"Ainda estou aqui", filme original Globoplay, foi indicado ao prêmio de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa no Globo de Ouro 2025. O anúncio aconteceu na manhã desta segunda-feira (9). O filme de Walter Salles concorre com outros cinco.

A última indicação do Brasil nessa categoria havia sido em 2005, com "Diário de Motocicleta", também de Walter Salles. Veja os indicados na categoria:

"Tudo Que Imaginamos Como Luz"
"Emilia Pérez"
"A Garota da Agulha"
"Ainda estou aqui"
"The Seed of the Sacred Fig"
"Vermiglio"

Estrela do filme, Fernanda Torres também foi indicada na categoria de Melhor Atriz, concorrendo com Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet.

"É muito emocionante e enaltece o poder do 'Ainda estou aqui', um drama falado em português. É muito emocionante eu ter sido indicada em uma categoria onde a maioria dos outros filmes são falados em inglês", disse Torres em comunicado.

"Ontem também foi surpreendente a Menção Honrosa que eu recebi da Associação de Críticos de Los Angeles, ao lado da Demi Moore, pois é um prêmio para todas as interpretações femininas e masculinas do ano, então é mesmo extraordinário. Estou muito feliz também que o filme segue forte nos cinemas do Brasil."

Apesar de adaptar o livro de memórias de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, "Ainda estou aqui" faz da história muito pessoal da família do escritor um alerta bem universal sobre os perigos do fascismo.

Com o olhar sensível do diretor Walter Salles – um breve reencontro com Fernanda Montenegro – e a interpretação hipnotizante de Fernanda Torres, se junta à lista de filmes brasileiros que marcam gerações, como "Central do Brasil" (1998) e "Cidade de Deus" (2002).

A dupla sertaneja Jorge e Mateus anunciou uma pausa na carreira por tempo indeterminado, após o encerramento da turnê comemorativa pelos 20 anos de sucesso, que acontecerá em 2025.

Os cantores explicaram que a decisão foi motivada devido ao desgaste físico e emocional da rotina intensa de apresentações. Vale lembrar que a dupla está na estrada desde os 18 anos, fazendo uma média de 250 shows por ano atualmente.

O Estado de São Paulo vem enfrentando um aumento no número de diagnósticos de coqueluche. Em Porto Ferreira, a Vigilância Epidemiológica analisou 29 amostras de pacientes suspeitos, confirmando quatro casos positivos da doença.

O que é a coqueluche?
A coqueluche é uma infecção respiratória causada pela bactéria Bordetella pertussis. Altamente transmissível, ela é caracterizada por crises de tosse seca, podendo afetar traqueia e brônquios. Em crianças menores de seis meses, as complicações podem ser graves e, se não tratadas, levar à morte.

Transmissão e incubação

A doença é transmitida pelo contato direto com gotículas de saliva de pessoas infectadas, eliminadas ao tossir, espirrar ou falar. A transmissão também pode ocorrer por meio de objetos contaminados. O período de incubação, tempo entre a infecção e o aparecimento dos sintomas, varia de 5 a 10 dias, podendo se estender até 42 dias em casos raros.

Diversas cidades da região registraram um aumento significativo no número de acidentes com animais peçonhentos em 2024. Entre janeiro e novembro, os casos envolvendo escorpiões e aranhas cresceram 10,02% em relação ao mesmo período de 2023.

Em Bauru, dados da Unidade de Vigilância em Zoonoses da cidade mostram que os acidentes com aranhas subiram de 43 para 51, um aumento de 18,6%, enquanto os com escorpiões saltaram de 316 para 344, um aumento de 8,86%.

De acordo com José Antônio Nobre Sant'anna , agente de endemias da cidade, medidas simples podem ajudar a reduzir a presença desses animais em casa.

 "É importante instalar telas em ralos, vedar portas e janelas, evitar vegetação densa e organizar materiais de construção que possam servir de abrigo", orienta.

Outra dica do agente é o uso de lanternas ultravioleta para identificar escorpiões durante a noite, já que esses animais ficam fluorescentes sob a luz.

O Corpo de Bombeiros encontrou no começo da tarde desta quinta-feira (5) o corpo da mulher boliviana que foi arrastada, junto com o filho de 5 anos, pela enxurrada quando tentavam atravessar uma avenida em Ibitinga (SP) na tarde de terça-feira (3). A criança ainda está desaparecida.

De acordo com os bombeiros, o corpo de Karen Silva foi encontrado próximo ao córrego Saltinho. Ela estava desaparecida desde terça-feira (3) quando ela e o filho, Josué, de 5 anos, foram arrastados por uma enxurrada enquanto tentavam atravessar a Avenida Carolina Geretto Dall'Acqua e acabaram caindo no córrego.

Quantas vezes você demorou para começar uma tarefa pendente? Ou para finalmente se inscrever naquele curso que você adora?

Às vezes, a preguiça, o medo de não fazer tudo perfeito ou a desmotivação nos afastam de realizar várias atividades. Ou adiamos tanto que acabamos perdendo um tempo precioso que poderíamos estar aproveitando.

Há muitos motivos que podem nos levar a isso. Mas também existem soluções.

Para esses casos, os japoneses têm diversas técnicas que podem nos ajudar a superar a preguiça e encontrar motivação.

Por Derek Arnold, Loren Bouyer/ theconversation

Diga a um homem que ele não deve pensar em um elefante rosa e ele não conseguirá tirar o animal da cabeça!

Essa citação, do romance “A cidade do céu” (“City in the Sky”) de Curt Siodmak, de 1974, descreve como pode ser difícil bloquear nossos pensamentos. “Não pense em um elefante rosa” tornou-se um exemplo clássico de como pode ser difícil evitar intencionalmente visualizar alguma coisa.

Pesquisas sugerem que muitos de vocês, depois de terem lido sobre um elefante rosa aqui, já imaginaram ver um.

Entretanto, algumas pessoas, como nós, têm afantasia - não conseguem visualizar algo mentalmente. Portanto, ficamos um pouco confusos com a ideia de que outras pessoas podem imaginar ver coisas que não existem.

 Em um novo estudo, descobrimos evidências de que o problema do elefante rosa não é universal. Algumas pessoas - inclusive pessoas com afantasia - podem bloquear pensamentos visuais involuntários de suas mentes.

Cientistas na Índia relataram o "primeiro resultado significativo" da Aditya-L1, a primeira missão de observação solar do país no espaço.

As novas descobertas, segundo eles, podem ajudar a proteger redes elétricas e satélites de comunicação contra os efeitos de atividades solares que ameacem infraestruturas na Terra e no espaço.

Em 16 de julho, o mais importante dos sete instrumentos científicos que a Aditya-L1 carrega – o Coronógrafo de Linha de Emissão Visível (Velc) – capturou dados que ajudaram os cientistas a estimar o momento exato em que uma ejeção de massa coronal (CME, na sigla em inglês) começou.

Estudar as CMEs – enormes bolas de fogo que se desprendem da camada mais externa do Sol, a corona – é um dos objetivos científicos mais importantes da missão solar indiana.

 "Compostas por partículas carregadas, as CMEs podem pesar até um trilhão de quilos e alcançar velocidades de até 3 mil km por segundo ao viajar. Elas podem seguir em qualquer direção, inclusive em direção à Terra", explica o professor R. Ramesh, do Instituto Indiano de Astrofísica, responsável pelo projeto do Velc.

"Agora imagine essa enorme bola de fogo rumando para a Terra. Em sua velocidade máxima, levaria apenas cerca de 15 horas para percorrer os cerca de 150 milhões de quilômetros que separam o Sol da Terra."

A ejeção coronal capturada pelo Velc em 16 de julho começou às 10h08, no horário de Brasília. O professor Ramesh, pesquisador chefe do Velc e autor de um artigo sobre essa CME publicado na prestigiada revista Astrophysical Journal Letters, disse que ela teve origem do lado do Sol voltado para a Terra.

"Mas, em meia hora de viagem, ela foi desviada e seguiu em outra direção, passando por trás do Sol. Como estava muito distante, não teve impacto no clima da Terra."

No entanto, tempestades solares, explosões solares e ejeções de massa coronal impactam frequentemente o clima na Terra.

Elas também afetam o clima espacial, onde cerca de 7,8 mil satélites, incluindo mais de 50 da Índia, estão posicionados.

Quando falamos em açúcar, costumamos pensar logo em doces, mas a glicose de que precisamos - e que é gerada após o processamento do açúcar no organismo - pode ser obtida também por meio de diversos alimentos saudáveis, como batatas, mandiocas, leite, frutas e até verduras, entre outros. ?

Se por um lado sabemos que os carboidratos são suficientes para gerar a glicose que precisamos, também temos consciência de que é difícil eliminar por completo o consumo do açúcar artificial que é adicionado a doces e bebidas, por exemplo.

O fato é que não precisamos de açúcares artificiais – como o refinado - e, quando conseguimos eliminá-los, diversas mudanças podem ocorrer- tanto físicas quanto psicológicas:

-Tendência a redução da gordura corporal, com a adequação do peso: existe também uma redução da gordura visceral, que se acumula dentro da cavidade abdominal e pode interferir no funcionamento de diversos órgãos;

- Melhora na disposição para atividades rotineiras e para a prática de exercícios físicos. Porém, nos primeiros dias, é comum sentir fadiga ou falta de energia. Isso ocorre porque o corpo está se ajustando à ausência de açúcar, que é uma fonte rápida de energia. Mas se o indivíduo não cortar os carboidratos, que são essenciais, logo o organismo se acostuma.
- Melhora no humor: porém, algumas pessoas relatam irritabilidade logo que param de consumir açúcar. Isso pode ser resultado da adaptação do cérebro à falta de dopamina, que é liberada quando consumimos açúcar. Mas uma vez vale destacar a importância dos carboidratos para o organismo.

Uma forte chuva acompanhada de ventos derrubou uma árvore e um poste na tarde desta terça-feira (3), na quadra 7 da Rua Bernardino Pereira, na Vila Industrial, em Bauru (SP).

Tanto a árvore quanto o poste quase atingiram uma casa. A estrutura ficou pendurada apenas pelos cabos de energia. A via foi interditada e os moradores ficaram sem fornecimento de energia elétrica. Serviço seguia afetado até a manhã desta quarta-feira (4).

Segundo a Defesa Civil do Estado de SP, choveu cerca de 80 mm nas últimas 24 horas na cidade.

Mãe e filho desaparecidos desde o final da tarde desta terça-feira (3) em Ibitinga (SP) são bolivianos e estavam hospedados em um hotel localizado próximo ao local do acidente, informaram as equipes de resgate.

Karen Silva e seu filho Josué, de 5 anos, foram arrastados por uma enxurrada enquanto tentavam atravessar a Avenida Carolina Geretto Dall'Acqua, caindo no Córrego Saltinho.

A Polícia Militar foi até o hotel para tentar mais contato e chegar até familiares de Karen e Josué. O Corpo de Bombeiros de Ibitinga retomou, na manhã desta quarta-feira (4), as buscas pelas vítimas.

A expressão do ano é "brain rot" ("cérebro podre" ou "podridão cerebral", em inglês), definiu o Dicionário Oxford, nesta segunda-feira (2). Foram simplesmente 130.000 buscas por esse verbete ao longo de 2024.

?O que significa? É a deterioração mental ou intelectual causada pelo consumo excessivo de conteúdos superficiais e pouco desafiadores, principalmente os de redes sociais.

?Quando surgiu? O termo foi usado pela primeira vez em 1854 por Henry David Thoreau, no livro "Walden". O autor criticava a falta de valorização de ideias complexas e comparava o "brain rot" ao apodrecimento das batatas na Inglaterra.

?Por que se popularizou? Segundo os pesquisadores do Dicionário Oxford, a procura pelo termo cresceu 230% entre 2023 e 2024, possivelmente por causa da "preocupação com o impacto trazido por tantos conteúdos de baixa qualidade on-line". Um órgão de saúde dos Estados Unidos chegou até a publicar orientações para detectar casos de "brain rot".

A Cacau Show, famosa marca de chocolates, anunciou nesta segunda-feira (2) a construção de um novo parque de diversões temático em Itu, localizado a cerca de 54 km de Campinas. Com inauguração prevista para 2027, o complexo promete ser um dos maiores da América Latina, superando o atual maior parque da região, o Beto Carrero, em Santa Catarina. O investimento inicial no projeto é de R$ 2 bilhões.

A coletiva sobre o parque batizado de “Cacau Park: A fantástica fábrica de felicidade”, aconteceu na manhã de hoje no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

 Em fevereiro deste ano, a Cacau Show adquiriu as marcas e ativos do Grupo Playcenter, famoso por operar o antigo parque da Marginal Tietê, em São Paulo. O fundador e CEO da empresa, Alexandre Costa, destacou que, embora o foco da marca seja o chocolate, o objetivo do novo projeto é expandir cada vez mais a experiência do “show”, criando um ambiente imersivo para os visitantes.

Cacau Park: mega empreendimento de entretenimento e gastronomia
Com uma área total de 7 milhões de metros quadrados, o parque de Itu terá a capacidade de receber três milhões de visitantes por ano, oferecendo uma experiência única em entretenimento, gastronomia e experiências imersivas.

Um morador foi socorrido com queimaduras de primeiro e segundo graus após um incêndio atingir a casa que fica no bairro Bassan, em Marília (SP), na noite deste domingo (1°).

O homem foi levado, em estado grave, para o Hospital das Clínicas. De acordo com informações dos bombeiros, a casa era de madeira e a vítima só percebeu o fogo quando as chamas já estavam altas.

Uma adolescente de 17 anos morreu após se afogar em uma cachoeira em Araraquara (SP), na tarde deste domingo (1º). A vítima foi identificada como Laryssa Barbosa Rodrigues dos Santos.

O afogamento aconteceu em um poço conhecido como "Cachoeira da Paca" nas proximidades da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255).

Adolescente de 17 anos morre após se afogar em cachoeira em Araraquara

Vamos imaginar uma situação muito comum: duas pessoas andando rapidamente se cruzam na rua. Podem ser amigos, colegas de trabalho ou conhecidos. Um deles cumprimenta com um “ei, tudo bem?” ou “como você está?” Automaticamente, o outro responde: “tudo indo” ou “vamos andando”. Pouco depois, cada um segue seu caminho. O breve encontro é marcado desde o início pelo ato da reclamação sistemática.

No século XXI, as sociedades desenvolvidas aceitam este tipo de atitude como uma forma rotineira de interação social. Na verdade, é bastante comum ouvir reclamações sobre trânsito, clima, trabalho ou dificuldades financeiras. Para muitos, é algo inofensivo e até terapêutico, pois serve como uma válvula de escape emocional.

No entanto, foi demonstrado que o queixume crônico tem um impacto significativo na saúde emocional, mental e até física tanto daqueles que reclamam como dos que recebem as lamentações.

Um fenômeno cotidiano
Aqui, abordaremos a expressão repetida de insatisfação, frustração ou desconforto com situações percebidas como negativas. É um fenômeno quase universal que pode ser extrapolado para contextos familiares, profissionais e sociais. Longe de ser uma visão catastrófica, as reclamações ocasionais são uma parte normal da experiência humana. A exaustão emocional e fisiológica ocorre quando esse humor negativo invade nossas rotinas diárias.

Mas por que lamentamos tanto? Alguns especialistas consideram que funciona como um mecanismo de enfrentamento através do qual liberamos a tensão ou buscamos validação. Especificamente, observou-se que ao reclamar buscamos a aprovação da nossa opinião ou percepção, como se fosse um ciclo.

Até o momento, ela funciona como estratégia de apresentação perante nosso grupo social. É uma função adaptativa do ser humano.

O problema é quando se torna crônico e se estende a vários contextos. É uma situação que se agrava com o uso e abuso das redes sociais, em que é comum que pessoas influentes das populações mais jovens dediquem grande parte do seu conteúdo a desabafar sobre isto e aquilo como estratégia para atrair seguidores ou para criar debates e troca de comentários.

A última semana do mês de novembro de 2024 começa com sol e temperaturas em elevação no interior de São Paulo, mas tem previsão do retorno da chuva.

Segundo a Climatempo, neste início de semana a atuação de uma alta pressão deve impedir a formação de nuvens de chuva. Os destaques são a grande amplitude térmica – diferença entre as temperaturas mínima e máxima – e a baixa umidade do ar, que pode ficar abaixo de 30%.

Retorno da chuva

A expectativa é que na quinta-feira (28) o ar seco comece a perder força a umidade avance mais sobre a região Sudeste.

- “Federal, fala baixinho, quem tem 10 mil não envelhece no cursinho!” x “10 mil reais é o preço que se paga por não ter estudado mais!”
- “Eu sou solidário, pago seu curso e vou pagar o seu salário” x “Explode o seu cartão, na maior mensalidade, é lindo ver seu pai pagando a tua e a minha faculdade.”

Os versos acima, entoados por estudantes durante jogos universitários no Brasil, evidenciam que uma das modalidades dessas competições é… a luta de classes. Em uma disputa paralela, que frequentemente inclui ofensas preconceituosas (e até racistas) disfarçadas de “brincadeiras”, estão grupos de torcedores que, por razões financeiras, étnicas ou intelectuais, julgam-se superiores aos demais. Mandam um constante lembrete aos seus oponentes: “aqui não é seu lugar”.

 “Nos jogos jurídicos do ano passado [em Vassouras, RJ], fiquei chocada. Antes da partida, estudantes [de uma faculdade particular do Rio] jogaram notas falsas de dinheiro na quadra, para mostrar que o pai deles pode pagar uma mensalidade”, diz Thamires Soares, aluna de direito, aprovada por cotas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

“Durante muito tempo, a gente, que é pobre e preto, não acessava a universidade pública. Agora que conseguiu, precisa vivenciar isso? Reforça o sentimento de não pertencimento.”
Na mesma cidade, um ano antes, alunos de medicina da Unig cantaram os versos: “Sou playboy, não tenho culpa se seu pai é motoboy”.

A modelo e musa da Gaviões da Fiel Ana Paula Minerato foi desligada de todas as atividades da escola de samba da torcida organizada nesta segunda-feira (25) após o vazamento de um áudio nas redes sociais com ataques racistas atribuídos a ela.

No áudio, a modelo supostamente conversa com o namorado sobre a cantora negra Ananda, da banda Melanina Carioca, vítima dos ataques.

"Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali o pai ou a mãe veio da África", diz no áudio.

Após o conteúdo viralizar nas redes sociais na noite de domingo (24), a cantora rebateu a fala racista em seu Instagram. "Estava de boa aqui na praia, curtindo a minha quando de repente me deparo com esse absurdo advindo de uma pessoa que, com todo respeito, você se acha tão bonita assim para desmerecer a beleza de outras pessoas que são diferentes de você?", questiona.

Brasil, Estados Unidos e mais 79 países países anunciaram nesta segunda-feira (18) a criação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma força-tarefa que pretende erradicar a fome e a pobreza no mundo até 2030.

A aliança foi lançada oficialmente durante o encontro de líderes do G20, que começou nesta segunda-feira (18) no Rio de Janeiro, e se propõe a elaborar e financiar políticas de combate à fome e à pobreza com modelos distintos para cada região do mundo.

O grupo é formado por 81 países dos cinco continentes, nove instituições financeiras globais e 31 ONGs do Brasil e do mundo, além da União Europeia e da União Africana.

"Sabemos, pela experiência, que uma série de políticas públicas bem desenhadas, como programas de transferência de renda, como o 'Bolsa Família' e refeições escolares nutritivas para crianças, têm o potencial de acabar com o flagelo da fome e devolver a esperança e dignidade para as pessoas", disse o presidente Lula.

A Polícia Civil de Ribeirão Preto prendeu pelo menos sete suspeitos de integrar uma quadrilha de estelionato digital e lavagem de dinheiro. As prisões ocorreram durante a operação Engodo, deflagrada nesta segunda-feira (18). Assista ao vídeo abaixo em que o delegado Gustavo André Alves, da Delegacia Seccional de Ribeirão, dá mais detalhes.

Segundo a polícia, os golpes ocorriam por meio de sites falsos de e-commerce e de mensagens com pedido de ajuda a um suposto familiar pelo WhatsApp.

O grupo é apontado por fazer mais de 50 vítimas somente no estado de São Paulo. O prejuízo é de aproximadamente R$ 1 milhão.

Um corpo completamente carbonizado foi encontrado dentro de uma tubulação próxima ao Lago do Silvério na manhã desta segunda-feira (18), em Jaú (SP).

Segundo informações da Polícia Militar, o corpo foi localizado por um morador que caminhava no local, já que a área é comumente utilizada para caminhadas e exercícios físicos, por volta das 7h.

Subcategorias