paes

O pão é um alimento tradicionalmente presente na mesa dos brasileiros. Segundo um estudo do Sebrae e da Abip, o consumo de pães aumentou no Brasil nos últimos anos, inclusive com a inclusão de produtos elaborados com outras matérias-primas, como a mandioca e o milho. Entretanto, é um alimento que vem ganhando também um certo receio em ser consumido, devido ao extremismo que tomou conta em torno da Nutrição. Por isso, veja três verdades e um mito sobre ele:

1. O pão pode ser consumido com frequência e quantidade estabelecidas e adequadas, e não precisa ser excluído de uma dieta.

Verdade. O pão é uma fonte de carboidratos que, quando combinado com um alimento rico em proteínas, gorduras saudáveis e fibras, pode ser consumido normalmente. É recomendada a escolha de pães em sua forma integral por conter farinhas não refinadas e fornecer fibras de boa
2. O pão integral possui menor índice glicêmico e é considerado um ótimo pré-treino.

Verdade. Um alimento rico em carboidratos com menor índice glicêmico libera glicose gradualmente e, com isso, garante energia de forma mais prolongada, sem provocar hipoglicemia de rebote. Para praticantes de exercícios físicos, é considerado um pré-treino adequado.
3. Pães feitos por fermentação natural apresentam muitas vantagens nutricionais.

Verdade. O processo de fermentação natural de pães, por mais que seja demorado e requerer uma atenção maior, traz vantagens como melhor digestão, maior concentração de vitaminas e minerais e maior modulação da microbiota intestinal.
4. O pão sem glúten é totalmente mais saudável.

Mito. O glúten é uma proteína que provoca alterações gastrointestinais em pessoas que apresentam intolerância ou doença celíaca. Nem todas as pessoas precisam excluir o glúten da dieta. Os pães sem glúten podem conter também farinhas refinadas e impactar na saúde, se forem consumidos em excesso. Ou seja, não é porque o pão é sem glúten que podemos exagerar.
Para você que aprecia este alimento, experimente as versões integrais e opte por recheios como queijo branco, abacate amassado com ervas, ovos mexidos e até geleias de frutas sem açúcar!

 

 

Do G1