Carnaval de Catanduva já foi considerado um dos melhores e mais tradicionais do Interior de São Paulo (Foto: Divulgação)
Uma epidemia de dengue cancelou o carnaval de rua em Catanduva, no interior de São Paulo. A cidade está em situação de emergência.O carnaval de Catanduva é um dos mais tradicionais do noroeste paulista. Atrai em média 100 mil pessoas. A festa, que seria realizada em uma avenida, foi cancelada por causa da epidemia de dengue no município. “Está todo mundo preocupado. A gente nunca viveu uma situação dessa" diz uma moradora da cidade.
"Um monte de amigo meu está com dengue", conta um rapaz.Cerca de R$ 1,5 milhão serão economizados. O município pretende usar parte do dinheiro para investir em medidas de combate à dengue. A primeira já foi anunciada: 80 novos funcionários serão contratados para trabalhar como agentes de saúde.
“Nós estamos vivendo um momento em que tem que se otimizar os recursos públicos. Há necessidades de investimentos na área da saúde. Nós tomamos a decisão de não realizarmos o carnaval neste ano”, diz o prefeito de Catanduva, Geraldo Vinholi.
A prefeitura decretou estado de emergência na cidade de 120 mil habitantes. Só nos primeiros 15 dias deste ano, foram quase 400 notificações de pacientes com sintomas da doença e 38 casos confirmados. No ano passado, 515 moradores tiveram dengue.
“É um estado preocupante. Nós temos que tomar as medidas, mas a gente precisa também do apoio da população. Ela tem que fazer o dever de casa, tem que olhar no quintal, evitar água parada. Nós temos batido nessa tecla desde o fim do ano passado para fazer a prevenção”, diz o secretário de Saúde do município, João Marcelo Porcionato.
Só em um dos prontos-socorros são atendidas, por dia, 70 pessoas com sintomas da doença. Cíntia estava com muita dor no corpo e febre e estava cheia de manchas vermelhas.
Repórter: Você acha que pode ser dengue?
Cíntia Palestelo, vendedora: Com certeza, porque da outra vez eu tive o mesmo sintoma.
Fonte: G1