guri

Funcionários que atuam no Projeto Guri foram colocados em aviso prévio na sexta-feira (29). Segundo a Associação Amigos do Guri, responsável pela administração dos polos no litoral e no interior de São Paulo, a condição pode resultar no fechamento das unidades que desenvolvem projetos culturais para jovens em todo o estado.

A situação ocorre em função de um corte de R$ 150 milhões anunciado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa no orçamento de organizações sociais que cuidam de programas. Em nota, o governo estadual informou que o impacto do contingenciamento nos programas, nas instituições e ações da secretaria está sendo avaliado.

Em nota divulgada à imprensa na noite deste domingo, a assessoria de imprensa de João Doria confirmou que o governador fará um anúncio nesta segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes, sobre medidas para o Projeto Guri.

Ainda segundo a assessoria, os secretários de Governo, Rodrigo Garcia, e da Fazenda, Henrique Meirelles, falarão sobre o plano de contingenciamento e as medidas para não prejudicar serviços essenciais.

Cultura e formação
O projeto Guri é um dos principais programas socioculturais do país. Cerca de 49 mil alunos com idade entre 6 e 18 anos são atendidos por ano em cerca de 400 polos distribuídos pelo estado de São Paulo.

Em Itápolis, o projeto oferece cursos de Coral Infantil, Coral juvenil, Percussão e Violão.