O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP) aplicou 400 doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria do Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac, na terça-feira (19), primeiro dia de imunização na cidade.

A aplicação do imunizante aos profissionais da saúde continua nesta quarta-feira (20) nas unidades campus da USP e de emergência, no Centro da cidade.

A expectativa é de que cerca de 3 mil trabalhadores recebam a primeira dose da vacina nesta primeira fase de imunização. O HC recebeu do estado um lote com 6.520 imunizantes.

Os profissionais receberão duas doses da CoronaVac. A segunda está prevista para ser aplicada daqui a 21 dias.

"Outros hospitais preferiram dar todas as doses como primeiras doses, sem ter certeza se poderia ou não completar o esquema depois. Nosso hospital optou vacinar apenas aqueles para os quais a gente tem certeza que vai poder garantir a segunda dose", diz Fernando Bellissimo, infectologista do HC e membro do comitê de vacinação do hospital.

Primeiras aplicações

As primeiras aplicações da CoronaVac em Ribeirão Preto aconteceram em uma cerimônia na manhã de terça-feira, com a presença do governador João Doria (PSDB) e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

A técnica de enfermagem Maria Luci dos Santos, de 44 anos, foi a primeira ser imunizada na cidade. Depois, iniciou-se a vacinação nos outros profissionais da saúde ao longo do dia.

Para os trabalhadores do setor que atuam fora do HC, a expectativa da Prefeitura é de que a campanha de vacinação comece na quinta-feira (21).

A cidade ainda aguarda o carregamento com as doses de CoronaVac, que vai ser distribuído pelo governo de São Paulo. Os lotes estão no centro de distribuição, em Pinheiros, na capital paulista.

EPTV