Fotos - Reprodução TV Tem
Do G1 - Um raio atingiu uma casa na Vila Real, em Botucatu (SP), na madrugada desta quarta-feira (26). A descarga elétrica abriu um buraco na parede e atingiu o casal que estava na residência. Os dois não precisaram de atendimento médico e passam bem. O filho do casal, que estava no outro quarto, não foi atingido.
O raio rachou a parede da frente do imóvel e fez um buraco ao lado da cama, que estava o casal. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva, a estrutura não foi comprometida. Será necessário apenas reparos. A parte elétrica da casa terá que ser refeita e alguns aparelhos eletrônicos foram danificados.
Renato explica que uma árvore em frente ao imóvel e uma haste em cima do telhado podem ter causado a condução da descarga elétrica, mas mesmo assim as residências são os lugares mais seguros durante as tempestades. “É importante é fazer o aterramento correto das redes elétricas nas residências, o que pode evitar que acidente assim possam acontecer”, explica.
Neste caso, a descarga foi muito forte, de acordo com o coordenador da defesa Civil. “A descarga foi bastante forte, tanto é que causou alguns danos na residência. É uma ocorrência bastante incomum para o dia a dia da Defesa Civil. Nós vimos que essa descarga varia de 15 a 30 mil amperes. Para fazer uma comparação, um chuveiro elétrico gira em torno de 30 amperes.”