Do G1- O uso de máscara de proteção contra a Covid-19 em Araraquara (SP) vai voltar a ser obrigatório em locais pré-determinados a partir de segunda-feira (28). A decisão foi tomada pelo Comitê de Contingência do Coronavírus nesta sexta-feira (25).
A medida é válida para transporte coletivo, repartições públicas e escolas públicas e particulares e nos ambientes abertos e fechados, em caso da pessoa apresentar síndromes gripais. Nos demais locais, o uso será facultativo, mas fortemente recomendado até nova decisão do comitê. O uso havia sido liberado em outubro deste ano.
Nesta sexta-feira, o governo do estado de São Paulo publicou decreto que retoma a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público a partir deste sábado (26).
Situação epidemiológica
Araraquara registrou, entre o período de 18 a 24 de novembro, mais 695 casos positivos do novo coronavírus, o equivalente a 24% de um total de 2.892 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual sobe para 35%.
Neste período, a Rede SUS contabilizou 1.665 testes em sintomáticos, dos quais 507 foram positivados, e 968 testes em assintomáticos, com 18 positivados.
A cidade soma 91.516 casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020. Do total de confirmados, 437 permanecem em quarentena e 90.348 já saíram.
Com aumento nos casos, a Secretaria Municipal de Saúde vai analisar amostras para saber se nova variante circula na cidade.
Mortes
O município registrou, até o momento, 731 mortes causadas pela doença. O óbito mais recente foi registrado na quinta-feira (24).
A vítima é uma idosa de 76 anos, com comorbidades, que foi internada em unidade hospitalar pública na segunda-feira (21).
Internações
Nesta sexta-feira, 12 pacientes estão internados (9 confirmados em enfermaria) e 3 pacientes em UTI (2 confirmados e 1 suspeito). A cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 20% de leitos de enfermaria e 17% de UTI.
A Santa Casa tem 4 pacientes, o Hospital São Paulo tem 4 pacientes, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 2 pacientes e o Heab tem 2 pacientes.
Do total de internados, 11 residem em Araraquara e 1 reside em Nova Europa.