Colors: Purple Color

Começou na sexta-feira (4), a 49ª edição da Feira do Bordado de Ibitinga (SP). O evento realizado há 51 anos é uma dos mais tradicionais do setor de cama, mesa e banho e deve movimentar R$ 30 milhões na economia da cidade do centro-oeste paulista, que é conhecida como a Capital Nacional do Bordado.

A expectativa da organização é de que cerca de 200 mil pessoas visitem a feira até o próximo domingo, dia 13 de julho. Além da feira com os produtos de mais de 150 expositores, os visitantes também podem conferir a programação cultural, com shows todas as noites, a partir das 22h.

“Esse ano são três pavilhões, pavilhão A que compreende aqui o setor do bordado, inclusive está maravilhoso pra quem veio nas outras feiras. Esse ano a gente tem um diferencial também principalmente com relação a decoração, a setores de descanso, que era uma demanda grande dos turistas que vinham pra Ibitinga pra poder descansar, pra carregar um celularzinho enquanto a mulher passeia e compra, o marido vem e descansa, também é um diferencial dessa Feira do Bordado. Tem ainda o pavilhão B, de variedades, que tem uma infinidade de produtos e o pavilhão C, que compreende ali a praça de alimentação e também os shows”, explica o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Richard Rosan.

Leia mais...

“Uma experiência única." É assim que a piloto Flavia Lucilio define a realização profissional de ser a comandante de voos com a aeronave Airbus A380, considerado o maior avião comercial do mundo.

Nascida em Itápolis, a piloto é uma das profissionais brasileiras que atua nos Emirados Árabes, onde trabalha desde 2016.

“Voar o A380 era um sonho. É uma aeronave incrível, não apenas pelo tamanho, mas pelos novos conceitos de conforto e eficiência que ela trouxe ao transporte aéreo. Voar A380 é uma experiência única, tanto para o piloto quanto para o passageiro”, afirma.

Em entrevista ao g1, Flavia destaca ainda que a oportunidade de pilotar a aeronave que pode transportar quase 500 passageiros é também um reconhecimento do seu trabalho como piloto. (Saiba mais sobre a aeronave no fim desta reportagem).

“Meus anos de experiência como piloto no Oriente Médio desde 2016 me deram uma base bastante sólida de operação em diversos países e continentes com regulamentos aéreos, climas e procedimentos muito singulares. Essa experiência foi fundamental para que eu atingisse ao máximo meu potencial como piloto”, completa.

Leia mais...

O interior paulista deve atingir 2°C de temperatura mínima na nova onda de frio que chega nas próximas horas. Um ciclone deve aumentar o poder de resfriamento da frente fria, deixando a sensação térmica ainda mais baixa. Em Itápolis, de acordo com o Climatempo, a mínima prevista para a quarta-feira (25) é de apenas 4°C.

Em Boa Esperança do Sul, cidade da Região Central, a mínima prevista é de apenas 2°C.

Em outras cidades da região de São Carlos a mínima deve ser bastante reduzida: Nova Europa, Ribeirão Bonito, Tapiratiba, São João da Boa Vista, Casa Branca, Dourado, Trabiju e Gavião Peixoto os termômetros devem chegar aos 3°C.

Leia mais...

Morreu, aos 92 anos, na madrugada desta quarta-feira (4), em São Raimundo Nonato, a arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon, vítima de um infarto. A informação foi confirmada pela diretora do Parque Nacional da Serra da Capivara, Marian Rodrigues. Nos anos 1950, Niède  foi aprovada em um concurso público em Itápolis para lecionar na escola da cidade, onde ficou por algum tempo.

A arqueóloga nasceu em 12 de março de 1933 em Jaú e morreu aos 92 anos, em São Raimundo Nonato (PI).

Niède liderou escavações no Parque Nacional da Serra da Capivara que mudaram o entendimento científico sobre a presença humana nas Américas. Pesquisadora respeitada, foi professora universitária, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Leia mais...

O hambúrguer "Brasileirinho", criação do cozinheiro Matheus Moreira, conquistou o título de melhor do país em um concurso realizado na quarta-feira (28), em São Paulo (SP).

Morador de Botucatu, no interior de SP, Matheus ganhou o direito de participar da etapa nacional após conquistar o segundo lugar em um concurso estadual.

A fase final da competição foi realizada durante uma feira gastronômica promovida pela Chefs Brasil, em comemoração ao Dia Mundial do Hambúrguer.

A receita vencedora leva carne suína frita no azeite, mostarda dijon artesanal, hambúrguer com blend especial, queijo coalho selado na chapa, maionese de alho assado, abacaxi caramelizado no melaço de cana e parmesão ralado para finalizar.

Apesar da complexidade da receita, os mais de 40 competidores tiveram apenas 10 minutos para montar o lanche.

Leia mais...

A madrugada desta sexta-feira (30) amanheceu com temperaturas baixas em toda a região de Bauru (SP), batendo na casa de 1ºC em áreas rurais, registrando mínimas recordes no estado de SP.

A queda brusca é consequência da massa de ar polar que avançou no território paulista, provocando frio intenso. Segundo o levantamento realizado pela Defesa Civil do estado, as temperaturas desta madrugada foram recordes e inferiores às registradas no mesmo período de 2024, de 7,9°C.

De acordo com medições do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), com pontos de coleta nas as áreas rurais com estações meteorológicas do centro-oeste paulista, Assis (SP), Pederneiras (SP) e Arealva (SP) chegaram próximos aos 0ºC. Confira na tabela abaixo:

Leia mais...

Duas crateras abertas há meses no centro de Itápolis têm causado transtornos a moradores e comerciantes da região. Localizadas na Avenida dos Amaros, elas interditam totalmente a via e ameaçam imóveis próximos.

O problema surgiu após fortes chuvas em dezembro de 2024 e já resultou na interdição de imóveis e do trânsito no local.

Em entrevista ao G1, alguns moradores reclamaram da situação e solicitaram por ajuda para que o problema seja resolvido, como é o caso de Leonardo Santos.

"O tempo está passando e você vê que não acontece nada. Esperamos que a administração venha com todo carinho e dê uma atenção muito especial para esse lugar. É um transtorno que vem se alongando durante anos", diz Leonardo.

Além da dificuldade no trânsito, comerciantes também sentiram o impacto direto. De acordo com outro morador, Amarildo Ramos, uma borracharia, uma loja de suspensão e uma loja de baterias, localizadas ao lado das crateras, tiveram que fechar as portas.

Leia mais...

Barqueiros se reuniram para realizar a retirada de aguapés que atrapalham a navegação no Rio Jacaré Guaçu, em Ibitinga, neste final de semana.

A ação contou com cerca de 25 embarcações. A mobilização começou por volta das 9h da manhã e deve seguir até a boca do rio Tietê, onde as plantas serão desviadas da área de navegação.

Segundo o Evandro Vinícius Amorim, guia de turismo fluvial de Ibitinga, a maior moita tem quase 200 metros de extensão, mas o total de vegetação acumulada no leito chega a aproximadamente quatro quilômetros.

"Já faz um tempo que esses aguapés tomaram conta do rio e a gente tomou a iniciativa de fazer a limpeza. Estamos empurrando as moitas desde as 9 horas da manhã, levando elas até a boca do Rio Tietê", explica Evandro.

Leia mais...

Aos 31 anos, a copiloto itapolitana Flavia Lucilo, já alçou grandes “voos”. Um dos maiores, segundo a jovem, foi realizar o sonho de trabalhar em uma empresa aérea nos Emirados Árabes. Há quase cinco anos, Flavia atua como copiloto em Abu Dhabi e almeja mais.

“Eu sou uma pessoa que está sempre aprendendo, sempre procurando crescer na vida. E profissionalmente não sou diferente. O nosso trabalho é muito técnico em termos de criatividade, mas eu sempre tento entregar o melhor de mim e eu pretendo chegar a posição de comandante na empresa que eu trabalho. Algo que eu acredito que será em um futuro próximo porque eu tenho trabalhado e me dedicado para isso.”

Um caminho na aviação que Flavia começou a trilhar ainda na infância na cidade do interior de SP, que tem forte relação com setor por possuir escolas de aviação e um aeroclube. A paixão pelos voos também foi uma herança de família.

“Eu tive muita influência do meu pai, porque ele tem carteira de piloto privado também, ele nunca trabalhou como piloto, mas ele levava eu e meu irmão todo fim de semana no aeroclube, para ver os aviões, para voar e o aeroclube sempre foi uma referência de lugar de lazer para nós”, lembra.

Leia mais...

Um grupo de alunos do Sesi de Barra Bonita (SP) desenvolveu um coletor de amostras de água inovador, sustentável e de baixo custo. A criação, feita durante um evento anual de robótica, foi pensada para substituir equipamentos importados e caros, e já será utilizada em ações de monitoramento do Rio Tietê em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica.

 A ideia nasceu no laboratório da escola, mas ganhou sentido na prática. Os estudantes participaram de um dia de coleta no trecho do Rio Tietê que passa por Barra Bonita e demonstraram como funciona o equipamento, que permite separar amostras de água e de fitoplâncton com mais precisão.

“A gente consegue coletar as amostras de água e de fitoplâncton, onde a gente consegue separá-las por meio de uma divisória e uma rede filtrante de 20 micros que a gente coloca nessa parte. Quando os biólogos forem colocar essas amostras de água nos tubos de ensaio, é só eles desrosquearem a parte superior e colocarem as amostras de água no tubo de ensaio e as amostras de fitoplâncton ficam separadas na parte inferior, que tem um filtro embaixo, onde ele separa somente os fitoplânctons”, explicou o aluno Luiz Felipe Petrizzi.
O fitoplâncton é um conjunto de algas microscópicas, invisíveis a olho nu, e para coletar esse tipo de material geralmente são necessários dois instrumentos diferentes: a garrafa de Van Dorn e uma rede de coleta específica.

“O custo atual é de R$ 12 mil, porque precisa de dois coletores. É muito caro. E também é muito difícil de eles conseguirem esses instrumentos por causa do custo, além de eles serem importados", detalhou o aluno Antonio Carvalho Vettorazzo.

Leia mais...

Em 2025, a tradicional encenação da Via Sacra Ao Vivo em Ibitinga, realizada pelo Grupo de Teatro Bom Jesus, celebra 44 anos de história e traz novidades para o público. Com novas roupagens nos figurinos, cenários e efeitos especiais, o evento promete mais realismo para os espectadores.

A Via Sacra Ao Vivo, que foi criada em 1982 com o objetivo de refletir sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, conta com a participação de cerca de 300 pessoas, entre artistas e organizadores.

O espetáculo, organizado pelo Grupo de Teatro Bom Jesus, é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Ibitinga, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, com a promoção da TV TEM.

 A encenação será marcada por novos cenários e um mecanismo especial que dá mais realismo à cena da crucificação. Outro ponto de destaque será a ressureição de Jesus, com efeitos pirotécnicos emocionantes.

A primeira apresentação aconteceu em Arealva, no dia 12 de abril, e a seguir, a encenação será realizada em Ibitinga, com diversas datas e locais, como o Teatro Municipal Darcy de Biazi e o Pavilhão de Exposições Dr. Licínio Hilmar de Oliveira Arantes.

Leia mais...