Quase 300 voluntários, 30 mil espigas de milho e 8 mil visitantes. Estes são alguns dos números da 2ª Festa do Milho, que começou neste fim de semana em Matão, mas continua nos próximos dias 8, 9 e 10 de março.

Ao longo de seis dias de festa, os voluntários se dedicam ao preparo de 12 opções de pratos doces e salgados, além do suco feito à base de milho.

A voluntária, Maria de Lourdes Silveira, explicou que é movida pelo amor a Deus. “É Ele que faz o chamado para a gente. Então, a gente tem que dedicar um tempinho a Ele“, disse em entrevista à EPTV.

No cardápio, há opções como a Chica Maluca, mini-pizza e pastel. Mas o tradicional bolo de milho é o destaque da festa.

“Eles têm uma receita aqui, só que dei uma mudadinha. Eu sou da roça, tenho costume de fazer bolo de milho e, graças a Deus, todo mundo aprovou. Tenho meu segredinho“, brincou a voluntária Iva Costa Feria.

Neste ano, os organizadores estão apostando em uma novidade: o bolinho de milho. “Tem um temperinho nosso. Aqui vai o milho triturado, cebola, alho, bastante cebolinha, chimichurri, páprica, um salzinho e o gostinho caseiro mesmo”, contou a voluntária Marli Cecília Joanse Comunhão.

O preparo começa cedo, por volta das 5h, deixando as espigas esparramadas pelo chão. Segundo o organizador, José Galbiatti, esta etapa tem uma explicação.

 “Deixar o milho solto e não amontoado para não fermentar. Ele, ficando ralinho no chão, conserva a palha para fazer a pamonha e não gera problema para os alimentos”, explicou.

O padre Flávio Francisco Gomes explicou que todo dinheiro obtido com as vendas da festa será revertido em prol da comunidade. “Este valor vai para o término da capela Santa Clara que a gente, agora, vai colocar agora o piso, e também para ajudar nas obras e caridade da igreja”, afirmou.

A 2ª Festa do Milho ocorre na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que fica na Avenida Antônio da Silva Coelho, no Bairro Alto, em Matão.

EPTV

Formulário de Pedido de Orçamento

Por favor, nos informe seu nome e telefone e entraremos em contato.