vt6b-14 KC 390, aeronave desenvolvida e fabricada com tecnologia brasileira (Foto: Reprodução/EPTV)

O protótipo 001 da aeronave de transporte e reabastecimento Embraer KC-390, maior avião já construído no Brasil, teve um incidente durante um voo de teste, no último dia 12 de outubro, em Gavião Peixoto (SP).

 

 

A empresa confirmou que o avião "experimentou um evento além do limite planejado no teste de uma das várias configurações experimentadas", mas não informou se a tripulação esteve em risco. As causas estão sendo investigadas.

Testes

Em comunicado enviado nesta quarta-feira (8) ao G1, a Embraer informou que o incidente aconteceu durante um voo de teste de certificação para avaliar as qualidades de voo em baixa velocidade com simulação de formação de gelo.

Segundo a Embraer, a tripulação fez os procedimentos de recuperação recomendados e conseguiu retornar ao ângulo de ataque normal de voo, porém, as características e a duração das manobras resultaram em uma perda de altitude, "excedendo limites operacionais tanto de velocidade como de fator de carga". O G1 questionou, mas e empresa não informou o número de tripulantes e se houve risco de queda.

Ainda no comunicado, a Embraer informou que o teste foi interrompido e a aeronave pousou normalmente na área de teste da Embraer de Gavião Peixoto.

"Todos os sistemas da aeronave se comportaram conforme o esperado durante todo o voo. Após inspeções detalhadas, nenhum dano à estrutura principal da aeronave foi encontrado. Algumas carenagens externas e janelas de inspeção foram danificadas e precisarão ser reparadas antes que a aeronave retorne aos voos", explicou.

A Embraer informou ainda que o cronograma de certificação do Embraer KC-390 não foi afetado e a entrada em serviço está confirmada para 2018, com a entrega da primeira aeronave de produção para a Força Aérea Brasileira (FAB), que adquiriu um total de 28 aviões.

Protótipo do KC-390

O KC-390 é um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) que, em 2009, contratou a Embraer para realizar o desenvolvimento da aeronave. Foram sete anos de estudo em parceira com Argentina, Portugal e República Tcheca para desenvolver o protótipo.

campanha de testes do KC-390 está avançando de forma extremamente satisfatória, atendendo todos os requisitos da aeronave e validando os objetivos de desempenho e capacidade previstos por meio do uso de avançadas ferramentas de engenharia.
Desde o início da campanha de testes em voo, em outubro de 2015, os protótipos do KC-390 têm apresentado uma alta taxa de disponibilidade, acumulando mais de 1.200 horas de voo.

Do G1