Manifestantes levaram faixas e cartazes na Praça do Mercado em São Carlos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Moradores de São Carlos (SP) favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) se reuniram no Centro da cidade no fim da tarde desta quinta-feira (16) para protestar. Em cidades da região, como Araraquara e Rio Claro, a população também foi às ruas.
O evento, realizado na Praça do Mercado, reuniu cerca de 100 pessoas, segundos os organizadores. Para a Polícia Militar, 50 participaram do movimento.
Faixas e cartazes
A manifestação pacífica reuniu pessoas de várias idades com faixas e cartazes pedindo o fim da corrupção e de apoio à Polícia Federal e ao juiz Sérgio Moro.
Uma faixa também pedia aos motoristas favoráveis ao impeachment que buzinassem. Muitos condutores que passavam pela Avenida São Carlos, a principal da cidade, atendiam ao pedido.
Alguns manifestantes estavam vestidos de preto, como o estudante de direito Pedro Pereira Lopes. Para ele, o povo já deveria ter se manifestado há muito tempo.
“O que o governo fez com o pais é um absurdo. Quebraram as maiores empresas do Brasil, estão quebrando a indústria nacional, o Brasil está parado e perde quase 2,5 mil cargos por dia. A gente precisa mudar isso de algum jeito, fazer a economia voltar a andar”, disse.
O organizador do movimento, Marcos Roudini, ressaltou que a manifestação é apartidária com foco no fim da corrupção. “Os brasileiros estão indignados com tanta corrupção. O governo tem que atuar para o povo, e o povo está dizendo não para eles”, disse.
Região
Em Araraquara, o evento reuniu cerca de 100 pessoas, de acordo com os organizadores. A PM não estimou um número.
Um boneco do ex-presidente Lula foi colocado na praça do Parque Infantil. Vestidos de preto, aos poucos, os manifestantes chegaram ao local.
“O Brasil está no fundo do poço, não tem mais uma luz para a gente se agarrar. O povo tem que vir para a rua para lutar pelos seus direitos”, disse a dona de casa Rita Marces Terezani.
A cozinheira Lúcia Helena Santos Carvalho fez questão d elevar toda a família. “O sentimento é de luto por essa política defasada que a gente tem, então temos que mostrar a nossa indignação e vir para a rua para tentar devolver a dignidade para o país”.
Assinaturas
O Movimento Vem Pra Rua aproveitou o evento para colher assinaturas, um documento que pede medidas mais eficientes conta a corrupção. “Estamos fazendo também da PEC 412 que dá total autonomia à PF para poder investigar os políticos. Nós vamos fazer esses atos todos os dias até a Dilma pedir a renúncia dela”, disse Pedro Celli, organizador do movimento.
Em Rio Claro, a manifestação pacífica começou por volta das 18h na Praça da Liberdade em frente ao fórum. Antes de sair em direção à prefeitura, os manifestantes cantaram o hino nacional. Segundo a PM, mais de 50 pessoas participaram do evento. A organização informou que 300 foram ao local.