cratera jaboticabal

Ponte em Jaboticabal desabou após chuvas em janeiro (Foto: Angelo Caruso/Prefeitura de Jaboticabal)

Parte de uma ponte localizada na zona rural de Jaboticabal (SP) voltou a cair durante a madrugada desta terça-feira (15) por causa das chuvas. A estrutura, que fica na "Estrada da Graminha", tinha sido recentemente reconstruída ao custo de R$ 100 mil.

 


Durante a madrugada, a água levou o aterro que cobria as galerias e uma tubulação de metal foi danificada, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura. O prejuízo estimado inicialmente é de R$ 30 mil.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saam) o local, também conhecido como Ponte do Ranpazo, ficará interditado por tempo indeterminado, até avaliação dos engenheiros e reparos.

A queda afeta moradores e produtores rurais que, precisarão utilizar rotas alternativas pelas ruas de terra.

Chuva e estragos
Em janeiro, a passagem na "Estrada da Graminha" teve duas tubulações estouradas e sofreu um deslizamento que abriu uma cratera, impedindo a circulação de pedestres e automóveis.

As galerias que estouraram serviam de passagem para a água de um córrego na região e não suportaram o volume acumulado na precipitação.
Além de causar estragos em estradas da região, o temporal deixou 60% dos moradores de Jaboticabal sem água.

O município decretou estado de emergência e cancelou o carnaval para bancar parte das obras, realizadas em parceria com usinas da região.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Sérgio Nakagi, no primeiro reparo houve a troca de dois tubos de nove metros de comprimento e a adição de um terceiro, feito por uma usina da região, para que justamente se evitassem novos deslizamentos.

Do G1