Pela quarta semana consecutiva, a região de São Carlos e Araraquara bate recorde de óbitos causados pela Covid-19. Nos últimos sete dias foram 86 mortes, seis a mais do que na última semana. No total, são 1.304 mortes.
O grande aumento no número de óbitos e também de internações fez com que a região de Araraquara, que também inclui São Carlos e outros 14 municípios da região regredissem para a fase vermelha de flexibilização, a mais rígida, mas as duas prefeituras optaram por aderir ao fechamento dos serviços não essenciais somente na segunda-feira (8).
Outras cidades também registraram mortes:
Américo Brasiliense teve 8 óbitos
Araras e São João da Boa Vista tiveram 6 óbitos;
Leme confirmou 5 óbitos;
Descalvado, Ibaté, Itirapina, Mococa e Rio Claro tiveram 4 óbitos;
Brotas confirmou 3 óbitos;
Tambaú teve 2 óbitos;
Aguaí, Casa Branca, Matão, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São José do Rio Pardo e Vargem Grande do Sul registraram um óbito.
Casos recordes em Araraquara
Pelo segundo dia consecutivo, Araraquara bateu recorde na média móvel de casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia. Na terça-feira (9), a média foi de 110,1 confirmações diárias, enquanto segunda (8) foi de 104,6.
Os números são calculados pelo Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana (Urbie) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de acordo com os boletins repassados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.
"Desde o dia 6 de fevereiro que a gente está tendo uma média móvel maior que 100 casos e isso nunca tinha acontecido antes. Agora a gente chegou em um patamar de mais de 100 casos por dia e isso preocupa", explicou o pesquisador da média móvel, Bruno Joaquim Lima.
A cidade soma 11.361 casos positivos da doença, entre eles, 130 mortes.