Um vídeo que circula nas redes sociais causou polêmica entre moradores de Garça (SP). Dois servidores municipais foram filmados jogando alimentos no aterro sanitário da cidade.

Os produtos são da cozinha-piloto, que prepara as refeições para os estudantes da rede municipal. No local, foram descartados pacotes de arroz, macarrão, feijão, bolachas, farinha e vários outros que seriam destinados para a merenda escolar.

Em nota, a prefeitura de Garça informou que os alimentos foram descartados porque, apesar de a cozinha-piloto estar com o certificado de desratização dentro do prazo de validade, o prédio foi invadido no último final de semana por ratos. Com isso, segundo a prefeitura, o alimento pode ter sido contaminado por fezes e urina dos roedores.

Ainda segundo a nota, esse estoque de alimentos só não havia sido distribuído às famílias dos alunos porque aguardava uma decisão sobre o retorno das aulas ainda para este ano, o que acabou sendo descartado.

A prefeitura informou ainda que havia entre os alimentos descartados no aterro sanitário alguns produtos que seriam trocados pelos fornecedores, pois estavam com a data de validade vencida. No entanto, diante da possibilidade de contaminação, eles também foram dispensados.

A prefeitura de Garça informa ainda que na reforma iniciada no local consta a construção de um “ambiente maior e mais apropriado para a armazenagem de alimentos, pois o local não é apropriado para esse fim”.

G1