Com esse calor intenso, é preciso estar atento, pois as altas temperaturas podem fazer muito mal para cães e gatos.

Banhos de piscina, brincadeiras com gelo e sorvetinho de carne: todas as opções são válidas para manter a temperatura agradável para nossos "amiguinhos" durante o verão. Mas como saber se meu pet está sofrendo com o calor?

De acordo com o veterinário Reynaldo Landgraf, de Itapetininga (SP), os animais dão sinais de que estão desidratados e com a temperatura corporal alta. Os principais sintomas são: respiração ofegante, boca aberta, língua para fora e até mesmo suor nas patas.

"Sempre é bom estimular os animais a tomarem água, principalmente os gatos (...) eles não tomam água parada. É bom utilizar fonte de água, a água corrente além de ser filtrada, estimula o gato", explica Reynaldo.

Riscos

O veterinário alerta que as altas temperaturas podem levar o animal à morte, causada por hipertermia - quando o corpo fica com a temperatura mais elevada do que o normal - e desidratação (veja abaixo uma receita para manter a hidratação do seu pet).

Além de manter a hidratação, Reynaldo comenta que é necessário se atentar em passeios, pois o asfalto quente pode queimar as patas do animal, e em viagens de carro, onde eles nunca devem ficar sozinhos e trancafiados, pois podem sofrer com o calor. 

Sorvete pet

Um alternativa e refrescante para "driblar" o calorão é fazer picolés para seu bichinho. Reynaldo conta que utiliza estas receitas com os próprios pets nos dias de verão.

"Uma dica para os cachorros, caso não tenham restrição alimentar, é fazer sorvete de manga ou com algumas outras frutas fica bem legal, é só misturar com água e bater no liquidificador".

Depois de fazer a mistura, basta congelar em alguma forma e dar para seu pet se deliciar. Também é possível fazer uma espécie de sorvete para gatos, congelando carne moída em cubos para eles roerem.

G1