Superintendente do Saaei reúne-se com vereadores e explica que 24 horas depois de ser consertada, bomba do poço do Primavera estava sem óleo de lubrificação e totalmente danificada. Possibilidade de sabotagem está sendo investigada

marcio

O superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaei), Márcio Gomes aceitou convite e esteve na Câmara Municipal na noite de terça-feira (06), antes da sessão.

Gomes respondeu aos questionamentos dos vereadores e explicou que o abastecimento de água da cidade deve ser normalizado na quarta-feira (07), por volta das 10h.

O problema que acomete boa parte da cidade há quase sete dias deve-se a um enredo que pode envolver sabotagem da bomba do poço localizado no Jardim Primavera.

Na quarta-feira (30/4), a bomba foi desmontada para reparos e levada à Araraquara. Na sexta-feira (02/5), a bomba retornou e trabalhou de forma ininterrupta por 24 horas.

Em seguida, o Saaei constatou que o óleo que lubrifica os rolamentos tinha vazado totalmente. Com isso, o rolamento travou e a bomba parou. “Não posso dizer que foi alguém, mas tem algum mágico que sumiu com os 60 litros de óleo sem deixar vestígios”, exclamou o superintendente da autarquia.

Para desvendar o mistério, um boletim de ocorrência policial foi instaurado. A perícia foi prejudicada porque a bomba retornou rapidamente para Araraquara para novo reparo. A máquina deve ser instalada novamente na quarta-feira (07).

Márcio Gomes descartou a eventual falha da empresa que reparou a bomba. De acordo com o superintendente, várias testemunhas viram que o depósito voltou carregado de óleo de lubrificação.

A estimativa é de que a água comece a voltar nas torneiras a partir das 10h.

Novos investimentos
O Serviço de Água e Esgoto conta com pouco mais de R$ 1,5 milhão em caixa.

O município está aguardando a possibilidade de firmamento de convênio com o Governo Federal para perfuração de um novo poço artesiano. Caso não consiga, deverá ser feito um ajuste no orçamento vigente e o poço deve ser perfurado com recursos próprios.

A estimativa é de que sejam gastos R$ 1,3 milhão para perfuração e aquisição de bomba para poço de capacidade de 150 a 180 metros cúbicos por hora.

Veja no site oficial www.camaraitapolis.sp.gov.br a íntegra da prestação de esclarecimentos do superintendente do Saaei.
Jornalismo – Câmara Municipal