Em mais um ano somos convidados a refletirmos a temática do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e o CRAS, está desenvolvendo algumas ações no município, contando com a participação das escolas e instituições que trabalhem com esse público.
O intuito dessas ações é incentivar a denúncia e informar os canais disponíveis para isso. “Queremos que a criança ou adolescente saibam que não estão sozinhos, que existe uma rede de proteção com a qual podem contar e assim sentir-se seguras e encorajadas a falar dos abusos que possam estar sofrendo”, disse a presidente do CMDCA, Maurita Massari Porto.
Você pode pensar: como uma data específica pode ajudar a resolver esse problema? Casos registrados em 2017 justificam a importância da iniciativa. Três novas denúncias de abuso em Itápolis foram registradas nesse período do ano passado e um dos fatos foi tocante, porque uma garota foi vista chorando ao olhar o cartaz sobre o tema na escola e acabou desabafando sobre os abusos sofridos e sendo auxiliada.
COMO DENUNCIAR
Delegacia de Defesa da Mulher – 3262-7852
Promotoria de Justiça – 3262- 3511
Conselho Tutelar – 3262-3173
Disque 100 (ligação gratuita), diariamente das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados.
Aplicativo Proteja Brasil
Em todos estes meios você pode fazer denúncia de forma anônima.
POR QUE DIA 18 DE MAIO?
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no estado do Espírito Santo. Seu corpo apareceu, seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
A partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000, o dia 18 de maio ficou instituído como “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
NÃO SE CALE DIANTE DE UM CRIME TÃO GRAVE!
DENUNCIE: SUA ATITUDE PODE SALVAR UMA VIDA!