A dupla sertaneja Jorge e Mateus anunciou uma pausa na carreira por tempo indeterminado, após o encerramento da turnê comemorativa pelos 20 anos de sucesso, que acontecerá em 2025.

Os cantores explicaram que a decisão foi motivada devido ao desgaste físico e emocional da rotina intensa de apresentações. Vale lembrar que a dupla está na estrada desde os 18 anos, fazendo uma média de 250 shows por ano atualmente.

♩ “Mas da próxima vez que eu for a Brasília / Eu trago uma flor do cerrado pra você”. Faz 50 anos que esses versos da música Flor do Cerrado (1974) brotaram na voz de Gal Costa (1945 – 2022) em gravação feita para o álbum Cantar (1974).

No sábado, 9 de novembro, dia em que a morte de Gal completou dois anos, Flor do Cerrado renasceu nas vozes de Maria Bethânia e Caetano Veloso, compositor da música. Flor do Cerrado foi a surpresa do roteiro da turnê Caetano & Bethânia na chegada do show a Brasília em apresentação que lotou a Arena BRB Mané Garrincha. O afago no povo brasiliense resultou gracioso.

Desde que cantaram Voando pro Pará (Chrystian Lima, Isac Maraial, Nilk Oliveira e Valter Serraria, 2015) na passagem do show por Belém (PA), em 28 de setembro, os irmãos estão mantendo a tradição de incluir música específica no bis para homenagear a cidade em que chegam com a turnê iniciada em agosto no Rio de Janeiro (RJ).

Uma das integrantes do balé de Claudia Leitte morreu, no sábado (2), aos 21 anos. A jovem Isabella Oliveira dançava no projeto "Intemporal", novo audiovisual gravado pela cantora. A causa da morte não foi divulgada.

"Ainda não me recompus", desabafou Claudia no Instagram. A artista compartilhou um vídeo emocionada e em oração, junto a outras pessoas. Na legenda, ela lembrou o papel de Bella, como a moça era conhecida, em seu balé.

Para quem gosta do som do vinil e da sensação tátil de manusear a capa de um LP, a reedição de Vivo! no formato de LP vale o investimento de R$ 200 pela quentura do som e pelo apuro da arte gráfica.

Lançado em março de 1976 pela gravadora Som Livre, em LP de capa dupla que expunha fotos de Mario Luiz Thompson (1945 – 2021), Vivo! é o segundo álbum solo de Alceu Valença, cantor, compositor e músico pernambucano que somente faria real sucesso em 1980 com a boa execução radiofônica do coco autoral Coração bobo.

Alceu viveu período de auge comercial ao longo da década de 1980, mas os discos do artista nos anos 1970 são todos muito bons e fazem jus ao culto. Vivo! particularmente continua... vivíssimo 48 anos após o lançamento. O trocadilho é infame, mas procede.

O primeiro álbum ao vivo de Alceu Valença oferece recorte do show Vou danado pra catende, estreado pelo cantor no Rio de Janeiro (RJ) em 1975 e criado pelo artista com o produtor musical Guto Graça Mello.

Um músico terá dificuldade em conceituar a Música Popular Brasileira em uma resposta simples. A MPB, como é conhecida, abrange estilos musicais genuinamente brasileiros que se afastam dos padrões europeus e norte-americanos, incorporando também a musicalidade dos povos nativos e as influências africanas presentes na cultura do país. Nesta quinta-feira (17) comemoramos o Dia da Música Popular Brasileira. (Saiba mais sobre a data no final da reportagem).

E um dos precursores desse estilo é o compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, hoje com 88 anos. Ele é conhecido por, além de suas obras, fazer música com objetos não-convencionais, como garrafas de água, brinquedos infantis e partes do corpo.

 Em 2022, um morador de Bauru (SP), músico e amigo de Hermeto recebeu do compositor 50 partituras inéditas escritas à mão com canetas multicoloridas, as quais no ano seguinte, virariam um álbum: o Inéditas de Hermeto, contemplado por um edital do Programa de Ação Cultural (PROAC) do Governo do Estado de SP.

Taylor Swift se tornou a cantora mais rica do mundo, afirma a revista "Forbes". Após se tornar uma bilionária com a lucrativa "The Eras Tour", a cantora ultrapassou Rihanna, e hoje tem um patrimônio líquido estimado em US$ 1,6 bilhão (R$ 8,72 bilhões).

Atrás de Taylor e Rihanna (US$ 1,4 bilhão), estão Madonna (US$ 850 milhões), Beyoncé (US$ 760 milhões), Celine Dion (US$ 550 milhões), Barbra Streisand (US$ 460 milhões), e Dolly Parton (US$ 450 milhões).

Aos nove anos, Yu Hyuk aprendeu sobre a crueldade da vida quando começou a pedir esmolas nas ruas da Coreia do Norte.

Uma vez, ele roubou uma marmita que estava abandonada em uma estação de metrô. Dentro dela, havia uma colher de arroz estragado, ele adicionou então vinagre e bicarbonato de sódio para torná-lo mais palatável. No momento em que o dono da marmita voltou, ele foi flagrado e espancado.

Hyuk diz que sabia que roubar era errado, mas estava quase morrendo de fome. Atos ilegais deste tipo eram apenas "parte da vida cotidiana" de grande parte da população da Coreia do Norte.

A vida dele era tão consumida pelo ímpeto pela sobrevivência que não deixava espaço para sonhos. Hoje com 24 anos, ainda parece surreal para este rapaz saber que vai fazer parte do primeiro grupo de K-pop formado por desertores norte-coreanos.

Frejat e a Orquestra Rock se apresentam, nesta sexta-feira (20), em Marília (SP) e um show que, além de levar ao palco famosos hits da carreira solo do cantor, clássicos do Barão Vermelho e sucessos inesquecíveis do Cazuza, também é uma ação de solidariedade.

O evento é acessível e contará com intérprete de libras e 100% da renda será direcionada para a Assistência Social Dr. Bezerra de Menezes.

Com a participação 36 músicos que prometem transformar as músicas já consagradas, em épicas, a apresentação conta com arranjos e versões exclusivas de grandes hits de Frejat, desde o Barão Vermelho, parcerias com o Cazuza até a carreira solo.

A polícia de Nashville, cidade no estado americano do Tennessee, está dando créditos à lenda do rock Jon Bon Jovi por socorrer uma mulher na ponte de pedestres Seigenthaler na noite de terça-feira (10).

De acordo com uma declaração publicada na página do Departamento de Polícia Metropolitana de Nashville no X nesta quarta-feira (11), o músico “ajudou a persuadi-la a sair da saliência sobre o Rio Cumberland para um lugar seguro”.

“É preciso que todos nós ajudemos a manter uns aos outros seguros”, acrescentou o chefe de polícia de Nashville, John Drake.

Um porta-voz do Departamento de Polícia Metropolitana de Nashville disse à CNN nesta quarta-feira que a mulher, cujo nome não foi divulgado, foi levada a um hospital local para tratamento e avaliação.


Um artista plástico de Assis, no interior de São Paulo, se destacou ao exibir pinturas onde ressignifica tanques de guerra em um museu de Hannut, uma pequena cidade da Bélgica palco de uma das maiores batalhas durante a Segunda Guerra Mundial.

Kleber Lopes trabalha principalmente com grafitagem e já participou de vários leilões e exposições fora do Brasil. Em março de 2024, quando expunha seus trabalho em Madrid, na Espanha, recebeu o convite para transformar uma antiga fazenda, na Bélgica, que funcionava como haras de cavalos, em um museu de street art, que mistura arte com gastronomia.

A fazenda está localizada em Hannut, uma cidade belga com pouco mais de 16 mil habitantes, que durante a Segunda Guerra Mundial foi o cenário de uma das maiores batalhas envolvendo tanques de guerra da época.

Dois dias depois do lançamento de seu décimo-quinto disco, A Panela do Diabo, Raul Seixas foi encontrado morto sobre sua cama, por volta das 8h da manhã, em seu apartamento em São Paulo.

Era 21 de agosto de 1989 e o músico, um dos maiores da história do Brasil, tinha apenas 44 anos. Alcoólatra e diabético, não havia tomado insulina na véspera. Oficialmente, morreu de parada cardíaca após uma pancreatite fulminante.

Com músicas como Capinteiro do Universo e Pastor João e a Igreja Invisível, o disco vendeu 150 mil cópias e rendeu ao artista um póstumo disco de ouro.

Debilitado, Raul Seixas estava longe do auge experimentado na década anterior — mas já havia conquistado seu lugar na música.

Trinta e cinco anos depois, suas composições ainda embalam festas e rodinhas de violão, fazem a cabeça de jovens e o "toca Raul" virou um sonoro pedido com contornos de meme.

Para especialistas no cancioneiro seixeano, a eternidade do artista é decorrente da capacidade poética que ele tinha de se fazer entendido por todo tipo de pessoa, trafegando por gêneros, estilos e temas.

“Raul tinha uma proximidade legítima com as ruas, com o povo, com as aflições brasileiras”, analisa o jornalista e crítico musical Jotabê Medeiros, autor da biografia Raul Seixas: Não Diga Que a Canção Está Perdida.

"Isso dotou sua música de uma característica de diagnóstico das mazelas nacionais, assim como carregou para as letras uma linguagem que é imediatamente compreendida por todo o espectro da população, seja por garis, playboys, hippies, sambistas, dodecafonistas, cirurgiões do [hospital Albert] Einstein e seguranças de inferninho."

Para Medeiros, estas condições se tornaram o "passaporte para a eternidade" do músico.

"Combinar o rock de Elvis com o baião foi a fórmula certa para ele chamar a atenção do público e da mídia", comenta o escritor e tradutor Vitor Cei, professor de literatura na Universidade Federal do Espírito Santo e autor do livro Novo Aeon: Raul Seixas no Torvelinho do Seu Tempo.

"Esse sincretismo, que não é exclusividade dele, pois já existia no Tropicalismo, é um legado estético. O legado ético de Raul Seixas para as gerações futuras foi registrado por ele na canção-testamento Geração da Luz [de 1984], escrita em parceria com Kika Seixas [que foi sua quarta companheira, com quem esteve junto de 1979 a 1984]: 'Meu testamento deixo minha lucidez/ Vocês vão ter um mundo bem melhor que o meu!'.

"A obra de Raul Seixas permanece importante por sua força imaginativa, utópica, por sua expressão e percepção das possibilidades que permeiam a vida contemporânea", completa Cei.

Autor de, entre outros livros, 'História da Música Popular Brasileira Sem Preconceitos', o jornalista, escritor e historiador da música Rodrigo Faour define Raul Seixas como "um de nossos roqueiros mais interessantes e originais".

"Ele foi, mesmo sem querer sê-lo com esse rótulo, um roqueiro 'tropicalista'. Porém menos conceitual e mais popular do que Os Mutantes e aquela turma. Tropicalista porque misturou brega e chique, rock com baião, xaxado, embolada, bolero, twist, sons de terreiros e outras levadas", contextualiza.

"Às vezes foi paródico, além de costurar letras bastante ousadas e vanguardistas. A diferença é que o fez com uma linguagem musical e poética menos rebuscada e mais popular, mesmo que com alguns experimentalismos e fusões, com mensagens diretas e bem humoradas."

Para o músico, compositor e diretor de arte Bruno Leo Ribeiro, do podcast Silêncio no Estúdio, a genialidade de Raul está materializada no fato de que "qualquer disco" dele "parece uma coletânea", de tantos hits.

"São músicas simples, com melodias memoráveis e letras que são o puro suco da brasilidade. Acho que soma tudo isso com um certo ar misterioso. De um artista que, infelizmente, não está mais por aqui há muito tempo. E ele passa esse carisma leve e divertido que muita gente busca na música."

"Misturar rock com blues, folk, country e ritmos nordestinos foi uma grande sacada. Ele sabia que precisa se diferenciar. Não bastava pra ele só pegar as referências dos […] Estados Unidos, ele queria mais. Por isso ele foi um inovador", completa Ribeiro.

Biografia

Raul Santos Seixas nasceu em 28 de junho de 1945 em uma família de classe média de Salvador. Seu pai era engenheiro e a mãe, dona de casa. Na adolescência, era um mau aluno, mesclando sofrível desempenho escolar com queixas por comportamento.

Aos 11 anos, por exemplo, fundou com os amigos um grupinho batizado de Club dos Cigarros. Era comum que ele matasse aulas para ficar ouvindo rock em uma loja de discos que frequentava na cidade.

Em 1959, com um amigo, criou uma gangue chamada Elvis Rock Club. O grupo fazia arruaças pela cidade, quebrando vidros de casas e arrumando encrencas. O visual dos membros incluía um topete à Elvis Presley (1935-1977) e mascar chicletes era um hábito constante.

A rebeldia escolar não se refletia na ojeriza à leitura. Ao contrário, a vasta biblioteca mantida por seu pai era uma válvula de escape. O garoto crescia e sonhava um dia ser um escritor, mirando no sucesso do também baiano Jorge Amado (1912-2001).

Mas a música acabou falando mais alto. Se na hora de ouvir ele era eclético — era difícil o dia que não escutasse o baião de Luiz Gonzaga (1912-1989), por exemplo —, sua inspiração era o rock americano.

Caprichava no rebolado e gastava o inglês em tentativas de imitação. Até que em 1963 fundou com amigos a banda Relâmpagos do Rock, depois rebatizada como The Panthers.

"Raul era nordestino. Tinha a formação musical do Nordeste, ouviu Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Cego Aderaldo nas feiras e nas ruas. Mas tinha também uma vontade feladaputa de ser americano, como cantou Caetano", comenta o biógrafo Medeiros. "Sabia que não havia impedimento em ser as duas coisas."

Na canção ‘Rock ’n’ Roll’, ele cantaria que "há muito tempo atrás, na velha Bahia/ eu imitava Little Richard e me contorcia/ as pessoas se afastavam pensando/ que eu tava tendo um ataque de epilepsia".

"Acredito que ele foi o mais bem-sucedido em sua transposição do rock preto norte-americano para o ‘sertão’ urbano das metrópoles brasileiras", acrescenta o jornalista. "Ele descobriu que só faria isso se tivesse autoridade, se vestisse essa personalidade. E assim foi."

Em 1968 saiu o único disco dessa formação inicial, chamado Raulzito e os Panteras. O LP foi um fracasso e, já morando no Rio e precisando se manter, Raul Seixas passou a trabalhar como produtor musical na gravadora CBS Discos.

Mais próximo do universo musical, ele passou a ser conhecido por colegas. Teve canções gravadas por ídolos da Jovem Guarda, como Jerry Adriani, Odair José e Renato e Seus Blues Caps.

"Muito se fala das suas músicas e discos, mas o Raul foi um grande produtor. Ele fez parte e ajudou discos de artistas como Jerry Adriani, Leno e Lílian, Zé Roberto, Renato e Seus Blue Caps, Balthazar, Diana e muitos outros", pontua Ribeiro.

"Muitos falam em tom de deboche que ele copiava trechos de músicas, mas todo mundo faz isso. Só que ele não deixava isso em segredo. Ele foi um dos roqueiros que mais souberam a arte de copiar como um artista."

Em 1971, engrenaria em outro projeto autoral — mal-sucedido —, em parceria com o músico e amigo Sérgio Sampaio (1947-1994): o caótico disco Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10, um misto de Frank Zappa (1940-1993) com o cultuado Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.

Sua sorte começa a mudar a partir de 1972. Nesse ano, ele participou do Festival Internacional da Canção, chegando à final. O sucesso lhe rendeu um contrato com a gravadora Philips. No ano seguinte, ele lançaria seu primeiro disco com boa repercussão e vendagem: Krig-ha, Bandolo!, com hits como Ouro de Tolo, Metamorfose Ambulante, Mosca na Sopa e Al Capone.

Nessa mesma época ele começou a se interessar por ufologia e ficou amigo do escritor Paulo Coelho, que se tornaria seu mais importante parceiro. Ambos fundariam em 1974 a Sociedade Alternativa, baseada nos preceitos do ocultista britânico Aleister Crowley (1875-1947).

Cei conta que, encantado desde a infância por essa fase de Raul Seixas, ele decidiu "estudar filosofia e cursar uma graduação na área". "Nas aulas de Filosofia da Ciência, quando estudamos o período em que a ciência passou a dividir seu espaço com práticas esotéricas, como magia, tarô e astrologia, percebi que coincidia com a época e a proposta de Aleister Crowley, o autor que mais influenciou Raul", diz.

Esse foi o mote de seu mestrado, defendido em 2009, que se tornaria livro depois lançado por ele: uma pesquisa cruzando as letras das músicas de Raul com a obra de Crowley, contextualizando na história, na filosofia e na teoria literária.

Voltando a Raul, os princípios dessa estranha filosofia passaram a nortear o dia a dia do músico, com mensagens nas letras, em seus shows e o divulgado plano de comprar um terreno em Minas Gerais para construir a sede de uma pretensa comunidade de adeptos.

Mas eram tempos de ditadura no Brasil. Tais mensagens passaram a chamar a atenção da censura. Raul Seixas e Paulo Coelho foram presos e torturados pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops). Eles acabaram se exilando nos Estados Unidos.

Voltaram ao país ainda em 1974, no embalo do sucesso do LP Gita que, com 600 mil unidades vendidas, foi o maior sucesso comercial de sua carreira. Nos anos seguintes sairiam os discos Novo Aeon e o Há Dez Mil Anos Atrás — com isso, encerraram-se tanto o contrato dele com a Phillips como a parceria com Coelho.

O fim da década de 1970 coincide com a decadência musical e física de Raul, cada vez mais afundado no alcoolismo. Ele chegou a perder um terço do pâncreas e suas crises com a bebida se tornaram cada vez mais recorrentes.

O quadro se agravou ainda mais com o diagnóstico da depressão e o envolvimento com outras drogas. Até o fim da vida, o músico alternaria altos e baixos.

"Raul Seixas conhecia bem a indústria fonográfica e a indústria cultural como um todo, consciente da necessidade de apropriação desse instrumento para expressar a sua mensagem de uma Sociedade Alternativa. No meu livro, eu argumento que a fama levou ao fascínio, convertendo o Raul em guru da Sociedade Alternativa, profeta, messias, redentor e quase fundador de uma nova religião, o raulseixismo", comenta Cei.

"Tal como os santos-mártires, seu sofrimento nos últimos anos de vida e sua morte repentina geraram a idolatria póstuma. Nesse sentido, os fãs de Raul tornaram-se órfãos de utopia. Foi-se o messias, horizonte desde onde se articulavam os ideais que prometiam uma Sociedade Alternativa."

Legado
Trinta e cinco anos depois, a música de Raul segue viva. Ele deixou sua marca.

"Raul criou a música conceitual, híbrida de gêneros, nacional e planetária ao mesmo tempo, dessacralizadora e contestadora em amplitude filosófica, existencial. E não só para si, mas para toda a sua geração", avalia Medeiros.

"É curioso notar que, hoje, tantos anos depois, ainda tem gente que não compreende Raul em sua dimensão libertária, emancipadora", acrescenta o biógrafo.

"Tem muito fã de Raul reacionário, burro, de extrema direita, furibundo. É uma contradição bizarra. Mais ou menos como gente que lê a Bíblia e acredita que ela lhe confere autoridade para ser opressor, egoísta, careta e covarde. Um fenômeno típico dos nossos dias: cada um compreende as coisas conforme elas lhe convém, não conforme as coisas são.; diz Medeiros"

BBC