Site da prefeitura foi hackeado nesta terça-feira e retirado do ar para as devidas manutenções (Foto: Reprodução / site Prefeitura de Jaú )
Depois de ter o site invadido por hackers por duas vezes em três meses, a prefeitura de Jaú informou que a empresa responsável pela hospedagem da página da administração municipal vai implantar novas medidas de segurança.
Site da prefeitura de Jaú foi invadido por hackers em setembro (Foto: Reprodução/ TV TEM/ Arquivo )
O site da prefeitura foi hackeado na terça-feira (19) pela manhã e o acesso só foi restabelecido no período da noite. Antes de ser retirado do ar para que as medidas de segurança fossem feitas, ao acessar o site o internauta encontrava a imagem de laptop com um fundo preto.
Essa foi a segunda invasão em três meses. Em setembro, hackers invadiram o site e colocaram uma foto de um homem armado na página inicial e depois uma mensagem política com foto do presidente Michel Temer.
De acordo com a prefeitura, o ataque desta terça-feira não foi direcionado para a página da administração municipal. Em nota, a prefeitura disse que a empresa responsável esclareceu que o ataque foi em outro site que fica no servidor, porém, a invasão foi muito mais agressiva e extrapolou as proteções existentes, afetando outras páginas do servidor.
A nota informa ainda que como a empresa detectou rapidamente o ataque, não houve roubo ou perda de dados, e a mesma pode analisar os arquivos e comandos executados pelo hacker. Eles conseguiram identificar que computador ou servidor de onde partiu o ataque fica na Arábia Saudita.
Diante disso, a empresa fez a restauração dos arquivos afetados do servidor, o bloqueio do acesso vindo da Arábia Saudita, de onde partiu o ataque a implementação de quatro medidas de segurança novas neste servidor e em todos os outros servidores que possui para evitar incidentes futuros utilizando esta mesma técnica.
Do G1