Do G1- O corpo do Prefeito de Sandovalina (SP), Francisco Mendes da Silva (AVANTE), foi velado na manhã deste domingo (11), no Ginásio Municipal de Esportes. “Chicão”, como era conhecido na cidade, faleceu na manhã deste sábado (10), vítima de um infarto.
Nascido em Nova Esperança (PR), ele era pecuarista e tinha 68 anos de idade.
De acordo com as informações repassadas pela Prefeitura de Sandovalina ao g1, o chefe do Poder Executivo sofreu um infarto na manhã deste sábado (10), quando estava em sua casa, e ainda chegou a ser levado ao Pronto-socorro de Pirapozinho (SP) para receber atendimento médico, mas não resistiu, vindo a falecer por volta das 11h.
O velório, que se iniciou na madrugada deste sábado (10), em Sandovalina, foi aberto ao público no Ginásio Municipal de Esportes.
Na manhã de domingo (11), por volta das 10h, o corpo de Chicão foi levado para Santo André (SP), onde será velado na sede do Sindicato dos Rodoviários e Anexos do Grandes ABC (Sintetra).
O sepultamento será nesta segunda-feira (12), às 9h, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, conhecido como 'Curuçá'.
Chicão atuava como motorista e presidiu durante mais de 30 anos o Sindicato dos Rodoviários e Anexos do Grande ABC (Sintetra), com sede em Santo André (SP).
Com propriedades em Sandovalina, ele decidiu entrar na carreira política e aceitou o desafio de ser prefeito do município, em 2020.
Nas eleições municipais de 2020, ele foi eleito prefeito de Sandovalina, em uma coligação que contou com o PTB, o PSDB e o PATRIOTA, com 1.909 votos, o equivalente a 66,17% dos votos válidos naquele pleito.
De pai para filho
Com o falecimento de Chicão, o filho Marcos Mendes da Silva, o Paco (PSDB), de 34 anos, assumirá o cargo na Prefeitura. Paco, que é o atual vice-prefeito, lamenta a morte do pai.
Com a morte de Chicão, quem assume o comando da administração municipal em Sandovalina é o filho dele, Marcos Mendes da Silva, o Paco (PSDB), de 34 anos. Paco, que é o atual vice-prefeito, lamenta a morte do pai.
“Eu conheci muito meu pai nesses dois anos que trabalhamos lado a lado. Conheci valores e características que não tinha oportunidade de ver. Hoje eu vou buscar forças onde não tenho e vou trabalhar para continuar todo o legado e os projetos deixados pelo meu pai”, disse Paco.
Nas eleições municipais de 2020, pai e filho estavam filiados ao PTB. No entanto, posteriormente, eles mudaram, respectivamente, para o AVANTE e o PSDB.
“Meu pai me ensinou que para administrar uma cidade precisa de pulso firme, Deus no coração e vontade de ajudar quem mais precisa. Vou levar esses ensinamentos para toda a vida e manter o seu legado à frente da Administração”, conclui Silva.