Juiz tira dúvidas sobre a eleição (Foto: Reprodução / TV TEM)
Do G1 Bauru e Marília - As eleições municipais são neste domingo (2) e os eleitores ainda têm dúvidas sobre o que pode ou não pode neste período. O juiz eleitoral de Bauru (SP) José Cláudio Domingues Moreira tirou dúvidas como a de que apenas um único voto válido pode eleger um candidato. "Digamos que são cem eleitores, nós tivemos 99 votos nulos por parte do cidadão e o eleitor votou nele. Um voto válido, ele é eleito com um voto válido, porque aquele um voto válido representa o que: 100% dos votos válidos."
O juiz diz também que todo eleitor pode ser convocado a trabalhar como mesário na hora que estiver votando. São regras eleitorais que muita gente desconhece. O aposentado Osni Segalla perguntou se pode beber no dia da votação.
O juiz esclarece que pode, mas se esse ato trouxer perturbação ao sossego e ao processo eleitoral isso pode caracterizar crime.
A bancária Carolina Barbosa da Silva queria saber se pode levar os filhos para votarem com ela. "Não. O Tribunal Regional Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral determinam, por meio de resoluções, a proibição de crianças acompanhar os pais no momento eleitoral", explica José Cláudio.
Para quem vai trabalhar, mesmo no domingo das eleições, não pode furar fila no dia das eleições, só em casos especiais e previstos como prioridades. “O que a legislação estabelece é a questão das prioridades. Prioridade para cortar fila ou para votar a frente do outro: gestante, idoso, pessoa com deficiência, os policiais que estão trabalhando durante a eleição, promotor eleitoral, o juiz eleitoral."