Diferente dos jogos com narrativas fechadas, os games do gênero RPG — sigla da expressão inglesa "Role Playing Game" — permitem que os personagens e a própria história evoluam e se alterem com base na evolução do jogador. E muitos foram os títulos dessa categoria que fizeram sucesso nas últimas décadas. É por isso que a revista Game Informer lançou, em junho, uma edição especial elegendo os 100 melhores jogos de RPGs de todos os tempos e explicando o porquê de suas escolhas.
Os RPGs se popularizaram justamente porque dão total liberdade para o jogador fazer (quase) tudo dentro do contexto proposto. A começar pelo personagem principal, que, na maioria dos títulos, pode ser personalizado em aspectos físicos e emocionais. Depois, ele decide para qual caminho seguir e o que fazer: completar as missões principais primeiro ou começar pelas tarefas secundárias, por exemplo. Além disso, boa parte desses games oferece um sistema de decisões em que as escolhas do jogador afeta o rumo dos personagens e dos que estão ao seu redor.
"Poucos gêneros podem conquistar os jogadores como os games de RPG. Atingindo o equilíbrio entre narrativa, combate, exploração e progressão, eles são capazes de nos imergir em mundos fantásticos", destaca a publicação no anúncio da revista, que conta com mais de 30 páginas sobre o conteúdo especial.
Para a Game Informer, o melhor título RPG é The Elder Scrolls V: Skyrim, lançado pela Bethesda em novembro de 2011. Em segundo lugar está Final Fantasy VI, seguido de Chrono Trigger, Mass Effect 2 e The Witcher 3: Wild Hunt. O ranking ainda inclui games como Bloodborne (11ª posição), Demon's Souls (46ª), Dragon Age: Inquisition (57ª), Destiny (81ª) e Bastion (91ª). Curiosamente, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, aclamado como um dos melhores jogos de todos os tempos e com nota 97 de 100 no site Metacritic, está na 47ª posição da lista.
Veja abaixo os 100 melhores RPGs eleitos pela revista na ordem em que foram listados, de cima pra baixo, do número 1 ao número 100, ou seja, em ordem de importância, na visão da Game Informer:
The Elder Scrolls V: Skyrim
Final Fantasy VI
Chrono Trigger
Mass Effect 2
The Witcher 3: Wild Hunt
World of Warcraft
Star Wars: Knights of the Old Republic
Diablo II
Baldur’s Gate II: Shadows of Amn
Final Fantasy Tactics
Bloodborne
Fallout 3
Planescape: Torment
Deus Ex
Pokémon Red & Blue
Secret of Mana
Ultima Online
Final Fantasy VII
Persona 5
Diablo
The Elder Scrolls III: Morrowind
Everquest
Final Fantasy IV
Dark Souls
Kingdom Hearts II
Dragon Age: Origins
Earthbound
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
Suikoden II
Persona 4
Ultima VII: The Black Gate
Valkyrie Profile
Final Fantasy
Phantasy Star IV: The End of the Millennium
Final Fantasy X
Fallout: New Vegas
Diablo III
System Shock 2
Fallout
Neverwinter Nights
Xenosaga: Episode I – Der Wille zur Macht
Shadowrun
Wizardry: Proving Grounds of the Mad Overlord
Fire Emblem: Awakening
Mass Effect 3
Demon’s Souls
The Legend of Zelda: Breath of the Wild
Persona 3
Xenogears
Pokémon Gold & Silver
Dragon Quest VIII: The Journey of the Cursed King
The Elder Scrolls IV: Oblivion
Star Ocean: The Second Story
Grandia II
Skies of Arcadia
Fable II
Dragon Age: Inquisition
Tales of the Unknown, Volume 1: The Bard’s Tale
Chrono Cross
Icewind Dale II
The Witcher 2: Assassins of Kings
Baldur’s Gate
Valkyria Chronicles
Darkest Dungeon
Mass Effect
XCOM: Enemy Unknown
Path of Exile
Divinity: Original Sin
Disgaea: Hour of Darkness
Undertale
Jade Empire
Paper Mario
Castlevania: Symphony of the Night
Monster Hunter Generations
Shadow Hearts: Covenant
Ultima IV: Quest of the Avatar
Radiant Historia
Wasteland
Dragon’s Dogma
Odin Sphere
Destiny
South Park: The Stick of Truth
Xenoblade Chronicles
Horizon Zero Dawn
Might of Magic: World of Xeen
Pool of Radiance
Vagrant Story
Radiata Stories
Tales of Symphonia
Panzer Dragoon Saga
Bastion
Tactics Ogre: Let Us Cling Together
Pillars of Eternity
Golden Sun
The World Ends With You
Lost Odyssey
Dark Cloud 2
Vampire: The Masquerade Bloodlines
Dragon Quest III
Torment: Tides of Numenera
Fonte Game Informer