Um levantamento do MapBiomas mostra que o Brasil perdeu o equivalente ao território da Paraíba em queimadas só no mês de agosto. Os dados são do Monitor do Fogo, que foi criado em 2019, e mostram que o país nunca tinha tido um cenário tão grave quanto o registrado no último mês.

 Se compararmos agosto de 2024 com agosto de 2023, a alta foi de 149%, em números, um salto de 3,3 milhões de hectares. Um a cada quatro deles estão em áreas de pastagens, usadas para a pecuária.

Um dos estados mais afetados, São Paulo, foi decisivo para o número se tornar tão alarmante, uma vez que o estado teve 86% das queimadas de 2024 concentradas em agosto, quase 90% em áreas de agropecuária.

Uma tripulação de quatro civis a bordo da missão Polaris Dawn da SpaceX abriu a escotilha de sua cápsula e fez história como o primeiro grupo de astronautas não governamentais a realizar uma caminhada espacial.

A SpaceX transmitiu o evento ao vivo pelo X (antigo Twitter) — também conhecido como atividade extraveicular (EVA) — que começou pouco depois das 7h (horário de Brasília).

Todo o veículo Crew Dragon da SpaceX, que impulsiona e protege a tripulação, foi despressurizado e exposto ao vácuo do espaço — um marco perigoso e histórico na jornada de cinco dias da tripulação da Polaris Dawn pela órbita da Terra. A missão já estabeleceu recordes, viajando mais longe no espaço do que qualquer ser humano desde que o programa Apollo da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) foi encerrado há mais de 50 anos.

A polícia de Nashville, cidade no estado americano do Tennessee, está dando créditos à lenda do rock Jon Bon Jovi por socorrer uma mulher na ponte de pedestres Seigenthaler na noite de terça-feira (10).

De acordo com uma declaração publicada na página do Departamento de Polícia Metropolitana de Nashville no X nesta quarta-feira (11), o músico “ajudou a persuadi-la a sair da saliência sobre o Rio Cumberland para um lugar seguro”.

“É preciso que todos nós ajudemos a manter uns aos outros seguros”, acrescentou o chefe de polícia de Nashville, John Drake.

Um porta-voz do Departamento de Polícia Metropolitana de Nashville disse à CNN nesta quarta-feira que a mulher, cujo nome não foi divulgado, foi levada a um hospital local para tratamento e avaliação.


Diante de temperaturas altas e recorde de umidade baixa por todo o estado, ter que lidar com o tempo seco e a saúde tem sido um desafio para os humanos. Mas já imaginou como essas condições podem afetar os pets?

Para responder a essa pergunta, o g1 conversou com uma especialista sobre a saúde dos pets, que apontou que raças da "cara achatada" e do focinho pequeno, têm mais problemas de saúde nestas condições.

A nova onda de calor elevou as temperaturas no interior de SP, além de fazer com que a Defesa Civil emitisse alerta para risco de incêndios e índices baixíssimos de umidade do ar. Além disso, as queimadas aumentaram a presença de fumaça na atmosfera, o que pode prejudicar a saúde da população e a dos animais.

A fumaça que cobre o país vem, principalmente, de onze estados e do Distrito Federal (DF), de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O mapa do fogo mostra que, nestas unidades da federação, o total de focos de incêndio mais que dobrou entre 1º de janeiro e 10 de setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O fogo é usado não só para o desmatamento, mas nos processos agropecuários, como limpeza e renovação de pastos. Todos os anos, de julho a agosto, o país enfrenta a temporada do fogo, principalmente na Amazônia, o que castiga quem mora na região, que fica sufocada com a fumaça.

No entanto, este ano, a situação é diferente. Como revelou o g1, o Brasil vive uma seca nunca antes vista em sua história recente, e o fogo mais que dobrou em quase metade dos estados do país, espalhando a fumaça. No Sudeste, por exemplo, todos os estados mais do que dobraram os índices. (Entenda mais abaixo)

A cidade de São Paulo amanheceu nesta segunda-feira (9/9) com a pior qualidade de ar do mundo, de acordo com o ranking suíço IQAir, que opera uma plataforma com cerca de 120 grandes cidades com dados meteorológicos gerados por governos, instituições de pesquisas e organizações sem fins lucrativos.

No domingo, a capital paulista já aparecia, junto com Porto Velho (RR) e Rio Branco (AC), no topo da lista, todas com índices "muito insalubres", de acordo com o monitoramento suíço.

O "corredor de fumaça" das queimadas que se espalhou pelo Brasil nas últimas semanas, somado à baixa umidade do ar em grande parte do país, deixaram o ar carregado de partículas em várias regiões do Brasil.

A baixa umidade fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançasse, nesta segunda, um alerta laranja de perigo para 12 estados e o Distrito Federal.

Além do DF, os estados deGoiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão podem ficar com a umidade abaixo de 20%.

Os incêndios que se alastraram pelo interior de São Paulo, cobrindo o céu de muitas cidades e causando pânico e evacuações, chamou atenção para o uso do fogo nas chamadas queimas controladas da agricultura.

A situação é bastante comum no cultivo de cana-de-açúcar — os recentes incêndios atingiram principalmente os canaviais, queimando 100 mil hectares de lavouras e causando um prejuízo milionário aos produtores.

Os questionamentos se intensificaram quando um vídeo que mostra essa prática viralizou nas redes sociais.

Nas imagens, funcionários de uma usina colocam fogo em uma plantação de cana.

Até o dia 8 de setembro, 6,2 mil focos de incêndio foram registrados no Estado de São Paulo, sendo a maioria deles (pouco mais de 2,6 mil) em um só dia, 23 de agosto. É o maior desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a fazer este tipo de levantamento.

A cantora Beyoncé, 43, escolheu um look criado por uma marca brasileira para ir à um casamento no sábado (7). A cerimônia foi de de Sam Greenberg, que trabalhou como assistente pessoal da norte-americana por mais de uma década.

Os registros foram feitos por pessoas que estiveram no evento e, depois, postaram as imagens em redes sociais, como o TikTok.

A roupa usada pela voz de “Drunk In Love” e “Crazy In Love” era um conjunto formado por um top e uma saia da Farm Rio, empresa carioca que usa signos de brasilidade para compor estampas em suas coleções. As duas peças escolhidas por Beyoncé não estão disponíveis para venda, mas há no site oficial da marca nos Estados Unidos a opção de pedir para receber um aviso caso elas fiquem disponíveis.

O estado de São Paulo têm 8 cidades com focos ativos de incêndio, segundo informou a Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (9). Todo o estado, entretanto, está em situação de emergência por conta do alto risco de incêndios.

Veja a lista abaixo:

Pedregulho
Dois Córregos
Mairiporã
Itirapuã
Elias Fausto
Santo Antônio do Aracangua
São João da Boa Vista
General Salgado

No início de mês, o governo anunciou o fechamento emergencial de 79 unidades de conservação e parques localizados na região metropolitana e interior do estado.

Um asteroide de aproximadamente um metro se desintegrou na atmosfera da Terra sobre as Filipinas, perto da Ilha de Luzon, na tarde desta quarta-feira (4), segundo a Nasa. A Agência Espacial Europeia (ESA) estimou que o impacto ocorreu às 13h39 (horário de Brasília).

 O Catalina Sky Survey descobriu o objeto, inicialmente chamado CAQTDL2, mas agora nomeado 2024 RW1, na manhã desta quarta. Segundo a agência espacial, asteroides de cerca de 1 metro de tamanho atingem a Terra aproximadamente a cada duas semanas, embora raramente sejam avistados antes de impactar o planeta.


aster2

“Este é apenas o nono asteroide que a humanidade conseguiu avistar antes do impacto”, escreveu a ESA no Twitter.

No último congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizado entre 30 de agosto e 2 de setembro, uma nova pesquisa trouxe mais dados sobre como o climatério – o período que marca a transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva das mulheres – muda o perfil lipídico, o que pode trazer problemas para a saúde cardiovascular.

De acordo com a médica Stephanie Moreno, professora da University of Texas Southwestern, nos EUA, há um aumento da taxa de LDL (lipoproteína de baixa densidade), o “mau” colesterol como é chamado, e uma diminuição de HDL (lipoproteína de alta densidade), o “bom” colesterol: “esse quadro agrava o risco do perfil lipídico, podendo levar à doença arterial coronariana”.

Uma forte onda de calor atinge o Brasil na primeira quinzena de setembro, segundo alguns dos principais institutos de meteorologia do Brasil. A previsão é de que os termômetros registrem temperaturas máximas entre 40°C e 45°C em alguns Estados nesse período.

Isso poderia elevar a média da temperatura para a época e pode tornar este um dos meses de setembro mais quentes já registrados no país. Mas por que isso acontece?

A BBC News Brasil ouviu especialistas para entender se isso é algo atípico e quais fenômenos estão causando esse calor fora do comum.

Um incêndio atingiu uma área de mata próxima a uma fábrica de materiais escolares localizada na Avenida Rodrigues Alves, em Bauru (SP), na tarde desta quinta-feira (5).

Segundo apurado pela TV TEM, o incidente teve início nas proximidades da entrada do Núcleo Habitacional Otávio Rasi e se espalhou até próximo da indústria.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou combate às chamas. Em apoio às equipes de resgate, os brigadistas da própria fábrica se ofereceram para auxiliar no controle do incêndio utilizando mangueiras e formando um cordão de isolamento com água.

A rede social BlueSky ganhou um milhão de novos usuários brasileiros nos últimos três dias, em meio ao impasse que culminou na suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil na sexta-feira (30/8).

A plataforma informou, em nota à BBC News Brasil, que está com uma alta taxa de crescimento de novos usuários ao longo dos últimos dias.

"Brasil, você está estabelecendo novos recordes de atividade no Bluesky!", anunciou a plataforma na sexta.

A Bluesky (céu azul, em tradução direta) foi idealizada pelo mesmo criador do Twitter, Jack Dorsey, em 2019. Na época, era um projeto interno do Twitter, mas em 2021 se tornou uma plataforma independente.

Atualmente, a responsável pela empresa é a executiva Jay Graber e a "equipe Bluesky", segundo detalha o perfil oficial da rede.

A plataforma é semelhante ao antigo Twitter, porque permite que os usuários façam publicações curtas (até 300 caracteres). Na rede também é possível compartilhar, fotos, textos e republicar postagens de outros usuários.

Desde o seu lançamento, a Bluesky considerou o Brasil como um país importante para a rede.

Quando o X foi vendido para o bilionário Elon Musk, em outubro de 2022, muitos usuários começaram a deixar a plataforma e migrar para outras redes semelhantes, como a Bluesky.

Em abril, quando teve início o imbróglio entre Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cerca de 100 mil brasileiros criaram contas no Bluesky, segundo divulgado pela plataforma. Na época já era cogitada a suspensão do X no país, diante dos frequentes ataques de Musk a Moraes e as recusas em atender aos pedidos judiciais no país.

Mas o recorde de novos usuários brasileiros na Bluesky ocorreu entre sexta-feira e sábado (31/8), após Moraes determinar a suspensão do X no Brasil.

Na quarta-feira (28/8), o ministro havia intimado Musk a indicar um representante legal no Brasil no prazo de 24 horas. Caso não cumprisse, a rede social seria suspensa no país.

Na decisão de sexta, Moraes argumentou que a postura adotada por Musk na rede social incentiva discursos extremistas e antidemocráticos. Além disso, o bilionário estaria obstruindo a Justiça ao não seguir determinações como bloqueio de perfis na rede social e ao deixar de apontar um representante legal no país.

O ministro do STF determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) bloqueasse o X em todo o Brasil. No sábado (31/08), usuários de internet no Brasil já não conseguiam acessar a rede. Moraes fixou um prazo de até cinco dias para que todos os envolvidos na operação, incluindo empresas de telefonia e servidores, cumpram com o bloqueio da plataforma.

Logo após a decisão, Musk reagiu em sua conta no X. Disse que “a liberdade de expressão é a base da democracia e um pseudo-juiz não eleito no Brasil está a destruindo para fins políticos”.

O Brasil é o sexto maior mercado do X no mundo, com 21,5 milhões de usuários, segundo a plataforma global de dados e estatísticas Statista. O país só fica atrás de EUA, Japão, Índia, Indonésia e Reino Unido.

Sem o X, usuários brasileiras buscaram novas plataformas que se assemelham à rede de Musk.

Políticos, como o presidente Lula, e outras autoridades anunciaram suas contas em duas novas plataformas: a Bluesky e o Threads, da Meta.

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a suspensão do X no Brasil em votação realizada nesta segunda-feira (2/9).

A decisão foi tomada por plenário virtual — em que os ministros colocam suas decisões em um sistema eletrônico da Corte. O prazo final para decisão sobre a questão do X era 23h59 desta segunda-feira.

O bloqueio do X foi determinado por Moraes na sexta-feira (30/1) e implementado pela Anatel no dia seguinte. Jornais brasileiros noticiaram que a portas fechadas os ministros do STF pediram a Moraes que a decisão fosse colocada em votação na primeira turma.

O bloqueio do X desencadeou uma briga entre o X, do bilionário Elon Musk, e a Justiça brasileira.

Alexandre de Moraes determinou o bloqueio do X no Brasil — o que foi realizado pela Anatel e por provedores de internet no país no fim de semana.

A decisão de Moraes prevê multa diária de R$ 50 mil para quem usar um serviço VPN, que permite furar o bloqueio, para acessar o serviço.

O interior de São Paulo enfrenta um intenso período de estiagem, com condições de seca extrema e severa em mais da metade do estado de São Paulo, incluindo Itápolis. Nas regiões de Sorocaba, Jundiaí, Itapetininga, Bauru e São José do Rio Preto (SP), a situação não é diferente, mostram dados do Governo Federal (veja mapa acima).

De acordo com Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), responsável por gerenciar e direcionar ações para o enfrentamento de crises climáticas, essa é a maior seca já registrada no Brasil desde 1950 e afeta o país de forma geral, com exceção do Rio Grande do Sul.

A seca atinge 641 dos 645 municípios paulistas, quase todo o estado. Confira as condições enfrentadas em SP:

Seca severa: 272;
Seca moderada: 234;
Seca extrema: 82;
Seca fraca: 53.

Na região de Jundiaí, Jarinu enfrentava situação de seca severa.

Nove cidades do estado de São Paulo têm focos ativos de incêndio, segundo informou a Defesa Civil na manhã desta terça-feira (3).

Os focos estão localizados na região de Ribeirão Preto, Campinas, Bauru, Marília e no Vale do Paraíba.

Veja a lista abaixo:

Jardinópolis
Dois Córregos
Pedregulho
São Simão
Pompeia
Piracicaba
Monte Alegre do Sul
Altinopolis
Cunha

No domingo (1°), o governo anunciou o fechamento emergencial de 79 unidades de conservação e parques localizados na região metropolitana e interior do estado.

Um artista plástico de Assis, no interior de São Paulo, se destacou ao exibir pinturas onde ressignifica tanques de guerra em um museu de Hannut, uma pequena cidade da Bélgica palco de uma das maiores batalhas durante a Segunda Guerra Mundial.

Kleber Lopes trabalha principalmente com grafitagem e já participou de vários leilões e exposições fora do Brasil. Em março de 2024, quando expunha seus trabalho em Madrid, na Espanha, recebeu o convite para transformar uma antiga fazenda, na Bélgica, que funcionava como haras de cavalos, em um museu de street art, que mistura arte com gastronomia.

A fazenda está localizada em Hannut, uma cidade belga com pouco mais de 16 mil habitantes, que durante a Segunda Guerra Mundial foi o cenário de uma das maiores batalhas envolvendo tanques de guerra da época.

No alto de uma montanha, no árido Deserto do Atacama, no Chile, o Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) está construindo o maior telescópio óptico do mundo.

Eles não perderam muito tempo escolhendo um nome — será chamado Telescópio Extremamente Grande (ELT, na sigla em inglês).

Por outro lado, uma enorme energia foi investida no design e na construção do "maior olho do mundo no céu", que deve começar a coletar imagens em 2028 — e provavelmente vai ampliar nossa compreensão do Universo.

Nada disso seria possível sem alguns dos espelhos mais avançados já fabricados.

Elise Vernet, especialista em óptica adaptativa no ESO, está supervisionando o desenvolvimento dos cinco espelhos gigantes que vão captar e canalizar luz para o equipamento de medição do telescópio.

A região da Amazônia enfrenta uma crise ambiental histórica, com queimadas fora de controle, agravadas pela seca extrema que assola a região.

Em agosto, uma nuvem de fumaça encobriu vastas áreas do bioma e se espalhou por pelo menos 11 estados do país, alcançando milhares de quilômetros de distância, diz análise da WWF-Brasil.

Com base nos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estudo demonstra que somente até o dia 27 de agosto, foram registrados 28.697 focos de queimadas na Amazônia, um aumento alarmante de 83% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram identificados 15.710 focos.

Esse número também supera em 38% a média dos 10 anos anteriores, que vai de 2014 a 2023. Com isso, o total de queimadas em 2024 já alcançou 53.620 focos, um crescimento de 80% comparado a 2023, e o maior número registrado para o período desde 2010.

Uma nova onda de calor deve se intensificar nos próximos dias e elevar as temperaturas em boa parte do Centro-Sul do país. Há previsão de mais de 40ºC em parte do Centro-Oeste.

De acordo com a Climatempo, a partir da primeira semana de setembro, uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer no Brasil, dando início ao fenômeno já na próxima segunda-feira, dia 2.

 Ainda segundo o serviço de meteorologia, os atuais modelos meteorológicos sugerem que essa onda de calor pode ser mais prolongada, com temperaturas elevadas até meados da segunda quinzena do próximo mês em algumas regiões do país.

"Quanto às temperaturas, o Centro-Oeste, especialmente o Mato Grosso, deve registrar mais de 40°C. Estados como Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo também devem se aproximar dos 40°C", diz ao g1 Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.

O estado de São Paulo entra em alerta para risco elevado de incêndios entre esta sexta-feira (30) e domingo (1º). O alerta foi divulgado na quinta-feira (29) pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil Estadual.

 De acordo com o CGE, as temperaturas voltam a subir na sexta, com condições para baixa umidade relativa do ar. Neste cenário, as chances de queimadas aumentam.

O Mapa de Risco de Incêndio, que emite previsões para os próximos dias, aponta as regiões mais críticas com relação às altas temperaturas. De acordo com o Mapa, Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú, são cidades com risco elevado de incêndio, por conta das temperaturas que podem chegar a 35ºC. Nestas cidades, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 20%. O CGE ainda prevê ventos fortes que podem chegar aos 60km/h.

Subcategorias