amoedo

João Amoêdo será candidato à presidência da República pelo Partido Novo (Foto: Reprodução/Facebook/João Amoêdo)

O Partido Novo anunciou neste sábado (18) que o empresário João Amoêdo, de 55 anos, será o candidato da legenda à Presidência da República em 2018. O anúncio foi feito no encontro nacional do partido, em São Paulo.


João Dionisio Filgueira Barreto Amoêdo nasceu em 22 de outubro de 1962 no Rio de Janeiro. Formado em engenharia e administração de empresas, trabalhou no Citibank, BBA-Creditansalt e na financeira Fináustria. Foi vice-presidente do Unibanco e membro do conselho de administração do Itaú-BBA. Atualmente é membro do Conselho de Administração da João Fortes, função que ocupa desde 2011.
Amoêdo foi presidente do Partido Novo de setembro de 2015 a junho deste ano.

O Partido Novo foi fundado em 2011 com apoio de empresários no Rio de Janeiro e teve o registro aprovado no Tribunal Superior Eleitoral em 2015.

A ideia de criar a legenda surgiu em 2011 entre empresários, médicos, advogados e outros profissionais do setor privado, principalmente, motivados por participar da política institucional sem vínculos com "políticos tradicionais", segundo dirigentes. As regras do partido só admitem aqueles que têm ficha limpa e impedem que qualquer um com cargo no Legislativo ou no Executivo exerça cargo de direção na legenda.

 

Do G1