zika2

Iacanga contabiliza 66 casos da doença causada pelo Aedes aegypti (Foto: Daniel Becerril/Reuters)

Iacanga confirmou nesta sexta-feira (24) duas mortes, uma por dengue e outra por H1N1. Segundo a Secretaria de Saúde, uma mulher de 36 anos morreu em decorrência da dengue.


Na cidade foram contabilizados até maio, 66 casos da doença. E em todo ano de 2015, Iacanga somou 121 casos. Já a vítima de H1N1 é um homem, de 49 anos. Ele estava internado no Hospital de Base e apresentou os sintomas no mês de abril. Ainda de acordo com a secretaria, a cidade não tem registro de outros casos de H1N1.

Transmissão
A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Mais Lidas