Colors: Blue Color

São Paulo começou a vacinar a população contra a COVID-19 neste domingo (17). A imunização teve início após a aprovação do uso emergencial da vacina do Instituto Butantan pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A primeira brasileira vacinada contra o coronavírus é Mônica Calazans, 54, enfermeira da UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

O presidente Jair Bolsonaro ironizou nesta quarta-feira a eficácia de 50,38% da CoronaVac, divulgada na terça-feira pelo governo de São Paulo, mas repetiu que o governo comprará qualquer vacina que tenha o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Ministério de Saúde já assinou um contrato para comprar 46 milhões de doses da CoronaVac.

O Conselho de Ética do partido Cidadania recomendou neste domingo (10), por unanimidade, que a legenda expulse o deputado estadual Fernando Cury, de Botucatu, flagrado em imagens apalpando o seio da colega Isa Penna (PSOL) no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo. O parlamentar é alvo de um procedimento disciplinar interno da legenda, que foi votado neste domingo no colegiado da sigla.

O presidente Donald Trump já preparou uma lista abrangente de pessoas a quem ele espera conceder perdão nos últimos dias de seu governo, segundo uma reportagem publicada pela Bloomberg na quinta-feira, 7.  O perdão incluiria funcionários de alto escalão da Casa Branca, parentes, rappers famosos e possivelmente ele mesmo, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

Marcelo Francischetti (Avante), 59, presidirá a Câmara Municipal de Itápolis no biênio 2021-2022. O vereador é um dos veteranos deste mandato e, em 2021, assume pela sexta vez uma cadeira como vereador, depois de ficar oito anos longe do Legislativo. Francischetti foi presidente em 1996. Os demais membros da Mesa Diretora ingressam no primeiro mandato.

Quando cavamos para extrair metais preciosos, combustível fóssil ou minérios antigos, removemos um capítulo de outra era. Tais substâncias são, nas palavras do escritor Astra Taylor, o "passado condensado", remetendo a períodos épicos de fúria magmática, florestas tropicais ou vapor hidrotermal. Levam milhões de anos para se formar ou cristalizar, e apenas alguns instantes para serem removidas com maquinário e explosivos.