Do G1- O corpo do peão Thiago Francisco Perez Castilho, de 18 anos, que morreu após ser atingido por um touro durante montaria no rodeio de Luís Antônio (SP), foi velado e enterrado em Brodowski (SP), cidade onde morava, durante a tarde desta sexta-feira (23).

 

Thiago Castilho disputava um rodeio na noite de quinta-feira (22) e, durante a montaria, o peão foi atingido pelo touro, perdeu o capacete e caiu desacordado na arena. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

peao1

Velório do peão de 18 anos aconteceu em Brodowski, SP, cidade natal dele, na tarde desta sexta (23) — Foto: Fabio Junior/EPTV

 

O velório começou ainda nas primeiras horas da tarde desta sexta, no Velório Municipal, após o corpo deixar o Instituto Médico Legal (IML) de Ribeirão Preto.

Já o sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de Brodowski, por volta das 16h30. A cerimônia contou com a presença de amigos e familiares de Thiago, além de pessoas ligadas a rodeios da região.

O helicóptero Águia, da Polícia Militar (PM), sobrevoou o local em homenagem ao jovem e ao pai dele, que é policial.

"Encerra-se o ciclo de um garoto vitorioso, que veio lá de baixo. Tinha o sonho grande de se tornar um peão, tornou-se peão e, infelizmente, terminou do jeito que terminou. Mas Deus sabe o que faz", disse o locutor de rodeios Ronaldo Xavante durante a cerimônia.

Morte

Thiago Castilho disputava a competição na noite de quinta-feira (22) no Parque Permanente de Exposições e Eventos "Gilberto Moreno", no Jardim Santa Rita, em Luís Antônio, que recebe a festa até o próximo domingo (25).

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que, antes de cair desacordado na arena, o peão é atingido pelo touro e perde o capacete que usava como proteção.

Segundo informações registradas em boletim de ocorrência, ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, depois, foi transferido para a unidade de emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) de Ribeirão Preto (SP).

Depois de uma parada cardiorrespiratória, os médicos tentaram reanimar o paciente, mas ele não resistiu.

Investigações

O caso foi registrado como morte suspeita e acidental pela Polícia Civil, que solicitou exame ao IML para confirmar as causas.

A organização do Luiz Antônio Rodeio Show informou que o evento está regularizado e é realizado dentro das normas, que o jovem usava todos os equipamentos de segurança e tratou o caso como uma fatalidade.

"O próprio vídeo mostra que ele usava o capacete, o colete, a calça de couro, os equipamentos que se exige para o peão montar no rodeio, inclusive a gente tem seguro de vida, já foi acionado, entramos em contato com a família, estamos dando suporte para eles. É uma notícia que ninguém gostaria de dar", lamentou Édson Alves, organizador do rodeio.