funil tocava o solo, sua circulação interagia com o solo configurando o tornado, e em outros momentos ela subia e o dano não era identificado. Ou seja, os danos foram pontuais”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.

As mudanças climáticas, agravadas pelo comportamento humano, fizeram de 2025 um dos três anos mais quentes já registrados, apontaram pesquisadores da World Weather Attribution (WWA), nesta terça-feira (30).

Foi também a primeira vez que a média de temperatura dos últimos três anos ultrapassou o limite estabelecido no Acordo de Paris de 2015, que visa limitar o aquecimento a no máximo 1,5 graus Celsius. Especialistas afirmam que manter a Terra abaixo desse limite pode salvar vidas e evitar uma destruição ambiental catastrófica em todo o planeta.

As temperaturas permaneceram elevadas apesar da presença de La Niña, o resfriamento natural ocasional das águas do Oceano Pacífico que influencia o clima em todo o mundo. Os pesquisadores atribuíram o problema à queima contínua de combustíveis fósseis — petróleo, gás e carvão — que liberam gases de efeito estufa na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.

 “Se não pararmos de queimar combustíveis fósseis muito, muito rapidamente, muito em breve, será muito difícil atingir essa meta” de redução do aquecimento global, disse Friederike Otto, cofundadora da World Weather Attribution e cientista climática do Imperial College London, à Associated Press. “A ciência está cada vez mais clara.”

Centenas de pessoas em todo o Japão iniciaram um processo contra o governo, nesta quinta-feira (18), para exigir indenizações por sua inação diante das mudanças climáticas, informou o advogado que apresentou a ação.

"Acabamos de apresentar nossa ação e as evidências ao tribunal. Nosso recurso foi oficialmente aceito para tramitação", declarou à AFP o advogado Akihiro Shima, que argumenta que a inação do governo é inconstitucional.

Nos argumentos da ação, que conta com quase 450 signatários, os advogados criticam as medidas "gravemente insuficientes" do Japão diante das mudanças climáticas. Eles alegam que as ondas de calor provocam perdas econômicas, prejudicam as plantações e deixam muitas pessoas expostas.

A indenização pedida no processo é pequena: apenas mil ienes, equivalente a R$ 35, por demandante. De acordo com o advogado principal dele, o objetivo é chamar atenção para "a questão da responsabilidade do país", e não o dinheiro.

"As medidas tomadas pelo réu contra as mudanças climáticas são extremamente inadequadas e, como resultado, estão violando os direitos do demandante a uma vida pacífica e a desfrutar de um clima estável", afirma o resumo da ação, obtido pela AFP.

Um deles, o construtor Kiichi Akiyama, afirmou que o calor faz com que sua equipe precise trabalhar de modo mais lento, o que gera "enormes prejuízos" para sua empresa.

"Já tivemos casos em que pessoas desmaiam no campo ou caem mortas após voltar para casa. Mal consigo cavar com uma pá por 10 minutos sem ter que sentar para descansar. Não estaríamos nesta situação terrível se o governo tivesse mais iniciativa para adotar políticas climáticas", critica o japonês de 57 anos.
O Japão sofreu neste ano o verão mais quente desde o início dos registros em 1898.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, provou novamente o guaraná brasileiro e mudou de ideia: agora ele gosta.

Khan havia experimentado o refrigerante em novembro e publicado um vídeo dizendo que o sabor era horrível — o que gerou uma forte reação de brasileiros nas redes. Na última semana, ele recebeu novas latas da bebida enviadas pela primeira-dama Janja, acompanhadas de orientações sobre como tomar “do jeito certo”. (Veja o vídeo acima)

 Para lembrar: o prefeito esteve no Brasil em novembro para a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, evento preparatório da COP30 que reuniu gestores de grandes cidades do mundo para discutir ações contra a mudança do clima.

O Beto Carrero World vai apurar as causas do acidente que matou o piloto de motocicleta Lurrique Ferrari durante uma apresentação em Penha (SC) na tarde de domingo (23). Em respeito à família da vítima, o parque também suspendeu a apresentação da atração nesta segunda-feira (24).

Lurrique bateu a cabeça contra uma rampa no momento em que subia de moto na estrutura durante o show "Hot Wheels Epic Show". Ele chegou a ser levado ao hospital, mas a morte foi confirmada no fim da tarde.

Também nesta segunda, a Polícia Civil informou que será aberto inquérito.

"O parque está prestando suporte à família e já iniciou seus protocolos internos para apuração das causas do acidente. Em respeito à família e aos colegas de trabalho, informamos que o show não irá acontecer nesta segunda", disse em nota o empreendimento.

Natural de Adamantina (SP), a vítima se identificava nas redes sociais como atleta de wheeling e stunt, categorias dedicadas a manobras acrobáticas como saltos e truques no ar. Ele trabalhava no parque havia cerca de um ano e se dizia realizado em atuar no Beto Carrero World. A vítima também trabalhava como empreendedor em uma hamburgueria da família.

Acidente
O acidente aconteceu quando Ferrari saía de uma rampa e iria descer por outra. Um vídeo feito por um espectador mostrou o momento em que o motociclista acelerou para subir na estrutura. Ele conduzia a motocicleta atrás de outro piloto, que conseguiu completar a manobra.

Apesar do ato de abastecer o carro ser um hábito rotineiro na vida de milhões de brasileiros que dirigem, não é comum que os motoristas prestem atenção ao visor da bomba ou realizem a conta para conferir se o preço cobrado realmente corresponde à quantidade de combustível que entra no tanque.

Criada com o intuito de proteger o consumidor, a bomba antifraude conta com um sistema moderno de criptografia que impede adulterações e manipulações eletrônicas nos postos de combustíveis.

Essa nova tecnologia, que será implementada até 2029 em todo o país, já chegou no interior de SP e, na região de Bauru, 33 postos já adotaram a tecnologia, entre eles um em Pederneiras (SP), totalizando 71 bombas em funcionamento (confira no final da reportagem como verificar).

Segundo o delegado regional do Ipem-SP de Bauru, Gustavo Pinheiro Sanchez, o novo modelo possui assinatura digital criptografada que valida e revalida os dados de abastecimento, garantindo que o volume informado na tela seja exatamente o que é entregue ao consumidor.

O furacão Melissa evoluiu para a categoria 5 nesta segunda-feira (27) no mar do Caribe e ameaça países da região com ventos de até 260 km/h. O fenômeno natural se aproxima da Jamaica, que evacuou moradores por todo o país.

"Melissa agora é um furacão de categoria 5. Ventos destrutivos, marés de tempestade e inundações catastróficas vão piorar na Jamaica ao longo do dia e durante a noite", afirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos em boletim divulgado às 6h do horário de Brasília.

O furacão deve tocar o solo na Jamaica na madrugada de terça-feira, e horas depois subir para Cuba, e seguir para as Bahamas até quarta-feira. O furacão estava localizado a cerca de 205 quilômetros ao sul-sudoeste de Kingston, na Jamaica, e a aproximadamente 505 quilômetros ao sudoeste de Guantánamo, em Cuba, informou o NHC em seu boletim das 6h.

O furacão apresentava ventos máximos sustentados de 260 km/h e se deslocava para oeste a 6 km/h, segundo o NHC. Categoria 5 é o nível mais alto na escala Saffir-Simpson, com ventos sustentados acima de 252 km/h. O fenômeno natural evoluiu rapidamente para a categoria máxima —tornou-se um furacão ainda no sábado.

Melissa é o furacão mais forte da história recente a atingir diretamente a Jamaica e deve despejar até 76 centímetros de chuva e causar uma maré de tempestade que apresenta riscos à vida. O governo jamaicano ordenou evacuações obrigatórias para moradores da capital Kingston, Porto Real e outras áreas da ilha para 900 abrigos disponibilizados à população. Os dois aeroportos internacionais do país foram fechados no domingo.

Líderes de diversos países do mundo assinaram nesta segunda-feira (13), no Egito, um acordo para oficializar o cessar-fogo da guerra na Faixa de Gaza, sugerido pelo presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. Mas os dois lados do conflito – Israel e o grupo terrorista Hamas – não estiveram presentes.

Trump sinalizou que a primeira fase do acordo está concluída e que a partir de agora começa uma nova fase, que debaterá a reconstrução de Gaza e a governança local, entre outros aspectos.

Chamado de "cúpula da paz em Gaza", o encontro ocorreu na cidade egípcia de Sharm El-Sheik. O documento foi assinado pelo próprio Trump e pelos presidentes Abdul al-Sisi (Egito) e Recep Tayyip Erdogan (Turquia), além do emir Tamim bin Hamad Al Thani (Catar) – essas três nações atuaram como mediadoras das tratativas.

A assinatura ocorreu horas após o Hamas ter libertado os 20 últimos reféns israelenses que ainda estavam sob seu poder em Gaza.

"Juntos, conseguimos fazer o que todos disseram que era impossível. As pessoas não acreditariam que conseguiríamos a paz no Oriente Médio [...]. Agora, a reconstrução [de Gaza] começa", afirmou Trump nesta segunda.
Com participação de mais de 20 líderes mundiais (veja nomes abaixo), a cúpula tem como objetivo conduzir uma segunda etapa de negociações do plano de paz, apresentado no fim de setembro por Trump e iniciado efetivamente na semana passada, após aprovação de negociadores de Israel e do Hamas.
A proposta prevê o fim da guerra; o estabelecimento de condições para paz duradoura no Oriente Médio; e a implantação de um conselho que irá supervisionar Gaza no primeiro momento do pós-guerra.
Até a última atualização desta reportagem, não havia ficado claro como esse conselho supervisor irá funcionar. Outros detalhes do plano de Trump continuavam vagos, com pendências referentes a assuntos delicados e de fortes desavenças entre Israel e Hamas, caso do desarmamento do grupo terrorista.

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (13) uma nova atualização sobre os casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

Até agora, o país soma 213 notificações:

32 confirmações,
e 181 investigações em andamento
Outras 320 ocorrências foram descartadas.

Os casos confirmados estão distribuídos por três estados:

São Paulo (28),
Paraná (3)
e Rio Grande do Sul (1).
Entre os casos ainda sob investigação, a maioria também é de São Paulo, que concentra 100 registros.

Na sequência aparecem Pernambuco (43), Espírito Santo (9), Rio Grande do Sul (6), Rio de Janeiro (5), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Goiás (3), Maranhão (2), Alagoas (2), Minas Gerais (1), Paraná (1), Rondônia (1).

 O levantamento aponta ainda cinco mortes confirmadas em São Paulo.

Outros 9 óbitos estão sob investigação: 1 no Ceará, 1 em Minas Gerais, 1 em Mato Grosso do Sul, 3 em Pernambuco e 3 em São Paulo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou neste domingo (5) a importação de 2,6 mil frascos do medicamento utilizado para tratar a intoxicação por metanol.

A medida, tomada em caráter excepcional, atende a um pedido do Ministério da Saúde, que havia anunciado, no sábado (4), a compra do antídoto para a intoxicação provocada pela ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas.

Segundo a agência, caberá ao ministério definir a forma de entrega do Fomepizol.

O Ministério da Saúde negociou a compra dos frascos, produzidos por uma empresa japonesa, junto à Organização Panamericana de Saúde (Opas).

A pasta comprará 2,5 mil unidades do Fomepizol. Outros 100 frascos serão doados pelo próprio fabricante.

O campus de Bauru da Universidade de São Paulo (USP) tem 13 docentes listados entre os 2% melhores cientistas do mundo, segundo ranking anual elaborado pela Universidade Stanford (EUA).

O levantamento, divulgado em setembro, avalia a influência e o impacto dos pesquisadores com base em citações de artigos, tanto em toda a carreira quanto no recorte de um ano. São analisadas 22 grandes áreas científicas e 174 subáreas.

Entre os nomes citados, estão 12 professores da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e um da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU-USP). Confira a lista abaixo.

Para a diretora da FOB, Marília Buzalaf, um dos nomes indicados, os resultados refletem o impacto de projetos recentes desenvolvidos no campus.

“O que deve ter contribuído, no meu caso, são os resultados do meu projeto temático da Fapesp, em que estamos propondo uma nova estratégia para prevenção da cárie dentária com base na remodelação da película adquirida”, explica.