idoso-ambulancia1

Vizinhos forraram o chão da perua Kombi com cobertores para transportar idoso até posto de saúde em Bebedouro (Foto: Reprodução/EPTV)

Moradores de Bebedouro (SP) reclamam de falta de ambulâncias no município e denunciam que um aposentado de 72 anos, que sofre com hipertensão arterial e diabetes, foi transportado de maneira precária até uma unidade de saúde, após sofrer um mal estar dentro de casa nesta quarta-feira (20).

A dona de casa Sandra Regina Fidelis contou que o idoso foi colocado em uma perua Kombi usada pela equipe do departamento de Vigilância em Saúde, sem maca e equipamentos de primeiros socorros. Vizinhos precisaram forrar o veículo com cobertores.

“É um descaso. Tem carro que fica parado dentro do postinho, só que precisa de autorização para poder levar. Sem autorização, eles não levam e, por isso, não levaram ele. A gente fica indignada. A saúde está péssima”, desabafou.

Em nota, a Prefeitura de Bebedouro informou apenas que o Departamento de Saúde “não autorizou este tipo de transporte”, e que o paciente foi submetido a exames, medicado e passa bem.

Sandra contou o idoso começou a sentir-se mal durante a madrugada. Por volta de 9h, os vizinhos solicitaram uma ambulância para levá-lo ao posto de saúde, mas foram informados que todas as viaturas estavam quebradas.

“Ligamos para o resgate, mas estavam fazendo um socorro na estrada, em um acidente. Ligamos para a Guarda Municipal e disseram que não tinham viatura. Quer dizer, na cidade não tinha carro nenhum para levá-lo ao hospital”, reclamou.

Quatro horas depois de muitas tentativas, uma enfermeira da unidade básica de saúde foi até a casa do idoso e constatou a necessidade de uma ambulância para transportá-lo. Segundo a vizinha, foi a profissional quem pediu ajuda à Secretaria da Saúde.

“A moça do postinho veio, examinou e ligou também, pedindo – até para a diretora do hospital – que alguém viesse buscar. Só que mandaram para cá uma perua. Não tinha banco, não tinha nada, só uma grade”, afirmou a dona de casa.

Em um vídeo publicado pelos moradores no Facebook, é possível ver o aposentado sendo carregado até o veículo enrolado a um lençol. O idoso é colocado no chão da perua, que está forrado com cobertores e travesseiros.

“Ele não consegue andar. Hoje, a minha menina foi arrumar uma cadeira de rodas para levá-lo ao postinho, mas não deu tempo. E ele não está enxergando também”, disse Sandra, destacando que o aposentado mora apenas com a mulher, que também é idosa.

 

Do G1