eduardo dantas 9 1

Veículo estava sem motorista (Foto: Eduardo Dantas / TV TEM)

Um ônibus desgovernado e sem motorista derrubou a estrutura de um ponto de ônibus na Avenida Rodrigues Alves, em Bauru (SP), na tarde desta terça-feira (21). Flávio Melges, de 73 anos, estava no ponto e foi o único que se feriu. Ele está internado no pronto-socorro de Bauru, mas passa bem. "Um milagre de Deus, um milagre do pai celestial. Foi só por ele", agradece. No ônibus também não havia passageiros. Uma câmera de circuito de monitoramento registrou o momento do acidente (veja acima).

{avsplayer videoid=263}

Flávio estava sentado no banco esperando por um ônibus. Nas imagens é possível ver que uma mulher percebe que o veículo está chegando desgovernado e corre assustada. Outra passageira também. Flávio tenta sair, mas está de bengala e tem dificuldades pra caminhar e não consegue. A estrutura do ponto de ônibus caiu em cima do aposentado. "Eu fui saindo fora, mas não deu tempo. Aí aquela coluna de ferro desceu e foi o que me bateu no ombro”, conta.

O ônibus invade a calçada, derruba o ponto e só para ao bater em um poste. O dono da loja que cedeu as imagens da câmera de segurança, Laércio Greatti, se assustou com o acidente. "Quando eu vi estava derrubando tudo. Eu pensei que estava entrando dentro da loja”, lembra.
saiba mais

O acidente aconteceu na troca de turno dos motoristas. Os dois motoristas estavam do lado de fora do ônibus, que começou a descer sozinho. A empresa vai apurar se houve falha nos freios ou se o erro foi dos motoristas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi chamado para socorrer a vítima.

O aposentado teve um machucado pequeno na cabeça. Passou por exames de raio-X e está bem. "Fez um galo. Amanhã cedo ele vai cantar”, brinca.

A Transurb, Empresa de Transportes Coletivos Grande Bauru, concluiu que houve falha de procedimento na troca de turno dos motoristas. Já a Emdurb, gerenciadora do sistema de transporte, faz uma sindicância interna para definir responsabilidades e adotar as medidas cabíveis. A empresa disse que também está prestando toda assistência necessária à vítima.