Nova onda de frio começa nesta segunda; Sul deve registrar temperaturas negativas
Depois de uma última semana fria, com capitais batendo recordes de menores marcas do ano, uma nova massa de ar polar começa a avançar sobre o Brasil nesta segunda-feira (30).
A previsão é que o fenômeno atue até sexta (4), provocando queda nas temperaturas principalmente no Sul, em parte do Centro-Oeste e em áreas da Região Norte.
Já no Sudeste, esta quarta frente fria do ano e a segunda desde o início oficial do inverno, chega mais enfraquecida e não deve provocar mudanças significativas no tempo.
.Em São Paulo (SP), por exemplo, as temperaturas devem cair ligeiramente nas madrugadas, mas sem chegar a configurar uma onda de frio. Para isso, é necessário que os termômetros fiquem ao menos 5 °C abaixo da média por três a cinco dias consecutivos, o que não deve acontecer.
Nesta semana, a capital paulista terá dias frios, nublados e com chance de chuva. Nesta segunda, a mínima é de 13 °C e a máxima de 21 °C. Na terça (1º), o tempo segue fechado, com variação entre 12 °C e 22 °C. O frio aumenta mesmo na quarta (2), com mínima de 9 °C e máxima de 13 °C, e pancadas isoladas. Na quinta (3), há risco de trovoadas, com temperaturas entre 11 °C e 16 °C.
“[Essa nova onda] deve ser menos intensa do que a primeira do inverno. Isso porque a massa de ar polar que está avançando agora tem menor força e alcança uma área mais limitada do país”, explica o meteorologista César Soares, da Climatempo.
Já nas primeiras horas desta segunda, o ar gelado deve provocar as quedas mais acentuadas de temperatura nos três estados do Sul. As madrugadas entre terça e quinta prometem ainda mínimas próximas de 0 °C, com possibilidade de geada nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) devem amanhecer com temperaturas baixas ao longo da semana, especialmente entre quarta e sexta.
Na capital gaúcha, a mínima pode chegar a 0 °C no início da semana, com máximas em torno de 10 °C e céu nublado, além de chuva isolada prevista para quinta. Florianópolis começa com mínimas de 7 °C e máximas de até 17 °C, mantendo muitas nuvens e chances de chuva ao longo dos dias.
Em Curitiba, o frio se intensifica a partir de quarta, com mínima de 5 °C e máxima de 10 °C, tempo fechado e chuvas isoladas frequentes até o fim da semana.
No Centro-Oeste, o frio mais intenso também será sentido, principalmente em Mato Grosso do Sul e na faixa oeste de Mato Grosso. Em cidades como Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), a previsão aponta manhãs frias e tardes amenas, com céu limpo e pouca nebulosidade, mas o padrão típico de inverno seco continua predominando na região.
Chuvas no Sul
No Paraná, segundo a Climatempo, há risco de temporais no começo dessa semana, especialmente no centro-leste do estado, incluindo Curitiba, que começa a semana com possibilidade de chuva forte e rajadas de vento.
Em Santa Catarina, pancadas intensas podem atingir o norte do estado e o Vale do Itajaí, com tempo nublado persistente. Em Florianópolis, o céu continua carregado e a instabilidade se mantém.
No Rio Grande do Sul, a chuva perde força nos próximos dias, mas ainda há previsão de instabilidade na quinta, com chance de chuva isolada em Porto Alegre. No interior, o frio predomina, e há possibilidade de geada em áreas como o oeste e a Campanha.
Em todas essas regiões, a combinação de temperaturas baixas, céu encoberto e alta umidade deve reforçar a sensação de frio até o fim da semana.
Já entre o Norte e o Nordeste, os maiores volumes de chuva se concentram na porção litorânea. "No entanto, também chove de forma expressiva no Acre, oeste do Amazonas e em Roraima. Há ainda previsão de pancadas localizadas em Rondônia, sul do Amazonas, sul do Pará e em algumas áreas do agreste nordestino", diz Paulo Lombardi, mestre em meteorologia pela USP e meteorologista da Tempo OK.