Araraquara (SP) registrou, nesta terça-feira (15), a terceira morte por dengue deste ano, em menos de uma semana. O município vive uma epidemia da doença, com 896 casos.

 

A vítima é um idoso de 77 anos, com múltiplas comorbidades, que estava internado em hospital da rede privada.

Outras mortes
Na sexta-feira (11), a prefeitura já havia informado o óbito por dengue de uma idosa de 68 anos, que morava no Jardim Imperador.

No sábado (12), foi confirmado o óbito de mulher de 39 anos que morreu na quinta-feira (10), mas o caso precisou ser analisado pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que confirmou a dengue como causa do falecimento. A mulher foi em Unidades de Pronto-Atendimento por 6 dias e a família vê omissão.

Epidemia
Segundo a Vigilância Epidemiológica, Araraquara contabiliza 896 casos de dengue este ano, mais que o dobro do que foi registrado em todo ano de 2021.

 Segundo a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, a cidade vive uma epidemia da doença.

“A gente já se considera em epidemia pelos números comparativos com os anos anteriores. A gente precisa da população porque 80% dos criadouros encontrados pelos nossos agentes de combate à endemia estavam dentro das casas”, disse a secretária nesta terça-feira em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.

A última epidemia de dengue vivida por Araraquara foi em 2019, quando foram registrados 23.134 casos e cinco mortes.

EPTV