Um dos maiores símbolos do capitalismo dos Estados Unidos começou a ser retirado da Rússia nesta segunda-feira (23).

Depois de três décadas no país, o McDonald´s, a rede de fast food norte-americana que conquistou os consumidores russos, iniciou o processo de desmontagem de seus restaurantes russos. Na semana passada, a rede anunciou a retirada total de suas operações na Rússia, em represália pela invasão do país à Ucrânia, em 24 de fevereiro.

 

Nesta manhã, arcos com o logotipo do McDonald´s foram retirados de restaurantes do grupo em Khimki, nos arredores de Moscou.

Em março, dias após o início da guerra, o McDonald's anunciou o fechamento temporário de seus 850 restaurantes na Rússia e a suspensão de todas as suas operações no país, seguindo o passo de várias multinacionais que decidiram se distanciar de Moscou após a invasão russa da Ucrânia.

Na semana passada, no entanto, o grupo anunciou o encerramento definitivo de suas operações no país, marcando o fim de uma trajetória de três décadas do restaurante no país. Na época, a chegada do McDonald´s foi um dos marcos do fim da União Soviética. A primeira loja da rede foi inaugurada também na capital russa, por onde o grupo deu início ao processo de desmontagem.

 A rede, que empregava 62 mil funcionários na Rússia, chegou ao país logo após a queda do muro de Berlim e foi um dos maiores símbolos do alívio das tensões da guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, que entraria em colapso em 1991.

G1