Um astrônomo amador de Marília (SP) capturou imagens da passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-Atlas), conhecido como o "Cometa do Século", na madrugada de domingo (29).

O corpo viaja pelos céus brasileiros desde a segunda quinzena de setembro, quando ficou mais perto do sol, se tornando assim visível para os observadores, inclusive a olho nu.

As fotografias foram tiradas no distrito de Lácio e chamaram a atenção por, além de revelarem a cauda típica desse tipo de corpo celeste, mostrar também a estrutura do cometa, visível nas imagens em três segmentos distintos.

O zootecnista e ambientalista Valter Eugênio Saia foi o responsável pelos registros. Ele conta que as imagens foram feitas pela manhã, para que a poluição luminosa seja menor e a imagem mais nítida.

"Acordei às quatro horas da madrugada para ver e fotografar o cometa. A poluição luminosa atrapalha um pouco, mas, mesmo assim, consegui captar imagens raras da estrutura", conta.
Para realizar o registro, o astrônomo amador utilizou apenas uma câmera semiprofissional, o que o deixou surpreso pela riqueza de detalhes alcançada.

"Detalhes são raros em registros de cometas. Desejava, mas não esperava. Tenho muitas fotos de observações, mas estas são especiais", classificou.

Como observar o C/2023
Originário da Nuvem de Oort, o C/2023 A3 foi descoberto pelo Observatório da Montanha Púrpura em 9 de janeiro do ano passado e, posteriormente, identificado de forma independente pelo sistema ATLAS, na África do Sul.

Um homem atropelou um motociclista de 36 anosna avenida Orígenes Lessa, em Lençóis Paulista (SP). Câmeras de segurança da região registraram o momento em que o carro atinge e com impacto sobe em cima da moto na via movimentada, atropelando a vítima.

Segundo a Polícia Civil, o acidente foi por volta das 16h no bairro Cecap e o motorista, de 41 anos, relatou que tentou desviar de uma criança e acabou atingindo o motociclista, que teve escoriações leves e passa bem.

Uma carreta que transportava garrafas perdeu o controle na rodovia João Baptista Cabral Rennó (SP-225) e tombou em Piratininga (SP) no início da tarde desta terça-feira (1).

De acordo com a Artesp, o motorista seguia pela rodovia para Ourinhos (SP) quando, por motivos a serem esclarecidos, perdeu o controle do veículo e tombou de forma atravessada na pista, bloqueando o tráfego na via.

Um incêndio próximo da Estação de Adução de Água (ETA) afetou o abastecimento de água nesta quarta-feira (2) em Marília (SP).

 Por questões de segurança, o sistema de abastecimento do Sistema Peixe, que atende 40% da população da cidade, que são moradores dos bairros Alto Cafezal, São Miguel, Fragata e Acapulco, foi paralisado e os trabalhadores foram retirados do local.

A Polícia Federal de Araçatuba (SP) cumpriu mandados de busca e apreensão em uma operação para combater a pornografia infantil na internet. Ações foram feitas em Birigui, Pindorama, Votuporanga e Catanduva, no noroeste paulista, além de Sorocaba e Bauru (SP). A operação ocorreu na manhã desta quarta-feira (25).

Segundo a PF, na casa de um homem de 60 anos, em um condomínio em Birigui, foram apreendidos computadores, celulares e outras mídias que vão ser encaminhadas para perícia.

Em Votuporanga, policiais federais de Jales (SP) cumpriram mandado na residência de um investigado para apreender celulares, computadores e mídias com arquivos de informática que possam conter vídeos armazenados ou que foram disponibilizados na web.

A fachada de um prédio localizado em frente a um ponto de ônibus no Centro de Botucatu (SP) desabou e atingiu pessoas, no fim da tarde desta terça-feira (24).

Segundo o Corpo de Bombeiros, três pessoas que estavam na calçada esperando ônibus foram atingidas e precisaram ser socorridas.

São elas: uma idosa de 61 anos, que se encontra em estado grave e foi levada para o Hospital das Clínicas da FMB da Unesp; um homem de 38 anos, estável; e uma mulher de 54 anos, que foi encaminhada ao Pronto Socorro Central da cidade.

A onda de calor que chegou ao estado de São Paulo no domingo (22) deve causar um dos dias mais quentes do ano no interior paulista nesta quinta-feira (26). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é temperatura na casa dos 40º C.

A previsão do Inmet indica que as temperaturas mais elevadas devem ficar no Centro Norte e Centro Oeste paulista, região que abrange a cidade de Bauru (SP).

O alívio no calorão deve vir a partir de sexta-feira (27), mas, segundo o instituto, algumas áreas do estado devem permanecer mais quentes, principalmente a região norte.

Aos nove anos, Yu Hyuk aprendeu sobre a crueldade da vida quando começou a pedir esmolas nas ruas da Coreia do Norte.

Uma vez, ele roubou uma marmita que estava abandonada em uma estação de metrô. Dentro dela, havia uma colher de arroz estragado, ele adicionou então vinagre e bicarbonato de sódio para torná-lo mais palatável. No momento em que o dono da marmita voltou, ele foi flagrado e espancado.

Hyuk diz que sabia que roubar era errado, mas estava quase morrendo de fome. Atos ilegais deste tipo eram apenas "parte da vida cotidiana" de grande parte da população da Coreia do Norte.

A vida dele era tão consumida pelo ímpeto pela sobrevivência que não deixava espaço para sonhos. Hoje com 24 anos, ainda parece surreal para este rapaz saber que vai fazer parte do primeiro grupo de K-pop formado por desertores norte-coreanos.

Especialistas apontam que a recuperação de mais de 1,7 mil hectares queimados por um incêndio, que teve início no dia 22 de agosto em Pompeia (SP), pode levar até 100 anos.

A área pertence a três fazendas localizadas entre a cidade e o distrito de Paulópolis, e abrange reservas de mata, áreas de pastagem e cercas.

O zootecnista Mário Basto é gestor de uma dessas áreas. Ele explicou, em entrevista ao g1, que as chamas já foram basicamente extintas e que sobraram apenas brasas em troncos de árvores e regiões de mata muito densas e de difícil acesso.

Neste domingo (22) é celebrado o Dia do Rio Tietê, rio mais importante do estado, com atuação desde o transporte de carga até o turismo, em regiões mais interioranas, como Barra Bonita (SP).

O Rio Tietê nasce em Salesópolis (SP), a 80 km de São Paulo. Ele corre de costas para o mar e segue pela região metropolitana e pelo interior Longe da capital, o Tietê recupera a vitalidade e serve de meio de transporte pela Hidrovia Tietê-Paraná, além de servir como fonte de energia. Porém, dados da Fundação SOS Mata Atlântica mostraram que a mancha de poluição na Bacia Hidrográfica do Rio Tietê aumentou 47 quilômetros e saltou para 207 km de 2023 para 2024.

A Defesa Civil de SP, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu um alerta de risco elevado de incêndios para todo o estado de São Paulo até quinta - feira (26).

A região do centro-oeste paulista, que teve queimadas ativas e áreas com risco máximo para incêndios na primeira semana de setembro, permanece em alerta pelas altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar (URA), principalmente no período da tarde, previstas para esta semana. O alerta também afeta cidades das regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Itapetininga, Sorocaba e Jundiaí.

O Mapa de Risco de incêndio, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco em quase todas as faixas do estado.

O Brasil registra um recorde no número de queimadas neste ano e, diante disso, o governo federal decidiu ampliar e instituir novas multas para quem provocar incêndios florestais e em outras vegetações no país. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (20), refletindo a pressão sobre a administração para prevenir e combater as queimadas.

Na semana passada, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, havia pontuado a necessidade de punir mais severamente quem provoca as queimadas e comparou os casos investigados de incêndios criminosos a “terrorismo ambiental”.

A primavera de 2024 irá começar no Brasil em 22 de setembro e a estação promete ser intensa. Os meteorologistas estão atentos à formação do fenômeno La Niña, que pode bagunçar o caminho costumeiro das chuvas de primavera e interferir na recuperação agrícola após a estiagem severa dos últimos meses.

Quando não há presença de fenômenos atípicos, a primavera no país é marcada pelo aumento gradual das chuvas e do calor em todas as regiões, com exceção do Nordeste, onde o tempo fica seco e as temperaturas muito altas.

Já o La Niña, que ocorre a partir do resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico, costuma inverter essa lógica, fazendo chover muito mais no Norte e no Nordeste enquanto a região Sul fica mais quente e seca.

À medida que envelhecemos, nosso corpo passa por várias mudanças. Uma das mais desafiadoras é o ganho de peso, que normalmente está relacionado à obesidade sarcopênica. Entenda abaixo como evitar que ganho de peso ao envelhecer comprometa a saúde.

 Essa condição de nome pouco conhecido pela maioria da população é a combinação do acúmulo de gordura corporal com a perda de massa muscular, que pode comprometer a qualidade de vida dos idosos. A combinação pode levar à dificuldade de caminhar, a quedas e ainda acarretar redução da independência.

A obesidade sarcopênica ocorre porque, com o avanço da idade, é comum que as pessoas diminuam seus gastos calóricos, por conta diminuição de suas atividades, fazendo com que o metabolismo desacelere.

Frejat e a Orquestra Rock se apresentam, nesta sexta-feira (20), em Marília (SP) e um show que, além de levar ao palco famosos hits da carreira solo do cantor, clássicos do Barão Vermelho e sucessos inesquecíveis do Cazuza, também é uma ação de solidariedade.

O evento é acessível e contará com intérprete de libras e 100% da renda será direcionada para a Assistência Social Dr. Bezerra de Menezes.

Com a participação 36 músicos que prometem transformar as músicas já consagradas, em épicas, a apresentação conta com arranjos e versões exclusivas de grandes hits de Frejat, desde o Barão Vermelho, parcerias com o Cazuza até a carreira solo.

Um suposto esquema de tráfico de drogas foi desarticulado após um furto de chocolate em Garça (SP).

A mobilização foi iniciada após um chamado sobre um furto em um estabelecimento comercial e, no local, o proprietário forneceu informações sobre um casal que furtou chocolates em um mercado.

Após um patrulhamento, o casal foi localizado e, embora nada de ilícito tenha sido encontrado com o homem, a mulher possuía seis pinos de cocaína, duas porções de maconha e R$20.

Ela admitiu ser usuária de drogas e afirmou ter trocado os chocolates furtados pelos entorpecentes. A equipe policial foi até a casa onde a troca havia ocorrido, onde o responsável foi detido.

Um levantamento do MapBiomas mostra que o Brasil perdeu o equivalente ao território da Paraíba em queimadas só no mês de agosto. Os dados são do Monitor do Fogo, que foi criado em 2019, e mostram que o país nunca tinha tido um cenário tão grave quanto o registrado no último mês.

 Se compararmos agosto de 2024 com agosto de 2023, a alta foi de 149%, em números, um salto de 3,3 milhões de hectares. Um a cada quatro deles estão em áreas de pastagens, usadas para a pecuária.

Um dos estados mais afetados, São Paulo, foi decisivo para o número se tornar tão alarmante, uma vez que o estado teve 86% das queimadas de 2024 concentradas em agosto, quase 90% em áreas de agropecuária.

Uma tripulação de quatro civis a bordo da missão Polaris Dawn da SpaceX abriu a escotilha de sua cápsula e fez história como o primeiro grupo de astronautas não governamentais a realizar uma caminhada espacial.

A SpaceX transmitiu o evento ao vivo pelo X (antigo Twitter) — também conhecido como atividade extraveicular (EVA) — que começou pouco depois das 7h (horário de Brasília).

Todo o veículo Crew Dragon da SpaceX, que impulsiona e protege a tripulação, foi despressurizado e exposto ao vácuo do espaço — um marco perigoso e histórico na jornada de cinco dias da tripulação da Polaris Dawn pela órbita da Terra. A missão já estabeleceu recordes, viajando mais longe no espaço do que qualquer ser humano desde que o programa Apollo da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) foi encerrado há mais de 50 anos.

A polícia de Nashville, cidade no estado americano do Tennessee, está dando créditos à lenda do rock Jon Bon Jovi por socorrer uma mulher na ponte de pedestres Seigenthaler na noite de terça-feira (10).

De acordo com uma declaração publicada na página do Departamento de Polícia Metropolitana de Nashville no X nesta quarta-feira (11), o músico “ajudou a persuadi-la a sair da saliência sobre o Rio Cumberland para um lugar seguro”.

“É preciso que todos nós ajudemos a manter uns aos outros seguros”, acrescentou o chefe de polícia de Nashville, John Drake.

Um porta-voz do Departamento de Polícia Metropolitana de Nashville disse à CNN nesta quarta-feira que a mulher, cujo nome não foi divulgado, foi levada a um hospital local para tratamento e avaliação.


Diante de temperaturas altas e recorde de umidade baixa por todo o estado, ter que lidar com o tempo seco e a saúde tem sido um desafio para os humanos. Mas já imaginou como essas condições podem afetar os pets?

Para responder a essa pergunta, o g1 conversou com uma especialista sobre a saúde dos pets, que apontou que raças da "cara achatada" e do focinho pequeno, têm mais problemas de saúde nestas condições.

A nova onda de calor elevou as temperaturas no interior de SP, além de fazer com que a Defesa Civil emitisse alerta para risco de incêndios e índices baixíssimos de umidade do ar. Além disso, as queimadas aumentaram a presença de fumaça na atmosfera, o que pode prejudicar a saúde da população e a dos animais.

A fumaça que cobre o país vem, principalmente, de onze estados e do Distrito Federal (DF), de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O mapa do fogo mostra que, nestas unidades da federação, o total de focos de incêndio mais que dobrou entre 1º de janeiro e 10 de setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O fogo é usado não só para o desmatamento, mas nos processos agropecuários, como limpeza e renovação de pastos. Todos os anos, de julho a agosto, o país enfrenta a temporada do fogo, principalmente na Amazônia, o que castiga quem mora na região, que fica sufocada com a fumaça.

No entanto, este ano, a situação é diferente. Como revelou o g1, o Brasil vive uma seca nunca antes vista em sua história recente, e o fogo mais que dobrou em quase metade dos estados do país, espalhando a fumaça. No Sudeste, por exemplo, todos os estados mais do que dobraram os índices. (Entenda mais abaixo)

A cidade de São Paulo amanheceu nesta segunda-feira (9/9) com a pior qualidade de ar do mundo, de acordo com o ranking suíço IQAir, que opera uma plataforma com cerca de 120 grandes cidades com dados meteorológicos gerados por governos, instituições de pesquisas e organizações sem fins lucrativos.

No domingo, a capital paulista já aparecia, junto com Porto Velho (RR) e Rio Branco (AC), no topo da lista, todas com índices "muito insalubres", de acordo com o monitoramento suíço.

O "corredor de fumaça" das queimadas que se espalhou pelo Brasil nas últimas semanas, somado à baixa umidade do ar em grande parte do país, deixaram o ar carregado de partículas em várias regiões do Brasil.

A baixa umidade fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançasse, nesta segunda, um alerta laranja de perigo para 12 estados e o Distrito Federal.

Além do DF, os estados deGoiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão podem ficar com a umidade abaixo de 20%.

Subcategorias