enemvaza

Um candidato do Piauí denunciou à Polícia Federal (PF) o vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) mais de uma hora antes do início da prova. A Polícia Federal instaurou inquérito nesta quinta (13).

De acordo com o estudante, ele teria recebido por Whats App uma imagem com o tema da redação do exame e a foto da prova às 10h47 de domingo (9). No Piauí, a prova começou a ser aplicada às 12h (horário local).

No Facebook, o candidato afirmou em uma mensagem publicada ainda no domingo: "E agora???????? Como um exame a nível nacional pode ser totalmente seguro e confiável se o tema da proposta de redação já tinha chegado até em mim".

A denúncia foi feita ontem à Polícia Federal, que apreendeu o celular do candidato para perícia e investigação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

“Desde o inicio do exame outras denúncias foram recebidas e , quando apuradas, todas se mostraram infundadas. O Inep trabalha em conjunto com a PF para dar, cada vez mais, rigor e segurança à aplicação do exame, garantindo assim a isonomia entre os participantes”, afirmou o Inep em nota.

A PF afirmou em nota que instaurou inquérito policial nesta quinta-feira (13) para apurar o caso. De acordo com o texto, foi solicitada a perícia do celular do aluno denunciante e todos os envolvidos no caso estão sendo ouvidos.

Enem 2014

As provas do Enem 2014 foram aplicadas no sábado (8) e domingo (9). Mais de 8,7 milhões estavam inscritos para o exame. Nos dois dias de prova, 1.519 candidatos foram eliminados do exame, 236 deles por uso indevido do celular.

Na última quarta-feira (12), o Inep divulgou os gabaritos oficiais do exame. Os candidatos terão acesso a suas notas apenas em janeiro. (IG)

Mais Lidas