Aeroporto internacional de São Carlos (Fotos: Reprodução/ EPTV)
O aeroporto Estadual Mário Pereira Lopes, em São Carlos (SP), se tornou internacional com a publicação da portaria nº 3.998 no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (6).A medida foi assinada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil no dia 1º deste mês. O pedido foi feito há cerca de 10 anos pela Prefeitura.
A primeira operação deve ocorrer em fevereiro de 2018 e a administração municipal prevê a geração inicial de 500 empregos.
“Eram 4 pretendentes brigando pela mesma situação. Nós conseguimos nossa vez e os outros também vão brigar para tentar conseguir”, disse o procurador geral do município, Valdemar Zanette.
Centro de Manutenção da Latam em São Carlos (Foto: Rodrigo Zanette/G1)
Uso para manunteção e reparos - O uso é restrito a aeronaves que serão submetidas à manutenção e a reparos assim que chegar do exterior ou antes de uma viagem internacional ou ainda em trânsito pelo espaço aéreo brasileiro.
É proibido, pela portaria, o transporte de passageiros e de carga, ou seja, não é permitido o embarque ou desembarques de passageiros.
O diretor do Centro de Manutenção da Latam, Alexandre Peronti, diz que as manutenções vão aumentar 14%, o que representa mais dinheiro no município.
“Isso significa uma captação de R$ 63 milhões por ano, que deixa de sair e fica no país. É uma oportunidade muito grande para a nossa cidade e região”, destacou Peronti.
Processo de admissão
Atualmente, os aviões que vêm do exterior para manutenção precisam passar por um processo de admissão temporária em um aeroporto internacional. As alternativas são os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, Viracopos, em Campinas, e Galeão no Rio de Janeiro. O procedimento pode demorar de dois a três dias, o que gera prejuízo para as empresas aéreas.
“Com a internacionalização nós conseguiremos receber diretamente o avião de uma operação internacional em São Carlos. A gente sai de 2 dias para meio período e a gente já consegue direcionar o avião para o nosso centro de manutenção”, disse o diretor da Latam.
De acordo com a portaria, a abertura ao tráfego aéreo internacional se dará em caráter eventual, desde que haja agendamento com a Secretaria da Receita Federal ou Polícia Federal ou Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou com a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Justamente para que eles possam se preparar e mobilizar a equipe que atenderá o voo internacional até São Carlos”, afirmou Peronti.
Pedido antigo
A internacionalização do aeroporto de São Carlos foi pedido há uma década pela Prefeitura e empresários da cidade. Para eles, o processo pode estimular o crescimento da indústria na região. Em setembro de 2013, a Latam anunciou investimento de R$ 50 milhões em um hangar para manutenção de aviões de outros países.
Prefeitura anuncia internacionalização do aeroporto de São Carlos (Foto: Reprodução/ EPTV)
Do G1