O prefeito de Jaú, Ivan Cassaro (PSD), enviou nesta terça-feira (9) ofícios ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) e ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), solicitando realização de vacinação em massa na cidade. Segundo a prefeitura, a solicitação foi originada pelo aumento de mortes e de pacientes internados na Santa Casa, que no final de janeiro entrou em colapso pela falta de vagas.

Nos últimos 14 dias, Jaú registrou quase 1 mil novos casos (926) de Covid-19, uma média de mais de 66 diagnósticos positivos por dia.

O número de mortes também cresceu de forma preocupante, passando de 128 óbitos em 26 de janeiro para 215 vidas perdidas nesta terça, uma média superior a seis mortes por dia.

O ofício para o govenador do estado foi entregue nesta terça pelo secretário de Cultura e Turismo, Tom Borges, ao chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Takahashi, que deve encaminhar a reivindicação ao Comitê Estadual Contra a Covid-19.

Também nesta terça, Cassaro foi à capital junto ao vice, Tuco Bauab, e ao secretário de Saúde, Rodrigo de Callis Brandão, para participar de uma reunião de urgência com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Na pauta, o pedido de novos leitos para o enfrentamento da pandemia na cidade.

Tele-UTI

A prefeitura de Jaú anunciou que a Santa Casa da cidade vai participar do Programa Tele-UTI, criado pelo Ministério da Saúde para auxiliar médicos do SUS no atendimento aos casos de coronavírus.

Os leitos são acompanhados em tempo real, por especialistas, por meio de uma plataforma digital. Uma equipe técnica da Santa Casa e médicos de São Paulo vão se comunicando diariamente.

A discussão dos casos pode, inclusive, ajudar na identificação da cepa de vírus que está infectando a população de Jaú e analisar o nível de agressividade da eventual variante.

A equipe técnica da Santa Casa vai passar por processo de capacitação para iniciar o trabalho.

G1