O filhote de tamanduá-mirim macho, de aproximadamente três meses, que foi resgatado com vida depois de ser atropelado na Rodovia José Pizarro (SP-305) em Monte Alto (SP), ganhou um novo lar.

 

Segundo o analista comercial e ambientalista Samuel Maria, de 42 anos, o resgate aconteceu por volta da 1h30 da sexta-feira (15) após ele receber um chamado da Brigada de Incêndio da cidade. O animalzinho estava agarrado à mãe, que não resistiu ao acidente.

 Segundo Samuel, ele foi acionado porque já realiza o resgate e soltura de animais silvestres na região há pelo menos dez anos.

"Quando cheguei lá, tinha um tamanduá já morto no acostamento, com o filhote agarrado nas costas. Para conseguir resgatar ele, eu usei um bichinho de pelúcia. Esfreguei o ursinho na mãe, para pegar o cheiro dele, aí coloquei o filhote no ursinho. Eles gostam de ficar abraçados, então o urso serviu para deixar ele mais calmo" conta.

Novo lar

O filhote de tamanduá foi levado para a casa de Samuel, onde passou a madrugada recebendo os cuidados necessários.

"Ele não tinha ferimentos, só precisou ser limpo e também tirei alguns carrapatos", diz.

Logo após o resgate, pela manhã de sexta, o ambientalista entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental para providenciar a transferência do animal.

O filhote de tamanduá foi encaminhado para o Parque Ecológico Dr. Antônio Teixeira Vianna, em São Carlos (SP).

EPTV